O amor pela culinária está cada vez mais forte e é só olhar em volta: realities shows gastronômicos ganham cada vez mais o público e os produtos gourmet, bem como receitas mais trabalhadas, ganharam espaço e estão por todo lugar. Os mais radicais até acreditam que está rolando atualmente uma ‘gourmetização’, ou seja, um exagero por parte de algumas pessoas que glamourizam o nicho.
Fato é que nós do Montacasa – há muito tempo – gostamos e mostramos pra você aqui todo nosso lado gourmet. E a gente tomou a liberdade de criar um espaço para que você conheça melhor alguns chefs brasileiros que atuam de uma forma impecável e são reconhecidos por aquilo que fazem tão bem: cozinhar.
Já recebemos aqui o premiado chef Ivan Lopes, conhecemos o trabalho de um personal cooking quando conhecemos a chef Jaqueline Moraes e hoje mostramos todo o trabalho do chef Danielo Garramone, conhecido pela didática e por ensinar outros profissionais e apaixonados por gastronomia a preparar receitas cada vez melhor.
Danielo Garramone: destaque entre chefs brasileiros
Danielo Garramone é formado em gastronomia, mas foi um curso que fez na Itália que acendeu a paixão pelo panelas, aromas e sabores. Aliás, desde pequeno ele lembra que um de seus passatempos favoritos era observar as mulheres da família na cozinha e, de vez em quando, ajudar e aprender durante este processo todo.
Hoje, Danielo Garramone se dedica inteiramente à docência, mas ele não descarta a possibilidade de montar um espaço com a sua assinatura. “[…] meu próprio restaurante, seria pequeno, um espaço bem reservado e aconchegante. […] e quero estar ali todos os dias para atender pessoalmente e com a mesma qualidade sempre a todos os clientes”, planeja Garramone.

Para alimentar este sonho, o chef Garramone tem suas inspirações, Paul Bocuse e Ferran Adrià, e ainda acredita na importância de manter antenado e estudar – o que é natural e importante em qualquer profissão.
Segredinhos de Danielo Garramone
Difícil listar os segredos do sucesso de uma pessoa bem-sucedida na profissão que escolheu. Se dar bem na gastronomia, de fato, exige muita dedicação e trabalho – coisa que passa bem longe do glamour visto na TV. Danielo Garramone nos conta que toda vez que ele cozinha, ele se inspira na pessoa para quem vai cozinhar e trazer elementos para o prato que de alguma forma combinem com a pessoa e com o momento. Mas não é só isso, “Estudar, praticar e amar muito a profissão. São importantes estes três fatores para ter uma carreira de sucesso’, conta Garramone.

Danielo Garramone, como pede seu nicho de atuação, precisa ser versátil e ensinar seus alunos – futuros chefs brasileiros – com todo o conhecimento adquirido durante a carreira, no entanto, ele não esconde sua paixão pela cozinha asiática, com muito tempero e especiarias. Tanto que a receita que ele indica aqui pra gente não poderia ser outra: Pad Thai.
.
.
A gastronomia está presente no dia a dia, mas acredito que uma boa refeição seja um prazer na vida de todos. Por isso, meu papel quando estou cozinhando é transferir alegria e satisfação naquele momento, e deixar como lembrança algo que a pessoa vai lembrar pra sempre”.
.
O Pad Thai é um prato tailandês que tem como base o macarrão de arroz cozido e camarões. Dependendo das adaptações, a receita ainda pode levar broto de feijão e tofu, mas este passo a passo aqui tem o toque Garramone de ser. Depois conte pra gente se ficou bom, hein? Esta receita de Pad Thai rende quatro porções.
Receita de Pad Thai
Ingredientes
– 100 g de talharim de arroz (deixar de molho em água fria por 1 hora);
– 100 g de moyashi;
– 1 colher de chá de pasta de curry amarelo;
– 2 ovos;
– 200 g de camarões médios limpos;
– 100 g repolho;
– 10 g de alho bem picado;
– 20 g de açúcar;
– 40 ml de fish sauce;
– 20 g de cebolinha cortada em pedaços de 3 cm;
– 50 g de amendoim granulado;
– Óleo de girassol ou canola a gosto;
– Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo
– Tempere os camarões com sal e pimenta do reino e pré-frite os rapidamente com um pouco de óleo em fogo alto e reserve.
– Na mesma frigideira ou panela wok, aqueça o óleo e a pasta de curry e frite rapidamente o alho e o repolho e reserve. Quebre os ovos em uma tigela e em seguida aqueça mais um pouco de óleo. Frite os ovos rapidamente, sem deixá-los fritar demais, acrescente o repolho e o camarão.
– Acrescente o talharim hidratado. Tempere com o fish sauce e finalize com o açúcar.
– Acrescente o moyashi e a cebolinha. Monte os pratos e salpique o amendoim granulado por cima.
E aí, inspirado pelo trabalho do chef brasileiro Danielo Garramone? Conte pra gente o que achou nos comentários!
Imagens: Pátio Batel, Gazeta do Povo, Facebook Danielo Garramone, The Royal Budha.