‘Greenery’ é eleita a Cor do Ano 2017 pela Pantone

Todo ano existe uma cor que define as próximas tendências da moda e decoração. Foi assim com o tom Marsala, que ditou moda em 2015 e o Rosa Quartz que foi tendência no ano passado. Este ano, a novidade apresentada pela Pantone foi o Greenery – o verde fresco quase amarelado que é a cara do verão. Se você está louco para dar aquela repaginada pela casa, que tal apostar nesta Cor do Ano 2017 para deixar seu cantinho dentro das tendências? Você vai se apaixonar pelas inspirações que separamos!

O que dita a Cor do Ano 2017?

cor-do-ano-2017-pantone

O verde Greenery é uma cor alegre, que aumenta a autoestima e pode ser adotada em diferentes cômodos da casa, do banheiro ao escritório todos os ambientes podem receber uma pitadinha do tom. É claro que você não precisa adotar o verde do teto ao chão, até porque a harmonização ficaria um tanto quanto exagerada. O mais legal é quando o Greenery está presente em uma parede ou outra, ou mesmo nos acessórios, como vasos, abajures e outros enfeites.

cor-do-ano-2017

Vale ressaltar que quando você aposta nos acessórios para decorar, é muito mais fácil rearmonizar o ambiente com outras cores quando você cansar do tom, já que basta movê-los de lugar para retirá-los do campo de visão. O que não acontece tão facilmente quando você aposta em mobiliários ou mesmo revestimentos dentro do tom. Portanto, analise todas as possibilidades antes de deixar a casa toda trabalhada na Cor do Ano 2017. Uma dica: o Pinterest é uma ótima ferramenta para quem quer decorar, mas não sabe muito bem por onde começar. Aqui tem muitas outras inspirações.

Leia também:
5 táticas ótimas para decorar casa e fugir do convencional

Outra característica deste tom é que ele pode ser combinado com outras cores contrastantes – a própria Pantone fez questão de elencar todas elas aqui. Na decoração, uma ideia legal para não errar é apostar em tons neutros, como branco, cinza e bege. A madeira, como principal textura, também pode complementar a harmonização de uma forma a valorizar e dar mais ênfase a ideia de natureza proposta por esta cor.

cor-do-ano-2017-decor

cor-do-ano-2017-produtos

Uma cor, vários tons

Vale lembrar que não é porque o Greenery é a Cor do Ano 2017, que você não pode usar outros tons de verde para decorar de uma forma a complementar a cor principal. Que tal usar o próprio verde musgo, o Greenery da Pantone e um tom verde pastel num mesmo espaço? O resultado também fica lindo!

Outra ideia é usar as plantinhas a seu favor a fim de deixar sua casa dentro das tendências. Como esse tom tem tudo a ver com a natureza, as plantas serão aquela ‘cereja do bolo’ para deixar o ambiente natural e cheio de vida. Só atenção: antes de escolher as plantinhas que vão compor o decor ‘Greenery’, verifique as condições do espaço para que ela fique bem conservada e fique cheia de vida por mais tempo.

cor-do-ano-2017-dicas

Como funciona a eleição da Cor do Ano?

A Pantone é uma empresa tradicional quando o assunto são padrões de cores para a indústria de moda e decoração. De uma maneira geral, ela define como estilistas e decoradores vão trabalhar durante o ano todo – não só com a Cor do Ano 2017, mas como todos os tons combinantes escolhidos pela Pantone.

Mas você pode se perguntar: como a Pantone define a Cor do Ano e porque ela dita a tendência que estará nas passarelas e dentro da nossa própria casa? A empresa americana é supertradicional e está há mais de 50 anos no mercado oferecendo o seu sistema de cores para a indústria, logo, é natural que com tanto estudo, tecnologia e embasamento, ela seja tão importante em diversos setores da sociedade.

cor-do-ano-2017-decoracao

A escolha do Greenery como Cor do Ano 2017 veio depois de muito estudo e da própria equipe Pantone perceber a necessidade das pessoas de buscar um verdadeiro refúgio na natureza, já que elas estão superatribuladas pela rotina da vida moderna. Com a escolha desta cor, especificamente, a ideia é trazer a tranquilidade para perto, mesmo estando em um grande centro urbano, nos reconectando com aquilo que é natural.

Agora conta pra gente nos comentários o que você achou da Cor do Ano 2017. Usaria ou não em sua casa ou escritório?

Imagem: Pinterest.