Mas, afinal, como funciona um cooktop sem chamas?

rita-lobo
Na foto, Rita Lobo, chef e apresentadora do programa Cozinha Prática no canal GNT. (foto: site Índice Feminino)

Quem ama cozinhar sabe que contar com eletros de qualidade é uma parte importante de todo o processo. Afinal, de nada adianta fazer aquela panqueca se o liquidificador deixa a desejar ou mesmo fazer aquele risoto se o fogão não colabora, né? Sabendo disso, o post de hoje está mega interessante. Isto porque resolvemos investigar o que é este tão comentado cooktop sem chamas que muita gente está falando (e usando por aí).

Sim, em programas de culinária na televisão, por exemplo, não é difícil se deparar com esta belezura tecnológica linda, fininha e que, pasmem, não tem chamas! Como isso é possível? Conheça a tecnologia por trás desta inovação.

Por dentro de um cooktop sem chamas

Não é de hoje que o cooktop ganha espaço nas cozinhas. Idealizado, sobretudo, para ambientes planejados, o ‘fogão de mesa’, com o tempo, se tornou um eletrodoméstico acessível e diferente das opções convencionais. O que existia e era novidade até então, era a opção com grades, chamas e quantidade de bocas variável. Muita gente tem esta opção. É o seu caso?

cooktop-sem-chamas

No entanto, como os projetos de decoração estão sempre em evolução, começou a surgir no Brasil a opção de cooktop que funciona por indução e outros que funcionam de forma elétrica, mas como placa vitrocerâmica. Em resumo, é um tipo de fogão totalmente slin que funciona e prepara os alimentos sem qualquer tipo de chama. Sim, não há nenhum tipo de faísca.

cooktop-montacasa

No caso dos cooktops por indução, a tecnologia funciona graças a ondas eletromagnéticas que geram calor. A placa do cooktop por indução, que pode variar de duas até cinco bocas, não esquenta por completa – somente onde a panela vai ficar, o que evita muitos acidentes na cozinha. O mais legal é que o design da peça é muito compacto e quase não ocupa espaço. De longe, chega a passar despercebido pelo fato de ser plano e discreto.

Já a opção de cooktop vitrocerâmico funciona de forma elétrica e esquenta independentemente do tipo de panela usada para cozinhar. Normalmente, estes modelos possuem indicação de segurança para evitar acidentes quando a placa esquenta.

O cooktop sem chamas é melhor que a opção convencional?

Não que o cooktop por indução não funcione de forma elétrica, por que ele precisa ser plugado em uma tomada para funcionar (apenas observe a voltagem correta, ok?). No entanto, por liberar calor de forma magnética, sua fonte não é outra senão as ondas eletromagnéticas, ou seja, você não gastará com gás, mas o custo será compensado na conta de luz. O que dependendo do seu uso, dá na mesma! Já a opção de cooktop vitrocerâmico pode funcionar de forma elétrica ou a gás e a aparência é bem parecida com o modelo de indução, a diferença está na funcionalidade que falamos há pouco.

Leia também:
Quais são os tipos de coifas para cozinha? Saiba aqui!
6 receitas MasterChef para você arrasar na cozinha

O que a gente pode adiantar é: ambos esquentam igualmente à versão elétrica com grades, mesmo não usando uma chama para isto. Ousamos até dizer que alguns modelos são bem rápidos quando o assunto é aquecimento e cocção dos alimentos.

Outra vantagem do cooktop sem chamas, quando comparado com a versão elétrica convencional é o design. Logo de cara você acha que não se trata de um eletrodoméstico porque ele não parece um fogão, justamente porque a peça quase se confunde com a bancada na qual é colocado. O que o torna, por consequência, muito mais fácil de limpar!

cooktop-por-inducao
Nossa, que beleza limpar este fogão com esta superfície tão lisinha, né?

UAU, um cooktop digital e moderníssimo!

Nos dias atuais, vivemos uma tendência digital. E na cozinha não é diferente: dos utensílios aos cooktops, tudo tem um quê de facilidade que deixa até os mais apaixonados por tecnologia impressionados. O mais legal dos cooktops sem chamas é que eles também são digitais. Isto mesmo. Ao invés de serem controlados por pequenos botões, tudo está ali na tela. Num simples toque.

cooktop-por-inducao-o-que-e
Na hora de comprar seu cooktop, atente as especificações técnicas. Comprou? Leia atentamente o manual do produto e não esqueça de contratar um profissional especializado para realizar a instalação.

Outra tecnologia dos cooktops sem chamas é o uso da vitrocerâmica. O que isto quer dizer? Basicamente que peças que usam este tipo de material são muito mais resistentes que o vidro comum, pois são produzidos com uma técnica que cristaliza o vidro.

Estes cooktops precisam de panelas específicas?

Sim, mas só no caso de indução. Por que? Por causa do funcionamento deste tipo de cooktop. Como funcionam por meio da ‘indução’, é muito importante que a panela tenha um fundo bem plano e seja de ferro ou outro tipo de material magnético, tipo uma Le Creuset, sabe? (Use um imã para testar se suas panelas são magnéticas ou não).

o-que-e-cooktop-por-inducao

Outro detalhe, o diâmetro da panela precisa ser semelhante ao queimador. Tudo para que o cozimento do alimento seja feito por igual.

É aí, convencido a ter um cooktop na cozinha? Deixe sua opinião nos comentários e não deixe de visitar a nossa página com muitos e muitos modelos de cooktops!

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta