Nada como repaginar a casa ou escritório com móveis novos, não é mesmo? Extremamente funcionais e úteis em qualquer cantinho, eles dão vida e personalidade da cozinha ao banheiro e é difícil quem não tenha pelo menos um armário ou cômoda em casa. Pensando nisso – e para aproveitar a chegada da Rudnick em nosso hall de lojas virtuais -, fizemos um post com tudo o que você precisar saber para conservar móveis de madeira do jeito certo.
Conservar móveis por mais tempo não tem segredo!
Se você está precisando comprar um móvel novo ou mesmo quer que os seus armários, cadeiras, mesas e outros mobiliários durem mais tempo, é preciso ficar atento a alguns cuidados básicos que vão fazer a vida útil destas peças dobrar. Com as dicas, você pode comprar produtos com mais qualidade, já que estamos falando de um investimento para sua casa. Será que você está fazendo tudo certinho?
Seus móveis precisam ficar longe da umidade
De maneira geral, uma grande dica para conservar móveis de madeira é mantê-los longe da umidade. As peças, quando colocadas em contato direto com a água, podem danificar e a durabilidade dos móveis fica supercomprometida. Então, fica a dica: deixe os mobiliários em locais secos e arejados, verificando periodicamente se o ambiente não está sendo tomado pelo mofo – algo que pode danificar, sobretudo, peças estofadas, como sofás, cadeiras e poltronas.
Luz do Sol bem pra longe também!
Já que a umidade é uma grande inimiga da conservação dos móveis de madeira, então a luz do sol é um santo remédio para fazer com que os mobiliários durem por mais tempo, certo? Errado. Os raios solares quando incidem diretamente sobre seus móveis também diminuem a durabilidade deles, deixando-os muitas vezes com manchas e um pouco tortos. Inclusive, muitos deles podem perder totalmente a forma e a estabilidade – o que não garante um bom resultado na decoração.
Como integrar móveis criativos na decoração? VEJA POST!
Limpeza periódica
Para conservar móveis do jeito certo, você não pode se esquecer de limpá-los periodicamente. Para tanto, nada de usar produtos abrasivos ou que de alguma forma arranhem ou danifiquem a peça. Busque por artigos de limpeza específicos para este fim (como um bom lustra-móveis, por exemplo), observando quais as matérias-primas da peça a ser limpa. Muitas vezes, o uso de um sabão neutro e um pano macio levemente úmido já eliminam aquela poeirinha que se acumula no dia a dia, mas se tiver alguma dúvida, faça um teste limpando uma parte não visível do mobiliário.
Tem cupim e agora?
E nos casos em que uma simples limpeza não resolve e os móveis já estão tomados com cupim? Calma, em muito dos casos o problema é resolvido com produtos específicos para a eliminação destes insetos, no entanto, preste atenção se o mobiliário a ser conservado não está com a estrutura comprometida, pois isso influencia diretamente na sua segurança e na segurança de sua família.
Use seus móveis com carinho
Hoje em dia existem ótimos produtos e soluções para conservar os móveis, mas vale lembrar que você precisa fazer a sua parte. Nada de arrastar cadeiras de um lado para o outro e fazer delas a sua escada de limpeza, por exemplo; na hora de abrir os armários do quarto e cozinha, nada de bater gavetas e portas. Inclusive, vale lembrar que você deve usar o bom senso e não colocar nos compartimentos dos mobiliários mais do que eles podem suportar, isto porque, a médio prazo, as madeiras de suporte envergam e não voltam mais pro lugar!
Ideias superpráticas para conservar seus móveis
– Nos armários de cozinha, principalmente, distribua os utensílios e eletrodomésticos de modo que o peso esteja bem distribuído em todo o mobiliário. Isto garante que os armários não deformem ou percam a durabilidade em partes específicas.
– Na hora de comprar prateleiras e estantes, verifique se a espessura da madeira suporta os materiais que você pretende colocar nela. No caso de livros, por exemplo, o mobiliário precisa ser muito mais resistente para que a peça não perca a estabilidade.
– Caso não seja possível mudar a posições dos móveis para que eles não recebem a luz do sol direta, uma boa ideia é investir em cortinas. Parece pouco, mas usar cortinas faz com que haja uma quebra na entrada de luz e seus mobiliários agradecem!
– Nada de encostar os mobiliários na parede! Deixe um espaço com cerca de cinco centímetros para a entrada de ventilação e, assim, evitar o mofo.
Agora conta pra gente nos comentários o que você faz para conservar móveis, afinal, todos os nossos segredinhos nós contamos aqui!
Sobre a Rudnick
A loja de móveis Rudnick é uma empresa 100% brasileira que está há quase 80 anos no mercado. Originalmente do estado de Santa Catarina, nos dias atuais a empresa expandiu os negócios e está presente em toda a América e África. Para quem quer móveis de qualidade para casa toda e quer comprar sem sair de casa, a Rudnick acaba de entrar para o nosso hall de lojas e oferece para você, consumidor, o que você precisar para decorar com qualidade e funcionalidade. Veja todos os produtos da marca aqui!
Imagem: Divulgação Rudnick.