Como limpar panelas e conservá-las do jeito certo?

Cozinhar é uma terapia, e eu noto que, mesmo aqueles que cozinham profissionalmente encaram a atividade como um prazer. De fato, preparar e testar ingredientes é algo ótimo e se há algo indispensável neste processo todo são as panelas. E aí tem de tudo: de tecnologias antiaderentes a modelos mais convencionais, as queridinhas de qualquer cozinha estão presentes e são as nossas melhores companheiras durante a preparação de alimentos.

Com certeza, você tem suas panelinhas em casa – algumas são mais novas, outras (que normalmente são as favoritas) já estão bem usadinhas, não importa. O fato é que elas estão lá no seu armário, esperando o momento para brilharem. Então, se você está pensando em comprar um conjunto de panelas novo ou, então quer conservar suas peças para que durem mais tempo, eu separei alguns segredinhos ótimos de como limpar panelas usados por mim ou encontrados em alguns sites especializados.

A preferência aqui foi dar destaque às panelas mais usadas pelos brasileiros ou que são facilmente encontradas em lojas físicas e online. Ah, e se você tiver alguma dica de cuidado, deixe sua sugestão nos comentários, ok?

Como limpar panelas de ferro fundido

panela-de-ferro

Panelas de ferro fundido são as preferidas daqueles que não abrem mão de preservar o sabor dos alimentos, pois, apesar de demorarem mais para cozinhar suas receitas, elas retêm o calor, cozinhando o alimento por completo. Elas são pesadas e, algumas vezes, são esmaltadas em toda a parte interna, dando ainda mais qualidade  e durabilidade às peças.

Mas como limpar estas panelas? Use detergente, água e esponja macia para retirar os resíduos da peça. Dica: como são produzidas em ferro, é imprescindível guardá-las bem secas para que não enferrujem com o passar do tempo.

panela-de-aco

Panelas de Aço

Panelas de aço são ótimas para o preparo de diferentes tipos de alimentos e, ao contrário das panelas de ferro, que demoram mais para cozinhar, são muito mais rápidas e mesmo assim conservam o calor. E não para por aí: devido à matéria-prima utilizada, as panelas de aço são muito mais resistentes porque não oxidam.

As panelas Lekssa por exemplo, são feitas com aço eletrolisado, o que dá mais resistência ainda as peças.

produtos-lekssa

Para limpar panelas de aço, utilize uma esponja macia e detergente. Caso o alimento grude no fundo da peça, é interessante deixar um pouquinho de molho com água e sabão para que os resíduos saiam mais facilmente. Para conservar o brilho, experimente usar, quando necessário, produtos de polimento para aço.


Suporte para panelas: 10 inspirações lindas para decorar

post-montacasa-CTA

Panelas de Alumínio

panela-lekssa


São práticas, leves e ideais para fazer frituras de forma rápida. Estas peças perderam um pouco de seu protagonismo na cozinha devido ao surgimento de outros materiais, no entanto, hoje existe o alumínio antiaderente que cumpre bem com o papel de cozinhar de uma forma simples (veja um pouco mais sobre a peça abaixo)

Para conservar e limpar panelas de alumínio, use uma esponja macia e detergente. Caso haja alimentos grudados no fundo da panela, deixe de molho com água para retirar os resíduos.

Alumínio antiaderente

como-limpar-panelas

Queridinhas por todos só por causa da sua tecnologia antiaderente, ou seja, que não deixa os alimentos grudarem, as panelas de teflon se tornaram populares, mas são as frigideiras as grandes protagonistas deste grupo. E se você cozinha, mesmo que somente algumas vezes, vai reparar que com o tempo aquele revestimento acaba saindo e a tecnologia antiaderente vai por água abaixo.

Para limpar panelas de alumínio antiaderente, não utilize detergentes e esponjas abrasivas. Muito menos esfregue com o lado verde da esponja para retirar os resíduos que grudam no fundo da peça. Sempre que possível, deixe a panela de molho com água e um pouco de detergente de louças para que os resíduos saiam de uma forma mais fácil e na hora do preparo, não utilize talheres de metal para o preparo.

 

panelas-montacasa-3

Panelas de Cerâmica

panela-de-ceramica

As panelas de cerâmica são ótimas para cozimentos mais longos e são bem fáceis de limpar porque são lisinhas interna e externamente. Tanto que o processo mais recomendado de cuidado para estes tipos de peça é apenas limpar com detergente e uma esponja macia – sem produtos abrasivos.

Seja qual tipo de panela for, atente a qualidade sempre, afinal, como qualquer outro tipo de produto, é importante pesquisar e saber o que estamos comprando e se isso vai responder as nossas expectativas, né?

_

Sobre a Lekssa

Oferecendo produtos gourmet lindos, acessíveis e de qualidade, a Lekssa entrou no hall de lojas Montacasa há pouco tempo e já está fazendo o maior sucesso. Com design e compromisso de facilitar o dia a dia de todos aqueles que amam cozinha, a empresa com certeza tem o que você precisa quando o assunto é produtos gourmet. Veja mais produtos na loja aqui e assista ao vídeo da marca que complementa o que falamos no post: mais dicas de como limpar panelas:

Com informações de Portal Amazônia.
Imagens: Make a Head Meal For Busy Moms, Atft, Qa The World.

Deixe uma resposta