8 cozinhas americanas onde o espaço não é problema

A decoração de cozinha vira pauta aqui em nosso blog com frequência – e não é para menos. Este espaço de convivência tem se tornando o queridinho de muitas pessoas, justamente por se transformar em um verdadeiro laboratório gastronômico de profissionais e amadores.

E para cozinhar bem, nada melhor que ter uma cozinha funcional que dê suporte ao que você precisa dentro deste espaço, não é mesmo? E quando o assunto é funcionalidade, as cozinhas americanas são um show à parte. Com uma estrutura que possibilita cozinhar e ao mesmo tempo bater um papo com amigos, elas fazem um grande sucesso e, exatamente por isso, o Portal Viva Decora nos passou algumas dicas e projetos que são muito inspiradores para fazer da cozinha americana um lugar muito especial. Confira e deixe sua opinião nos comentários!

logo-viva-decora

Por  Viva Decora

Nas grandes cidades é cada vez mais comum os imóveis serem cada vez menores, e quem tem uma cozinha pequena em casa, sabe como é grande o desafio de acomodar geladeira, fogão, armários e todos os eletrodomésticos em um espaço reduzido. Assim, para fazer com que o espaço pareça maior, os profissionais têm apelado para a integração dos ambientes, já que isto aumenta a sensação de amplitude e sua cozinha vai parecer bem maior. Por esta razão, a cozinha americana tem se tornado figurinha carimbada em casas bem brasileiras, mas apesar do espaço aberto, este modelo de cozinha têm as suas particularidades.

ideias-de-cozinhas-americanas
Projeto de Ana Bumachar

Principais características das cozinhas americanas

A arrumação é palavra de ordem quando falamos em cozinha pequena, e normalmente, sempre lançamos mão de muitos armários para isso, o que pode ser um desafio para a cozinha americana, afinal este modelo tem uma parede a menos na sua composição e se os mobiliários não estão bem posicionados, é bem possível que eles possam atrapalhar a circulação.

cozinhas-americanas-modelos
Yamagata Arquitetura

E apesar dos armários serem ótimos para esconder a bagunça e guardar a maior parte dos seus acessórios, você também pode abusar das prateleiras e ganchos para exibir os utensílios mais bonitos e até mantimentos em potes especiais. O visual da sua cozinha americana vai ficar mais leve.

decoracao-de-cozinhas-americanas
Projeto de Migs Arquitetura

Para aproveitar ainda mais o espaço na sua casa, uma característica marcante das cozinhas americanas é o balcão que substitui a mesa de jantar. Neste caso, se você usar banquetas ao invés de cadeiras, a otimização do espaço vai ser ainda melhor. E olha tem tanta banqueta cheia de design que a sua decoração vai ficar ainda mais linda.

decorar-cozinhas-americanas
Projeto de Fernanda Duarte

LEIA TAMBÉM:

Banquetas para cozinha: itens para decorar com + beleza
3 segredos para decorar cozinha sem gastar quase nada

As cozinhas americanas planejadas também são uma boa solução para driblar a falta de espaço. Com um bom projeto, é possível conseguir uma cozinha funcional, bonita e que atenda às suas diversas atividades. À princípio, as cozinhas planejadas podem parecer caras demais, mas o custo benefício pode valer a pena, principalmente ao considerar que o projeto vai ajudar a aproveitar cada centímetro quadrado disponível no ambiente, da melhor forma possível.

cozinhas-americanas-ideias
Projeto de Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

Dicas infalíveis para qualquer cozinha americana:

– Faça dos eletrodomésticos e utensílios de cozinha seus aliados na hora de decorar a cozinha americana pequena. Como você não terá muito espaço para a inclusão de elementos decorativos, os próprios objetos que você usa para cozinhar podem se harmonizar e criar um decor bem despojado. Eletros coloridos, bem como um suporte onde você possa deixar seus talheres penduradas já são ótimos exemplos.

cozinha-americana
Projeto de Tria Arquitetura
cozinhas-americanas-ideias
Projeto de Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

– A iluminação é o ponto-chave para transformar a decoração de cozinha. Use luzes brancas, pois elas são mais funcionais na hora da preparação dos alimentos. Caso você queira dar um caráter mais intimista e convidativo a um bom papo, os pendentes em cima da bancada podem ser uma boa ideia para deixar o decor todo diferentão.

cozinhas-americanas-decoracao
Projeto de Juliana Pippi

– Os tapetes também são elementos importantes em qualquer cozinha. Ao mesmo tempo que protegem o piso e dão ainda mais charme à decoração, eles são funcionais e oferecem segurança a uma área que a circulação é algo fundamental – prefira as opções antiderrapantes, claro.

E você, conta pra gente: tem uma cozinha americana em casa ou mesmo está pensando em investir neste estilo de cozinha? Conte nos comentários seus segredinhos e sugestões!

Imagens: Viva Decora, Casa, Huz Name.

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta