Como organizar closet? Aprenda todos os truques!

 O closet é um lugar da casa difícil de manter arrumado. Mas com as dicas que damos neste post, você saberá manter tudo no seu devido lugar. Confira tudo!

O closet é um lugar da casa difícil de manter arrumado, não é mesmo? Com a correria do dia-a-dia, ter todas as roupas e acessórios em seu devido lugar é quase uma tarefa impossível. Logo, na hora que é preciso sair para trabalhar ou encontrar os amigos, é comum a pessoa escolher as peças que quer usar e deixar toda a bagunça pra depois. Só que depois vem a preguiça e cadê a tal organização? Não tem.

Cuidado! Se o closet está sempre sujo e desarrumado, isso quer dizer que as roupas podem ficar danificadas, assim como as bolsas, os sapatos e mais. Também o próprio usuário das peças pode aparentar desleixo e falta de estilo – porque ele vai usar a primeira coisa que enxergar sem critério, do jeito que estiver. Guarda-roupa bonito é aquele de está bem organizado, bem cheiroso e com tudo devidamente exposto.

A maioria das pessoas tem certa ideia do que seria o seu closet ideal – principalmente as mulheres. Mas, então, como deixar esse ambiente ou espaço do dormitório mais perfeito? Se você não sabe a resposta, não se preocupe! Separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a dar os primeiros passos na conquista do seu closet dos sonhos. É só ter boa vontade e por as mãos à obra!

como-organizar-closet
Ambiente Iara Kilaris

Aplicando a metodologia do 5s no closet ou guarda-roupas

Qualquer canto de uma casa já fica muito mais bonito e harmônico com uma simples limpeza. Isso também não é diferente para na hora de organizar closet. Pessoas que mantêm coleções de objetos, como roupas e acessórios, têm dificuldade de se livrar do acúmulo e da bagunça. Para elas a organização dos armários se torna um desafio ainda maior por não conseguirem se desfazer das coisas – o que é indispensável nesse caso. Então, para começar a mudar a aparência do closet, a primeira coisa a se fazer é retirar tudo que está em desuso.

como-organizar-closet

Pergunte a si mesmo, de todas as roupas, o que gosta ou não gosta de usar? O que descreve melhor a sua personalidade? O que te faz se sentir bem e parecer bonito? Se existem coisas desta lista que você não usou nos últimos tempos, é bem provável que não voltará a usar. Portanto, descarte!

Leia também:
Mas, afinal, o que é um closet modulado?
Como montar um closet? Os 7 itens essenciais deste espaço

como-organizar-closet
Tetriz Arquitetura e Interiores.

Com exceção das peças de valor sentimental, ou aquelas de design verdadeiramente notável, se desprenda de todo o resto. Não tenha medo! Isso vai abrir espaço para o novo. Há um prazer enorme em doar roupas para os mais necessitados. Ou então comprar itens novos, dentro da moda, ajustados às medidas atuais de seu corpo. Não tem sensação melhor!

como-organizar-closet
Karen Pisacane / Studio Fernanda Mancini Arquitetura & Design.

Organização das peças de roupas e acessórios no closet

Como organizar o closet de um jeito simples e eficiente? Esta é a pergunta que não quer calar! Depois de fazer o descarte de tudo que não era mais utilizado, é vez da pessoa explorar as possibilidades. Primeiro, ela deve fazer uma separação de tudo que sobrou entre roupas e acessórios. Antes de devolvê-las ao armário, é preciso estabelecer um processo de organização.

Sabe-se que dentro de um guarda-roupa são encontradas calças, bermudas, vestidos curtos e longos, camisas, camisetas, casacos, saias e por aí vai, pois essas peças podem ser agrupadas pelo modelo. Porém, elas também podem ser ordenadas por função – tipo roupa de trabalho, roupa de sair e mais. Por cores – de brancas a coloridas e escuras. Ou por estações do ano – das mais fresquinhas às mais quentes. A esta altura, você já tem a quantidade perfeita de coisas. Agora, também escolheu entre uma ou duas dessas formas de separação. Isso será o suficiente para começar a organização do closet, visando deixá-lo também mais atraente. Aproveite todos os cantos dos nichos, prateleiras e gavetas para guardar tudo. Vá de uma extremidade a outra, deixando à vista tudo o que mais gosta e no fundo tudo o que usa menos.

como-organizar-closet
Bender Arquitetura.

Apesar de todo o esforço para organizar o closet, pode ser que o resultado final ainda pareça insatisfatório. Por quê? Bem, alguns modelos de armários não são muito práticos, possuindo dimensões não condizentes com as necessidades das pessoas. Às vezes, na profundidade de uma gaveta cabe uma camiseta dobrada e meia – e não duas, como se deveria. Então, tudo pode parecer meio bagunçado.

como-organizar-closet
Bender Arquitetura.

Uma boa maneira de dar impressão de que tudo está organizado é usar caixas organizadoras – de preferência as com ventilação. Objetos em acabamentos delicados ou formatos mais complexos podem ficar armazenados em segurança dentro delas. Sapatos e bolsas merecem atenção especial e um espaço apropriado no guarda-roupa. O mesmo vale para as peças íntimas. Tudo organizado no seu devido lugar!

como-organizar-closet
Andrea Petini.

Cuidados extras com as peças guardadas no closet

Não há solução melhor para resolver espaços verticais em closets do que nichos e prateleiras. Nelas, devem ser guardadas todas as peças de roupas que necessitam ser dobradas. São exemplos os blusões de tricô e de cashmere. Eles precisam ficar um sobre o outro, preferencialmente dentro de sacos de tecidos furadinhos – como os de filós ou TNT -, protegidos do pó.

Os cabides quase merecem um capítulo a parte. O importante é citar que eles são fundamentais para a conservação de muitas roupas. Nos tipos certos, bem estruturados, devem ficar os casacos e as camisas – todas abotoadas. Também as calças, saias, gravatas, roupas de festa e até os sutiãs – presos pelas alças. Peças de lã não devem ser penduradas, pois tendem a deformar por conta do peso.

como-organizar-closet
Bender Arquitetura Greice Alburque / Espaço do Traço Arquitetura.

Tudo que não ficar exposto em nichos, prateleiras e cabides, deve ficar nas gavetas ou caixas organizadoras. São exemplos cuecas, calcinhas, meias e lenços. Já os cintos é melhor que fiquem guardados enrolados, para não “quebrar” a textura do seu material. E as bolsas precisam de enchimento e ficar de pé ou deitadas.

como-organizar-closet
Marcelo Rosset Arquitetura / Espaço do Traço Arquitetura.

Mantenha a organização no closet

Você leu todo o post e anotou todas as dicas para organizar closet, certo? Mas, uma dúvida que permanece é como evitar que a bagunça no closet volte? Tem vezes que nem a disciplina e a regularidade na arrumação são suficientes. Talvez seja o caso de consultar um especialista – com um arquiteto ou personal organizer – para entender qual o jeito certo de organizar seus pertences.

Um profissional na área poderá estabelecer um método que, de fato, se adapte melhor aos seus hábitos e rotina. Por ele possuir mais conhecimento prático, também encontrará mais facilmente as soluções para colocar tudo em seu devido lugar. Mas, você também pode ser autodidata e encontrar as respostas. O importante é que a organização do closet funcione para facilitar o seu dia-a-dia, nada mais! E, colocando essas ideias em prática, vai ser bem mais fácil.

Estas dicas para manter o closet organizado foram criadas pela equipe Viva Decora.

Imagens: Divulgação Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.