Foi-se o tempo em que a cozinha era aquele espaço separado da casa, onde as visitas sequer passavam perto. Hoje em dia, o local se integrou e se tornou, se não o protagonista, uma das grandes bolas da vez. É só visitar alguma mostra de tendências de decoração que você perceberá: a cozinha – e também o queridinho espaço gourmet – estão muito mais valorizados, com estilos decorativos e acessórios para tornar o lugar não só um espaço funcional, mas também de convivência.
Por isso, algumas tendências de cozinha surgem para dar aquela mãozinha aos entusiastas de um bom décor que estão querendo reformar ou construir um espaço totalmente personalizado. No entanto, você sabia que só algumas pinceladas de cor podem fazer toda a diferença? Sim, se você não está nem um pouco afim de conviver com a bateção e bagunça de uma reforma geral, as tintas podem ser suas grandes aliadas para deixar as cozinhas coloridas e irreverentes.
Em cozinhas coloridas, equilíbrio é fundamental
Nem é preciso ser um expert em psicologia e comportamento humano para saber que as cores influenciam diretamente nosso estado de espírito. Independente do tom, o significado de algumas delas já fazem parte do senso comum. Quer ver?
8 cozinhas americanas onde o espaço não é problema
Sim, este é o segredo para quem não quer errar: traga o colorido para a cozinha apenas com a utilização de objetos. Hoje, no mercado, há centenas de opções de eletros, louças e mobiliários com tons marcantes que podem muito bem se destacar se o espaço priorizar ao mesmo tempo a neutralidade. Pode ter certeza, as empresas do setor sempre estão em busca de novidades. “Quando buscamos referências, trazemos na nossa bagagem a essência do design e as aplicabilidades no mobiliário, além de novidades em texturas e cores”, salienta Felipe Schultz, proprietário de uma loja de móveis de alto padrão em São José dos Pinhais, Paraná.
Seja com a escolha de um tom frio ou quente, as cozinhas coloridas possuem várias possibilidades de decoração. Até mesmo o estilo decorativo pode dar aquele destaque que você tanto quer. O retrô, por exemplo, pode usar e abusar das formas e também das cores intensas; já a grande sacada do vintage romântico são as cores candy (se bem que um Shabby Chic também cai muito bem!), já o estilo moderninho faz a cabeça daqueles que estão dentro das tendências e das últimas novidades feitas para quem ama cozinha e cozinhar.
Também vale aquela dica básica: procure o máximo de inspirações e combinações. Veja livros, imagens, pesquise os que os principais arquitetos falam sobre a mescla de cores na cozinha e, porque não, peça a opinião de um profissional caso você queira radicalizar e transformar o espaço. Deste modo, sua cozinha colorida será a grande atração da casa!
Apaixonado pela ideia? Deixe sua opinião nos comentários!
Imagens: blogs, Rediff, I See Cubed, Plain Kakao, Coca, BiBliz, Choklate Online, Hgvt, Diane Padys Photography, Kitchen Source Book, Heim Decor, Startimes, Pinterest, Home 365, Tzhqw.