Como servir sopa? Dicas para deixar o inverno mais gostoso

Falar de sopa gera comentários, discussão e até conflito. Tem gente que acha que é leve demais para ser uma refeição, que é comida de dieta ou para quando se está doente. Não, minha gente!

Sopa é chique e pode ser básica, esportiva/fit, glamourosa ou clássica. Epa, parece até que estou falando de um estilo de guarda-roupa, mas a brincadeira hoje aqui é essa.

Para entrar no clima de como servir sopa, som na caixa com uma trilha bem fashion:

A verdade é que a sopa pode ser tanto uma entrada, um “amuse bouche  (amo esta nomenclatura chiquérrima, que na verdade significa um aperitivo para antes da entrada), prato principal e até sobremesa.  E isso vai interferir muito no tipo de louça que será servida.

como-servir-sopa

Além disso, é importante pensar no quesito beleza e fotogenia. Como a gente, a sopa precisa estar bem vestida, e de acordo com a ocasião. Então, é legal pensar em alguns conceitos:

Sopeira-le-creuset-montacasa

Como servir sopa cremosa

Sopas cremosas ficam ótimas quando servidas em xícaras – uma ótima opção no caso de um amuse bouche é em tigelas lindas de cerâmica ou porcelana. Servir em tigelas, aliás, é meu modo favorito, até porque conserva a sopa quentinha por mais tempo e por ser mais alta e estreita do que um prato, o calor leva mais tempo para dissipar.

mesa-de-sopa-dicas-caneca-louca

Leia também:
Aparelho de sopa e sopeiras: 5 peças ótimas pra seu inverno

sopa-dicas-xicaras-ervilha

mesa-de-sopas-dicas-bowl-ceramica

Servir sopas com pedaços e bastante caldo

Canja ou um minestrone, por exemplo, ficam excelentes em pratos fundos, já que a área de alcance da colher é maior, o que facilita na hora de “pescar” os pedaços. Se quiser fazer uma graça, também ficam simpáticas servidas em tigelas como uma opção de entrada. Particularmente não gosto de sopas rústicas para amuse bouche, mas fique à vontade – lembrando que, neste caso, o recipiente deve ser pequeno e a colher também, bien sûr.

mesa-de-sopa-dicas-prato-branco

mesa-de-sopa-dicas-prato-lusitano

Agora, podemos pensar em um novo quesito para definir como servir sopa, que são as cores. Neste caso, podemos combinar por contraste (e complementação). Confuso?

Por exemplo, um creme de mandioquinha, bem amarelinho, pode ficar lindo em uma cerâmica preta – contraste chique no ato!

Já um creme de legumes ganha um up com a escolha de uma louça vibrante, colorida ou estampada.

Uma complementação excelente é a de um caldo de carne, puxando para o marrom, com uma louça pastel. Dá uma suavizada em tudo e fica lindo!

mesa-de-sopa-dicas-bowl-rustico

mesa-de-sopa-dicas-prato-creme-milho

Na dúvida em como servir sopa, vá de louça branca: o básico (e clássico) da cristaleira vai bem com todas as cores de sopa!

mesa-de-sopa-dicas-canecas-jarras

Uma outra proposta válida, quando a ideia for receber mais informalmente é trazer a panela à mesa, desde que esteja em ordem (e seja linda). Amo as de ferro esmaltado para isso, que ainda ajudam a reter o calor, garantindo sopa quentinha por mais tempo! Neste formato é divertido, inclusive, ter mais de um tipo de sopa, assim, cada um se serve como quiser.

Claro que a sopeira ainda é uma opção para servir mais gente, mas gosto da ideia que uma boa panela de ferro colorida traz: uma leitura mais rústica, atual e descompromissada.

mesa-de-sopa-dicas-panela-ferro-esmaltado-branco

mesa-de-sopa-dicas-panela-ferro

Aqui, as minhas duas receitas de sopa favoritas no momento: Sopa rústica de lentilha e beterrabaSopa de ervilha seca.

Agora é só escolher a louça certa e desfilar a sopa por aí.