Como servir queijos à mesa? Aposte em nossas dicas!

O queijo é um ingrediente que vai bem com tudo, pode reparar. Por vezes servido como um aperitivo ou parte integrante daquela receita mega saborosa, este derivado do leite tem gosto, aroma e textura muito particulares e são verdadeiros curingas para deixar o prato saboroso.

Mas, pelo menos hoje, não vamos falar do queijo como acompanhamento ou ingrediente, e, sim, como o protagonista do momento de servir à mesa. Sim, estamos falando da tábua de queijos e dos segredos que rondam a degustação dos principais tipos. Então, se a sua dúvida é como servir queijos, nós, juntamente com o Food Republic, temos dicas bem legais. Veja só:

A temperatura na hora de saber como servir queijos

Segundo o site Food Republic, página que nos inspirou a fazer este post, o queijo, quando for servido, não deve estar frio. O ideal, é que uma hora antes a peça seja retirada da geladeira para que a temperatura fria se amenize e o queijo chegue o mais próximo da temperatura ambiente. Assim, o sabor e o aroma do queijo estarão mais em evidência, assim como qualquer degustador adora.

como-servir-queijos-dica

banners-categorias

Outro detalhe: não é recomendável congelar os pedaços de queijo para usar em outro momento – ou até meses depois. Apesar de conservar, os queijos não serão mais os mesmos quando forem consumidos, pois muito da sua textura, aroma e sabor serão perdidos.

Pense nos acompanhamentos

Mesmo servindo muitos tipos de queijos em uma mesma tábua, pense bem: nem todos os queijos caem bem quando degustados simultaneamente ou com apenas um tipo de vinho, por exemplo. Cada peça têm o seu aroma e textura e estes detalhes, pode parecer que não, mas fazem toda a diferença durante a degustação.

Abaixo, por exemplo, temos boas combinações de queijos e vinhos. Qual mais te encanta?

como-servir-queijos

Mas, não pense que só os vinhos são capazes de ‘casar’ com os queijos. Há outros ótimos acompanhamentos que garantirão uma grande experiência degustativa na hora de como servir queijos. Pão, vegetais, carnes, nozes e até mesmo alguns doces e frutas são exemplos de que diferentes tipos de queijos enriquecem o nosso paladar. O brie, por exemplo, vai muito bem com chocolate, frutas e geleias e pode ser até colocado em um rechaud (este da imagem abaixo, à esquerda).

Mas olha só este vídeo com outras combinações bem legais:

Cuidado com o armazenamento

Ninguém aprecia uma peça de queijo que tem aparência de um brie, mas tem gosto de parmesão e aroma de gorgonzola. Por isso, atenção com relação ao armazenamento dos seus queijos, mesmo ao final da degustação. Preserve cada peça, mesmo que sejam pequenos, em recipientes apropriados ou papel-filme, fechados e BEM separados.

Corte na hora certa

Se a dúvida é de como servir queijos cortados, eis que existe uma dica preciosa: corte os queijos somente quando forem servidos. Ao permanecerem em contato com o ar, algumas peças tendem a ressecar, alterando totalmente o sabor. Caso o queijo resseque, basta apenas usar uma faca e retirar a casquinha seca formada por cima do queijo.

como-servir-queijos-a-mesa

Em alguns casos, principalmente quando o queijo pertencer a classe ‘duros’ e ‘semi-duros’, como o Gouda, por exemplo, há a possibilidade de ter uma camada de plástico ou cera – que deve ser descartado e assim restar só aquela casquinha comestível.

Use os acessórios corretos: os kits para queijo

Vamos combinar uma coisa? Se você é um grande fã de queijo (ou mesmo que não tem nenhuma pretensão), invista nesta sua paixão com os kits para queijo. Aqui mesmo no Montacasa, temos opções bem funcionais e cheias de design que podem ser o que você precisar para saber como servir queijos com mais qualidade.

Pois, vale ressaltar: como cada tipo de queijo possui uma textura diferente, existe facas e acessórios apropriados que serão seus aliados na hora de apresentar a mesa e degustar de fato. Vale ver este post com dicas de cortes para você nãos e perder!

Ah, vamos combinar, saber como servir queijos à mesa não é uma das coisas mais difíceis do mundo, né? Então, o que você faz para degustar um bom queijo? Conte pra gente!

Deixe uma resposta