Veja como a cozinha planejada pode transformar o visual desse espaço

Cozinha planejada permite que o ambiente tenha seu espaço otimizado e com lugar certo para tudo. E além disso garante um visual lindo e moderno! Confira!

A arquitetura de interiores já passou por muitas transformações. No passado, as cozinhas eram mais simples. Mas, com o tempo, elas ganharam mais importância e passaram a receber uma decoração mais elaborada, sendo bem integrada a estética da casa.

Hoje, com o avanço das tecnologias, principalmente no setor mobiliário, é possível montar uma cozinha planejada com o que há de mais moderno.

cozinha-planejada-Projeto by Iara Kilaris
Projeto by Iara Kilaris

Atualmente, é possível explorar melhor os espaços de uma residência. Cada canto pode ser preenchido com algum detalhe especial, já que é possível encontrar no mercado uma variedade enorme de eletrodomésticos. Além disso, as fábricas contam com módulos pré-fabricados em MDF, MDP e outros materiais, que podem ser combinados da forma que se queira. Assim, os ambientes residenciais acabam ficando mais funcionais e personalizados.

cozinha-planejada-Projeto by Ney Lima
Projeto by Ney Lima

Planejando o layout da cozinha

É logo no início do planejamento de interiores que o arquiteto define o plano de layout para os ambientes. O profissional então testa, em planta baixa, todas as possibilidades de distribuições de móveis, equipamentos e acessórios. Quanto à cozinha, ele pode chegar a certas formas diferentes de organização – talvez em fita, em corredor, em “L”, em “U”, ou com ilha balcão de separação para sala.

cozinha-planejada- Casacor Brasília 17
Ambiente da Casacor Brasília 17

O primeiro ponto que o projetista precisa se atentar e tomar conhecimento, antes de desenhar a cozinha, é saber o modelo do fogão e da geladeira que haverá no ambiente. Estas peças são os maiores eletrodomésticos com o qual ele precisará se preocupar durante esta fase de planejamento. Depois de definir onde estes aparelhos ficarão, é fácil estabelecer a posição para todo o resto das peças, incluindo armários e balcões planejados.

cozinha-planejada- Projeto by Cristina Lembi e Degradê Decoração
Projeto by Cristina Lembi e Degradê Decoração

Leia também:
5 ideias bacanas para escolher o melhor armário de cozinha
Sua cozinha moderna e linda. Baixe nosso + novo e-book!

Vantagens de uma cozinha planejada

Quanto menor for o ambiente, mais difícil será para mobiliá-lo, daí a importância de um bom planejamento. Graças à possibilidade dos móveis sob medida, os arquitetos têm tido mais liberdade para criar propostas para interiores.

Fala-se muito em cozinha planejada. Trata-se de uma cozinha bem arranjada, bonita, prática, funcional, que perece ampla, mesmo sendo pequena! Uma cozinha planejada tem tudo exatamente no lugar. Percebe-se, nela, que os detalhes fazem sentido, principalmente de acordo com a visão do cozinheiro – como ele vai se movimentar para realizar as suas tarefas.
Geralmente, ela é formada por um “triângulo funcional” entre pia, geladeira e fogão. E é com a planta assim que tudo parece fluir da maneira mais correta.

cozinha-planejada-BY Arq&Design
BY Arq&Design

Outro ponto positivo das cozinhas planejadas é, ressaltando novamente, a otimização do espaço. Num ambiente tão complexo como este, que precisa guardar tantos aparelhos e utensílios, é importante aproveitar cada centímetro disponível. E com um projeto personalizado é possível prever o número certo de nichos, gavetas e bancadas de que precisará.

cozinha-planejada-Jayme Bernardo Arquitetura e Design
Jayme Bernardo Arquitetura e Design

Características das cozinhas planejadas modernas

As tecnologias têm evoluído cada vez mais e estão permitindo que os arquitetos criem cozinhas planejadas em formas mais ousadas. Há modelos sendo desenhados em diferentes materiais, cores, texturas e acabamentos.

cozinha-planejada-Projeto by Conseil Brasil
Projeto by Conseil Brasil

E, em todos os casos, eles se adequam muito bem às saídas de água, luz, esgoto e gás existentes na casa. Por exemplo, pode-se colocar a torneira da pia onde e na altura que se deseja.

cozinha-planejada-Projeto by Espaço do Traço Arquitetura
Projeto by Espaço do Traço Arquitetura

Atualmente, os arquitetos têm optado por propor os projetos de cozinha planejada em MDF, que é um tipo de madeira mais resistente à umidade e ação das pragas. São fabricados armários e balcões mais leves, de visual clean, sem muitas repartições ou adornos. Suas ferragens são praticamente imperceptíveis – em alguns casos nem mesmo se tem puxadores. E também não há vãos entre nichos e aparelhos, tudo é muito bem acabado.

cozinha-planejada-Projetos by Fernando Piva e Studio Eloy e Freitas Arquitetura
Projetos by Fernando Piva e Studio Eloy e Freitas Arquitetura

A cozinha planejada moderna podem ter um desenho único, diferente de tudo aquilo que já se viu, e personalizado de acordo com o gosto e as necessidades dos usuários. Pode haver também tampos com recortes bastante inusitados.
Módulos com tamponamentos imitando todo o tipo de material. Bancadas em madeira ou pedra com “área molhada” – ideal para o preparo de alimentos e a limpeza das louças. E ainda luzes embutidas em vários pontos.

cozinha-planejada-Projeto by Rodrigo Maia
Projeto by Rodrigo Maia

Então, o que achou das cozinhas planejadas? Já pensou em ter uma em sua casa? Conte para gente nos comentários, queremos saber a sua opinião!

Estas dicas de decoração de cozinhas planejadas foram criadas pela equipe Viva Decora.