Como usar liquidificador? A gente explica!

Já demos bom motivos neste post aqui para você comprar um liquidificador, afinal, ele é um eletrodoméstico completo e conta com funções específicas para que suas receitas sejam preparadas com o máximo de cuidado e perfeição. No entanto, ao mesmo tempo que o equipamento auxilia nas mais variadas receitas, ele pode ser um verdadeiro quebra-cabeça para aqueles que não tem tanta intimidade com a cozinha e com o aparelho. E agora, quem poderá te ajudar?

Aprenda como usar liquidificador sem neuras!

Porque você comprou um liquidificador? Nós acreditamos que o principal motivo foi a eficiência aliado ao design único, certo? De fato, muitos reviews na internet fazem questão de ressaltar e realizam comparativos com a preparação de uma receita em diferentes modelos de liquidificador. Aqui, para te explicar como usar liquidificador, vamos destrinchar o que há de melhor na marca KitchenAid.

1. Vamos começar pela estrutura

Dependendo do modelo de liquidificador KitchenAid escolhido, as jarras podem mudar um pouquinho de tamanho – o que influencia diretamente na capacidade. Em geral, eles são divididos em três partes: a jarra de vidro ou policarbonato com tampa, base com motor e a lâmina de aço inoxidável.

liquidificadores-kitchenaid

Desta maneira, pelo fato de ser desmontado e encaixado com facilidade, o liquidificador KitchenAid é fácil de limpar, não deixando que qualquer resíduo permaneça na base ou no jarro e resulte naquele odor desagradável. Na hora de usar, certifique-se de que todas a peças estão bem encaixadas para que o conteúdo a ser preparado não vaze e escorra por todo o equipamento!

liquidificador-kitchenaid-pecas

liquidificador-kitchenaid-tutorial

liquidificadores-montacasa

liquidificador-kitchenaid-estrutura

liquidificador-kitchenaid-dica

liquidificador-kitchenaid-como-usar

Uma dica ótima: a tampa de ingredientes (aquela que fica no centro da tampa principal) serve como um medidor para suas receitas e pode ser retirada para a adição de mais ingredientes quando o produto estiver em funcionamento. Só atenção: em velocidades mais altas ou preparo de líquidos quentes, desligue o equipamento para acrescentar outros alimentos.

Leia também:
Aprenda a fazer uma pizza de liquidificador em 5 passos
Guardar louça é um passo importante para organizar cozinha

2. Os botões e funções do liquidificador

Como o liquidificador KitchenAid é um produto importado, os botões da base estão em inglês. No entanto, no manual do produto, você encontra o que significa cada uma das funções. Vamos recapitular todas:

liquidificador-kitchenaid-funcoes

FUNÇÃO STIR: em bom português significa ‘mexer’, função ideal para o preparo de sopas, cremes e molhos.

FUNÇÃO CHOP: função age parecidamente a um processador, pois pica os alimentos. Ideal para o preparo de saladas de frutas ou verduras.

FUNÇÃO MIX: tem o poder de misturar os ingredientes para sua receita. Use a função para o preparo de waffles, massas de panqueca, sucos de frutas concentradas e congeladas, por exemplo.

FUNÇÃO PUREE: como o próprio nome sugere, é a função básica para o preparo de purês. Sejam eles de frutas, legumes ou papinhas para bebê.

FUNÇÃO LIQUEFY: a função liquidificar age com mais pressão e potência. Use esta programação para o preparo bebidas, mousse e queijo duro ralado.

FUNÇÃO CRUSH ICE: utilize a função para literalmente quebrar o gelo, triturar frutas congeladas cortadas, além de frutas e legumes secos cortados.

PULSE MODE: permite pulsar o equipamento em qualquer uma das funções/velocidades, ou seja, dá aquela ‘destravada’ quando os ingredientes insistem em ficar parados. No modelo KUA05, por exemplo, ao pressionar a tecla, uma luz acende indicando que as velocidades estão disponíveis. Após, pressione o botão de velocidade desejado.

3. A limpeza do liquidificador

Como mencionamos anteriormente, pela facilidade de montagem e desmontagem das peças, o equipamento é bem simples de limpar. No entanto, a própria marca recomenda que não sejam utilizadas esponjas abrasivas ou outro tipo de material que possa causar riscos.

liquidificador-kitchenaid

como-usar-liquidificador

Então, como faz?

A lâmina e a jarra podem ser limpas com a ajuda do próprio liquidificador KitchenAid: encha a jarra de água morna até a metade, acrescente um pouco de detergente e pressione a velocidade Stir por alguns segundos. Em seguida, enxague. Simples assim!

Já a base, claro, não deve ser lavada. Se ela sujou, utilize um pano macio e úmido para deixar tudo novinho, novinho.

4. Truques para saber como usar seu liquidificador

• Cuidado ao colocar líquidos muitos quentes na jarra de policarbonato – ela pode rachar.
• As velocidades trabalham melhor quando os ingredientes estão mais líquidos.
• Com o equipamento desligado, utilize delicadamente uma colher para dar aquela ajudinha durante o preparo.
• Caso você não tenha certeza da velocidade a se utilizar para sua receita, comece devagar, assim, você mistura os ingredientes paulatinamente.
• Jamais use o liquidificador sem tampa, afinal, dependendo da velocidade, sua receita pode ir pelos ares, literalmente.
• Sempre que possível, limpe o liquidificador assim que terminar de usá-lo, pois o resto de ingredientes podem secar e dificultar o processo de limpeza.
Imagens: Art of Living Cookshop, Chow, Amazon, KitchenAid Canadá.

Deixe uma resposta