MasterChef: reality é inspiração para você cozinhar melhor

Quer cozinhar melhor? Listamos dicas e produtos que não podem faltar em qualquer laboratório culinário. Vamos confessar que a Tramontina dá uma baita ajuda!

Com certeza você já ouviu falar em MasterChef e isto foi o motivo pelo qual você está aqui lendo este post. De fato, o reality show culinário virou uma febre na TV brasileira e não tem que não goste das dicas e receitas que os chefs e os próprios participantes oferecem pra gente em cada episódio. Atualmente na quarta temporada, o programa transmitido pela TV Band mostra que ainda tem fôlego e tem muito para oferecer para os fãs de uma boa gastronomia e que querem cozinhar melhor.

E como a gente assiste, ama este programa e já assimilou muitas das dicas e inspirações, a gente tratou de separar dicas incríveis para cozinhar melhor que já aprendemos assistindo o reality. Desde já, adiantamos: os macetes que compilamos são para aqueles chefs amadores que querem se destacar na cozinha, mas ainda não possuem experiência suficiente para impressionar.

Para cozinhar melhor, use ‘tomperos’

A palavra, apesar de errada no idioma português, já é um termo clássico para quem assiste ao MasterChef e foi popularizada por meio do chef francês e jurado do programa, Érick Jacquin. É só ele falar que falta ‘tompero’, para os chefs amadores prestarem atenção e caprichar (na medida certa) no uso dos condimentos. E, de fato, o tempero é extremamente importante em qualquer receita, e o que a gente aprende com cada episódio é que é preciso conhecer os diferentes tipos de condimentos para aguçar o paladar e dar às receitas muito mais sabor.

cozinhar-melhor-dicas

Leia também:

Panelas Tramontina são boas? Saiba tudo aqui!
[QUIZ] Quão MasterChef você é?

Não use dois carboidratos em um mesmo prato

Esta regra dificilmente é quebrada e muitas vezes é motivo de discussão entre os participantes do MasterChef e mesmo pessoas comuns. Na edição atual, já teve participante que violou a ‘regra’ e os jurados chamaram atenção. Mas o motivo vai além do sabor: ao misturar dois tipos de carboidrato no mesmo prato, estamos dobrando a quantidade de energia que precisamos e, logo, vamos ingerir algo que o nosso corpo não precisa e vamos ocupar um espaço que poderia ser de outro ingrediente.

É possível sim fazer uma sobremesa sem açúcar

Na temporada que está no ar atualmente, o programa MasterChef fez com que os competidores realizassem algo pouco provável e que a maioria dos brasileiros julga ser impossível: fazer uma sobremesa sem açúcar. A gente sabe que o ingrediente está presente na maioria dos alimentos e diminuir, ou mesmo cortá-lo da dieta, é uma ótima iniciativa. Assim, a gente aprendeu junto com os chefs amadores que há certos ingredientes que substituem perfeitamente o açúcar, como, por exemplo, o mel e até frutas.

receita-sem-acucar
Acima está o prato vencedor da prova na qual os chefs amadores deveriam fazer uma sobremesa sem açúcar: Pera ao vinho com creme inglês, de Déborah Werneck.

Tudo o que está nos pratos é comestível

Às vezes a gente quer impressionar e enfeitar o prato de maneira pomposa, no entanto, a gente deve ter bastante cuidado com o que colocamos na apresentação para não fazer com que o convidado acabe se impressionando negativamente e degustando algo que não necessariamente estava ali para comer. Os chefs do reality culinário, por exemplo, volta e meia mencionam que tudo o que está no prato precisa ser comestível e deve se integrar ao restante da harmonização de sabores.

cozinhando-melhor

É preciso evitar o desperdício sempre

Paola Carrosella é uma das entusiastas do desperdício zero, mas outros chefs famosos já demonstraram e se mostraram super a favor do reaproveitamento e uso completo de cada ingrediente. De fato, pensar como fazer cada prato e levar em consideração o desperdício deve ser uma regra e no programa MasterChef os aspirantes culinários precisam se esforçar ao máximo para não entupir o lixo de comida. Independente da prova realizada, os jurados estão de olho para que nenhum ingrediente tenha um destino completamente diferente do planejado.

O que não pode faltar na sua cozinha?

Se você já assistiu a atual temporada do MasterChef percebeu que a Tramontina é uma das patrocinadoras do reality culinário. E, vamos combinar, quem cozinha ou mesmo se arrisca algumas vezes entre as panelas e utensílios, sabe que a marca tem muita qualidade e oferece uma extrema variedade de itens para você cozinhar melhor. Aqui, a gente elencou alguns itens que já deram às caras no programa da Band (e que você pode comprar na Supreme Inox, lojista parceiro aqui no Montacasa).  

Panelas de pressão: otimiza o processo de cocção dos alimentos e é um item imprescindível para cozinhar melhor. Tem medo de usar uma panela dessas? Os modelos da Tramontina são superseguros e possuem sistemas exclusivos de proteção para que nenhum acidente aconteça. Elas são um pouco mais caras que panelas mais comuns, mas o custo-benefício compensa muito! E não dá pra deixar de falar dos conjuntos de panelas tradicionais, que também são ótimas opções para o seu dia a dia.

cozinhar-melhor-em-casa
Eletroportáteis: eles chegaram para revolucionar a nossa vida e hoje têm eletros pra tudo. Do liquidificador ao processador master. Tenha um pra chamar de seu!

dicas-para-cozinhar-melhor

Utensílios diversos: uma cozinha sem utensílios não é uma cozinha completa. Portanto, tenha, pelo menos, os acessórios básicos, como, por exemplo, uma boa tábua de corte, espátulas e moedores de sal e pimenta.

utensilios-para-cozinhar-melhor
Facas: muitos chefs, inclusive que a gente entrevistou aqui no Montacasa, elencam as facas como as queridinhas de qualquer cozinha, mas é extremamente importante que elas sejam afiadas e específicas para cada tipo de corte.

cozinhar-melhor

Gostou das dicas para cozinhar melhor? Agora conta pra gente nos comentários o que você acha das inspirações que separamos e ainda se está gostando desta última temporada do MasterChef. Vamos adorar saber!

Sobre a Supreme Inox

supreme-inox.
Há mais de 10 anos no mercado, a Supreme Inox é uma loja revendedora de produtos Tramontina. Neste tempo de atuação, a loja se consolidou como uma empresa se credibilidade e além de lojas físicas, conta com uma loja virtual para quem quer comprar sem sair de casa e com total comodidade. Hoje, a Supreme Inox está entre os parceiros do Montacasa. Acesse aqui!

Imagens: Divulgação TV Band, Reprodução YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.