Como servir a mesa de jantar? Veja dicas preciosas!

Por aqui, a equipe Montacasa está cheia de ideias, preparadíssima para 2016 e ansiosa para trazer no blog muitas novidades e dicas de decoração para você! E, claro, começamos com boas ideias para servir à mesa. Acompanhe!

– – – * – – –

As festas de final de ano estão aí, mas isso não quer dizer que os jantares formais e informais deixarão de dar o ar de sua graça durante todo este ano. Muito pelo contrário, é preciso estar preparado e agregar as melhores dicas de como servir a mesa de jantar para que você, anfitrião, fique muito mais seguro, e seus convidados, aproveitem e tenham a melhor experiência provida por você. No post, separamos cinco dicas para anotar e aplicar no seu próximo jantar. Confira!

5 dicas de como servir a mesa de jantar

Saiba dispor os pratos na mesa

A premissa de qualquer jantar, obviamente, é a boa disposição dos pratos, afinal, sem as deliciosas receitas não existe confraternização. Na hora de saber como servir a mesa de jantar, existe três formas distintas, contudo, todas são bastante práticas e depende de você escolher pela melhor.

O jantar de balcão, por exemplo, é aquele no qual os pratos não são colocados na mesa e, sim, em um aparador ou buffet destinado para este fim. Esta ideia de como servir a mesa de jantar é ótima para locais com mais espaço, pois os convidados podem circular pelos pratos que mais lhe agradarem, sem sujar a toalha da mesa da refeição com resíduos ou comprometer a decoração da mesa por falta de espaço.

como-servir-a-mesa-de-jantar-imagens

mesa-de-jantar

Já o jantar à brasileira, podemos comparar com aquele legítimo almoço na casa da vovó, no qual todos os pratos permanecem na mesa onde os convidados se sentam para realizar a refeição. Neste caso de como servir a mesa de jantar, é imprescindível usar o bom senso para não sobrecarregar o móvel com tantos itens. Dê preferência às travessas, em vez das panelas, e tente compor a decoração, harmonizando com os pratos dispostos. Este modo de servir é bastante indicado para ocasiões informais e para grupos de pessoas menores, já que, na maioria dos casos, os pratos precisam passar de mão em mão até chegar em todos.

como-servir-a-mesa-de-jantar-dicas

Por fim, existe outra opção de servir à mesa que exige um pouco mais de trabalho, mas o resultado é ótimo: montar prato por prato de forma bonita, sem respingos e na quantidade certa e igual para cada convidado. Neste caso, vale pensar na contratação de uma pequena equipe ou até mesmo um amigo ou familiar para auxiliar na montagem.

Leia também:
7 ideias de mesas decoradas com jogos americanos de papel

Aparência é importante!

Em todos os casos, a decoração é um item importante para deixar o jantar, além de bonito, bastante funcional. Defina um estilo decorativo, e a partir daí conte com inspirações de mesa para inovar: velas, toalhas de mesa, arranjos de flores e ótimos utensílios fazem toda a diferença na hora de recepcionar seus convidados.

como-servir-a-mesa-de-jantar

 

Banner-jogos-jantar

Defina e o menu e saiba harmonizar diferentes pratos e bebidas

Como falamos, a aparência é um tópico importante, mas se os pratos servidos não têm sabor, há grandes chances de seu jantar ir por água abaixo. Então, muito cuidado na escolha do menu e das bebidas, que, necessariamente, precisam se harmonizar com os outros itens servidos.

como-servir-a-mesa-de-jantar-fotos

Organize a mesa na hora de servir a sobremesa

Organização é algo que precisa estar presente do começo ao fim do jantar, afinal, todos os detalhes estão sendo observados por seus convidados, sendo necessário pensar em todos os detalhes, inclusive no recolhimento e na lavagem da louça nos momentos de transição de pratos. Na hora de servir a sobremesa, por exemplo, é importante deixar a mesa de refeição limpa, a fim de evitar que os pratos e o aroma deles atrapalhem a degustação dos doces.

Preste atenção na etiqueta!

A etiqueta de como servir a mesa de jantar parece, mas está longe de ser um bicho de sete cabeças. É certo que há regras que muitas vezes passam despercebidas, mas vale destacar: nós já fizemos um post completo sobre o assunto aqui e vale a pena você conferir.

como-servir-a-mesa-de-jantar-dica

E aí, inspirado para fazer do seu jantar um momento diferente? Se você também tem uma dica curinga para a ocasião, conte pra gente.

Imagens: A Casa das Gurias, O Meu Bem Estar, Silvia Fregonese, Flamis Buffet, Casa da Caubi, Sua Casa Sua Festa, Anual Design.

Deixe uma resposta