Como conservar roupas de cama por mais tempo?

Dormir bem depende de diversos fatores: iluminação, alimentação, rotina do dia a dia e, claro, roupas de cama de qualidade. Com toque macio e gostoso, elas precisam proporcionar mais aconchego na hora do descanso e optar por materiais de ponta é fundamental. Mas, e como conservar roupas de cama sempre belas como se tivéssemos lavado há pouco tempo? Aproveitamos a entrada da loja Polis Casa em nosso hall de parceiros, para te passar boas dicas. Confira!

Reserve um espaço para as roupas de cama

As roupas de cama são itens fundamentais e, claro, elas precisam de um local adequado para ficarem guardadinhas. O espaço deve ser seco e arejado para não mofar e, consequentemente manchar. Pode ser o guarda-roupa, claro, mas se não tiver espaço, baús e outros mobiliários podem dar conta do recado. Se você não tem muito espaço, vale investir naqueles saquinhos a vácuo, pois assim as peças ficam bem ‘enxutinhas’ no armário e ainda evitam o acúmulo de poeira, o inimigo dos alérgicos.

conservar-roupa-de-cama

Outra dica de organização bem legal é separar as roupas de cama de acordo com a estação atual. Agora, com o inverno, os edredons e cobertores ficam mais acessíveis; à medida que os lençóis e mantas ficam em standy by esperando o verão chegar. Só atenção, antes de colocar estas peças que não vai usar lá no fundo do armário, lave-as e passe-as corretamente. Não sabe como? A gente te explica!

Pratique o desapego: tendo ou não espaço, algo é certo: de tempos em tempos, renove as suas peças e dê espaço para seus outros enxovais brilharem. Você pode fazer uma doação ou mesmo jogar fora caso eles estejam muito danificados!

como-conservar-roupas-de-cama

Sujou? Atente às dicas de lavagem do produto

É regra. Todas as roupas de cama precisam conter a etiqueta de especificações técnicas. Nesta etiqueta, informações relacionadas à lavagem e conservação dos produtos precisam estar claras e objetivas, e ela varia conforme a composição do produto: há lençóis, por exemplo, que não podem ser lavados na máquina e nem com alvejantes; outras peças não podem ser lavadas juntamente com outras roupas para não manchar ou danificar, dentre outras dicas.

roupas-de-cama-montacasa

E vale lembrar: mesmo que as roupas de cama não estejam manchadas ou realmente precisando de lavagem, é extremamente importante trocar/revezar as peças regularmente a fim de evitar em longo prazo aquelas manchas amareladas causadas pela nossa transpiração.

Neste tópico, também vale ressaltar a importância da qualidade dos produtos para limpeza que utiliza. Algumas marcas podem não dissolver o sabão por completo, sendo necessário lavar as roupas de cama novamente; outras marcas podem até manchar as peças lavadas. Então, é preciso ficar atento!

como-conservar-roupa-de-cama

Leia também:
Fique atento! 5 erros fatais na hora de fazer a cama

Dobre e passe adequadamente

Se as roupas de cama não estão sendo usadas, elas devem ficar dobradas e, como já citamos, em um local adequado. Contudo, o processo de passagem e dobra das peças sempre acaba deixando muita gente em dúvida. O ideal é sempre atentar à etiqueta do produto, pois lá também consta a temperatura correta para passar. Já a dobra deve ser feita respeitando as pontas e também os elásticos (caso tenham). Neste último, separamos um vídeo interessante que pode ajudar! Afinal, que não tem dúvidas na hora de dobrar este tipo de lençol, né?

Roupas de cama sempre cheirosas

Nada como uma usar uma roupa de cama cheirosinha, né? Esta sensação de limpeza contribui para o nosso conforto e não tem quem não gostei daquele toque macio convidativo. No mercado, há muitos produtos que se encarregam de deixar as roupas de cama cheirosas e com toque macio. Levando em considerações as especificações do produto, escolha por aquele no qual você mais se identifica e voilà.

conservar-roupas-cama

Muitos são usados durante a lavagem, como amaciante e sabões, mas há também algumas águas perfumadas (água + gotas de essência ao seu gosto) que podem ser borrifadas na hora de passar. O resultado também é interessante e vai deixar a suas roupas de cama cheirosas por mais tempo.

Afinal, como escolher suas roupas de cama?

Se você ainda não tem uma roupa de cama linda para chamar de sua, saiba que a Sua Casa Shop tem excelentes opções.  Mas, antes de sair comprando o seu próximo (ou primeiro) enxoval, é bom dar uma olhadinha nestas dicas:

Atente ao tamanho: existem enxovais de diversos tamanhos e a escolha vai depender da dimensão da sua cama, afinal, ninguém quer que sobre ou falte lençol na hora de fazer a cama, né?
Harmonização:
existem roupas de cama para todos os gostos, dos mais discretos àqueles que amam estampas. Na hora de escolher, atente ao estilo decorativo para garantir a plena integração entre os elementos. Por exemplo: roupas de cama com estampa florais são ótimas para um ambiente mais romântico e delicado, ao passo que cores escuras deixam o ambiente moderno e cheio de personalidade. Tem ainda as opções neutras, ideais para aqueles que não querem que as peças apareçam demais no ambiente e tirem o protagonismo de outros itens decorativos presentes no quarto, como um papel de parede ou mobiliário.

conservar-roupas-de-cama-dicas

Composição do tecido: de acordo com especialistas, o tecido mais indicado para as roupas de cama é o algodão. E quanto mais fios ele tiver, mais qualidade ele tem.

conservar-roupas-de-cama

E você, tem algum segredinho para deixar as roupas de cama muito mais gostosas, cheirosas e conservadas? Conte pra gente nos comentários!

Com informações de Vida e Estilo Terra.

Sobre a Polis Casa

polis-casa

A Polis Casa é uma loja especializada na comercialização de roupas de cama, mesa e banho. Seus produtos de extrema qualidade são desenvolvidos pelas melhores marcas do mercado, e é exatamente por isso que agora você encontra os produtos deste e-commerce aqui em nosso marketplace. Conheça os produtos, compre online com total comodidade e deixe a decoração de sua casa linda com os produtos da Polis Casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.