Concreto na decoração: ideias para um décor todo industrial

Nem sempre a decoração precisa ser ‘fofinha’ e agradar de uma forma elegante ou requintada. Por mais que o ato de harmonizar objetos ainda tenha este estigma de que é preciso ter dinheiro ou mil inspirações na manga para ousar, nós estamos aqui para desmistificar tudo isso e demonstrar na prática, de uma vez por todas, que a decoração perfeita é aquela que agrega conforto, beleza e dá vida ao seu gosto pessoal.

Portanto, não temos preconceito e aqui no blog vamos do minimalismo ao rústico de uma forma bastante natural. Hoje, por exemplo, nós damos espaço ao estilo industrial e o uso do concreto na decoração de uma forma bem aparente.

Concreto na decoração cria uma atmosfera de fábrica

O estilo industrial não só usa e abusa do concreto na decoração, como dá ao ambiente uma atmosfera mais ‘bruta’, onde as tubulações, fios e materiais como ferro e madeira são os grandes protagonistas. Esta tendência teve seu auge na década de 1970 e seu sucesso aconteceu de modo muito natural – a população urbana de Nova York aumentava muito e as fábricas e galpões desativados começaram a se transformar em lofts adaptados para moradia.

concreto-na-decoracao

concreto-beton

concreto-decoracao

Para não comprometer o orçamento, muitos começaram a trabalhar o décor com o que tinham à disposição e ao invés de listar ideias para esconder as imperfeições ou a falta de acabamento, transformaram estes elementos em uma identidade própria, cheia de atitude, onde a falta de pintura e o concreto aparente começaram a se destacar.

Para quem quer apostar no concreto para decorar deve buscar por inspirações, pois existem muitas ideias para os mais diferentes tipos de cômodos – da varanda ao quarto, tudo pode estar dentro deste estilo propositalmente ‘mal-acabado’. Por exemplo:

  • Você pode deixar as paredes sem pintura ou propositalmente danificadas e com os tijolinhos aparecendo;
  • Apostar em portas e janelas grandes, de ferro e que valorizem a iluminação natural;
  • Usar as tubulações a seu favor, deixando-as aparentes;
  • Deixar os fios da parte elétrica mais visíveis (só preste atenção para que eles não comprometam a segurança dos moradores);
  • Mesclar o ferro e o próprio concreto com materiais igualmente mais brutos, como a madeira bruta, por exemplo.

concreto-na-decoracao-casa

concreto-na-decoracao-beton-design

As ideias para adotar o concreto na decoração são muitas, mas ainda não acabou, não. Tem algo tão importante quanto estes detalhes.

concreto-na-decoracao-dicas

A paleta de cores do estilo industrial

A gente pode dizer que as cores é que vão definir o seu estilo de décor industrial. Na essência, o concreto e os demais itens que caracterizam a tendência estarão lá presentas, mas é a combinação de tons que fazem o décor se transformar e não deixar nada monótono.

De fato, este é uma das ‘desvantagens’ do décor industrial. Colocamos em aspas mesmo, pois não podemos generalizar – sempre tem alguém que gosta – no entanto, se você quer algo mais despojado ou moderninho, o cinza e o preto, cores predominantes deste estilo, é possível combiná-lo com outros tons, como amarelo, vermelho e laranja.

concreto-na-decoracao-inspiracoes

concreto-na-decoracao-ideias

O toque colorido faz toda a diferença!

concreto-no-decor

concreto-na-decoracao-novidades

Outra possibilidade para dar mais cor e vida ao concreto aparente é apostar na arte urbana do grafite. Aí a atmosfera de fábrica estará completa!

Ops, quase completa!

A iluminação é um item importante para qualquer décor e para este estilo não seria diferente, né? No entanto, neste caso vale apostar em luminárias pendentes e abajures maiores dentro desta proposta mais bruta e que usa e abusa dos metais.

E você, curte este estilo mais industrial e vai adotar o concreto na decoração? Conte pra gente!

Imagens: Casa Abril, Ghoofie, Mtlhhf, Rilane, Oaktreelife, Designer Dream Homes, Archilovers, Sala Decoração, Abilolando.

Deixe uma resposta