A salada é um prato saudável e está presente na maioria dos jantares. Seja servida na entrada ou depois do prato principal, as folhinhas são leves, gostosas e quando combinadas com algum molho, então, rendem uma explosão de sabor. No entanto, vamos combinar, nem sempre dispor a salada de forma correta é uma tarefa fácil. Das mais diferentes formas, texturas, cores e sabores, as verduras e legumes precisam sim de um carinho especial e devem ser dispostas corretamente à mesa para se harmonizar com o restante dos pratos, principalmente quando se fala em decoração. Por isso, as dicas e inspirações que separamos vão te ajudar a não se atrapalhar e saber de uma vez por todas como servir salada à mesa!
Segredinhos para saber como servir salada à mesa
Um item primordial ao servir a salada é a limpeza das folhas. Isto mesmo, todas as folhinhas, por menores e mais difíceis que sejam de limpar, precisam ficar imersas em uma solução de um litro de água com uma colher de água sanitária por, pelo menos, 15 minutos para garantir que nenhuma verdura permaneça com agrotóxico ou algum tipo de micro-organismo causador de doenças ou, no mínimo, mal-estar. Caso escolha por produtos orgânicos, a escolha também deve ser criteriosa, analisando a procedência e se estão livres de agrotóxicos mesmo. Na dúvida, deixe-as de molho para que todas as folhas fiquem bem-higienizadas.
Leia também:
Etiqueta da mesa de jantar: saiba como servir corretamente!
5 dicas para fazer churrasco e impressionar
Depois que as folhas para salada foram escolhidas e devidamente limpas, é preciso montá-las de uma maneira harmônica, sem aquela bagunça de folhas que parecem não se entender em um mesmo espaço. Para tanto, você pode optar por lindas saladeiras – de porcelana, inox e até mesmo cristal – ou, ainda, investir em porções individuais dispostas em um prato, copinhos, taças ou bowls. Todas as ideias ficam lindas e garantem composições graciosas.
Na hora da montagem da salada, uma ideia legal é dispor as folhas maiores na base do prato e, em seguida, colocar os ingredientes menores, como, por exemplo, os pedaços de carne, frutas ou croutons (caso tenha, claro!). Ah, não se esqueça também que, mais do que ter uma boa aparência, a salada precisa ter sabor. Traga para seus convidados, pelo menos, três tipos de molhos para que eles tenham opções. Caso queira servir a salada já com o molho, atente ao paladar de cada um para não causar aquele desconforto natural causado por algum ingrediente, como o vinagre ou o excesso de óleo.
Não há como servir salada sem pensar um pouquinho na decoração, né? No entanto, a salada é versátil e pode apresentar as mais diversas aparências dependendo do jeito que se monta e os ingredientes que se escolhe. Mesclada com frutas, a folhinhas ganham ares tropicais, refrescantes e mega coloridos; saladas com pequenos pedaços de carne, ovos ou filé, são mais elegantes. O mais legal mesmo é montá-las em um recipiente adequado, que caibam as folhinhas (inteiras ou cortadas) e que tenham um design que segue o estilo da mesa. Aí não tem erro!
Depois de comprar sua saladeira, é só fazer esta receita de salada aqui, ó! 😉
Imagens: Blog Bololo, Madame Excêntrica, NTCO, Gleam it Up, IMG Arcade, UT San Diego, Daring Gourmet, Veg Kitchen, Invkus, Craving Greens, Skin Nyms, Anjas Food 4 Thought, Daily Fix, Adda Pinch, Nutrition Checkuo, Chow, Yuppie Chef, Bakers Bond, Tess Ward, Better Mind Body Self, Pop Sugar, Modern Magazin, Salad Recipes 2014.