Ao alugar um imóvel, como fica a decoração? Antes de mais nada saiba que é fácil trazer toques pessoais. Confira como usar o papel de parede na sua decoração e transformar a sua residência no tão sonhado lar doce lar.
Ninguém quer uma moradia com cara de provisória, afinal já foi o tempo em que alugar uma casa ou apartamento era algo passageiro. Um imóvel recém-adquirido é sinônimo de uma nova vida e engana-se quem pensa que aluguel significa falta de personalidade.
Seja como for lembre-se: quando alugados, os imóveis estão na sua forma mais simples, então à disposição está um local cheio de potencial para contar sua história. Portanto, é possível, sem grandes custos, valorizar o ambiente.
E que tal começar pela decoração das paredes? Inegavelmente, essa etapa mudará completamente o visual da sua casa. Assim sendo, a melhor opção são os papéis de parede, uma vez que têm fácil aplicação e remoção, não fazem sujeira e trazem impacto visual com suas cores, materiais e estampas.
E no post de hoje você confere boas dicas para saber como usar o papel de parede em imóvel alugado e transformar o decor do seu cantinho, confira!
Dicas importantes antes da aplicação do papel de parede
Antes de escolher o papel de parede para aplicar no seu cantinho favorito, confira algumas dicas importantes e que vão fazer toda a diferença para um excelente resultado.
- Converse com o proprietário. Acordos de locação proíbem alterações radicais, mas não quer dizer que você não possa realizar modificações, pois ele será devolvido nas mesmas condições recebidas.
- Analise as paredes. Do que são feitas? Estão novas ou desgastadas? Recebem luz direta ou possuem umidade? Assim você saberá qual é o material do papel de parede mais indicado para ser aplicado naquela parede.
- Verifique as orientações de colocação e remoção, sobretudo, aplicação da cola e tempo de absorção.
- Formato dos cômodos. Considere o piso, o pé-direito, tetos inclinados, a luz natural, a disposição dos móveis e, ao mesmo tempo, se os ambientes são compartilhados, pequenos ou estreitos.
- Vantagens funcionais e características. Há papéis resistentes não só a lavagem, umidade e atrito, como também os que retêm calor e os que regulam a temperatura.
Leia também:
Papel de parede para sala: 5 segredos ótimos e criativos
Papel de parede: como usá-lo na decoração?
Papel de parede é tendência para ambientes. Que tal apostar?
Mas, como escolher o papel de parede ideal?
Confira como os padrões e cores dos papéis de parede podem influenciar no resultado da decoração de seus ambientes:
- Padrões
o Horizontais: sensação de amplitude.
o Verticais: ideia de um ambiente mais alto.
o Amplos: para grandes áreas.
o Efeitos visuais: para notar o impacto observe-os a distância.
- Cores
o Cores claras: amplitude
o Cores escuras: fazem o ambiente parecer menor e mais estreito.
o Vermelho, laranja e amarelo: energizantes e revigorantes, promovem o convívio, o humor, a vitalidade e a motivação.
o Verde e azul: privilegiam a concentração, o relaxamento e o pensamento.
o Violeta: ligada à espiritualidade, sugere mistério, remete calma, equilíbrio e lucidez.
o Branco: pureza e leveza. Cria contrastes.
o Preto: usado como cor padrão ou de base traz profundidade.
Como usar o papel de parede em cada ambiente
E agora que você já sabe um pouco mais sobre os pontos importantes que devem ser considerados antes de escolher e aplicar o papel de parede, confira dicas de como usar o papel de parede em cada ambiente.
Sala:
Local de primeiras impressões. Para não carregar, aplique-o em uma única parede. Prefira cores neutras e padrões minimalistas porque são fáceis de combinar com os móveis. Por não sofrer com temperatura ou umidade aposte nos materiais.
Banheiros e lavabos:
Atente-se aos materiais que serão aplicados nestes ambientes. Primordialmente, opte pelos resistentes a umidade e fáceis de limpar. Esse cômodo combina com estampas e texturas justamente pelos poucos itens de decoração.
Quarto de casal:
Considere as preferências do morador, mas lembre-se que é um espaço de descanso. Por atender a duas pessoas, opte pelo gosto comum como cor, forma ou textura. Na decoração, o papel de parede destaca-se quando utilizado na cabeceira ou revestindo todas as paredes. Outra dica de como usar o papel de parede é combiná-lo com as cores da roupa de cama.
Quarto infantil:
Veja o que funciona não apenas para o período de recém-nascido. Entre os mais aplicados estão os materiais que acumulam menos poeira, os de meia parede e mix de estampas, por isso, opte por um geométrico e outro com figuras. Outra ideia de como usar o papel de parede é escolher o estilo lousa, já que este modelo possibilita a criançada de soltar a imaginação.
Cozinha:
Primeiramente, dê preferência às opções laváveis, ainda mais que este espaço está sujeito a manchas de gordura e resíduos de comidas. O diferencial na aplicação do papel de parede é a utilização em metade da parede.
E agora que você conferiu as nossas melhores dicas de como usar o papel de parede em imóvel alugado é só escolher o cantinho da sua casa que vai ser repaginado para ficar ainda mais lindo. E depois não esquece de contar para gente nos comentários como ficou, hein?
Sobre a Papel de Parede dos Anos 70
Desde 2003, a Papel de Parede dos Anos 70 realiza a curadoria de papéis de parede para decoração. Sua seleção internacional prima pelo uso da cor típica da época e pelo know-how alemão, utilizando produtos de alta qualidade e logística meticulosa criando, em primeiro lugar, emoções e uma atmosfera incomparável.