Casa mais cheirosa: veja como limpar o sofá da sua sala

Sofá é o tipo de móvel que nos acolhe nos momentos de descanso e diversão. Mas precisamos limpá-lo de vez em quando. Veja como limpar o sofá da sua casa.

Nunca se falou tanto em limpeza das residências quanto nos últimos tempos, ainda mais em plena pandemia do coronavírus. É que, de fato, este é mesmo um assunto muito importante. Negligenciar os ambientes do lar pode gerar consequências indesejadas. 

Então, é melhor se prevenir. Esteja sempre atento às dicas que os especialistas ensinam. É fácil pôr as coisas em ordem nos ambientes de casa. Para começar, vamos ver juntos como limpar o sofá da sua sala.

3 dicas simples de como limpar o sofá

Abaixo, você confere dicas simples de como limpar o sofá da sua sala e manter a higiene e bem estar na sua casa. 

como limpar o sofá
Projeto by INÁ Arquitetura

1. Soluções para o dia a dia

Diariamente, pode ser necessária uma limpeza rápida e superficial da casa, só para manter os cômodos habitáveis. O sofá da sala deve ser higienizado uma vez por semana. 

O primeiro passo é usar um aspirador de pó para retirar da peça um pouco do acúmulo de sujeiras. Infelizmente, certos tipos de tecido só podem ser limpos com produtos específicos. Mas, em geral, a mistura água morna e vinagre deve ser suficiente.

como limpar o sofá da sala
Projeto by Monise Rosa

Quanto mais as partes do seu sofá estiverem sujas, mais você deverá esfregar para retirar as manchas – um processo bastante delicado. Utilize uma esponja bem macia neste processo, e faça sempre movimentos leves e circulares. Mas o sofá não pode ficar úmido demais – muito menos ser expor ao sol para a secagem. Neste caso, a solução seria utilizar um aspirador de água para finalizar o processo de lavagem.

Depois de deixar o sofá livre das sujeiras, você pode passar uma solução para deixar o móvel mais cheiroso e manter a sua boa aparência. 

Por exemplo, uma mistura de água com amaciante de roupas ou um lubrificante. E água e bicarbonato também ajudam a tirar cheiros não muito agradáveis da peça – como de animais de estimação ou bebidas derramadas no local.

como limpar o sofa solucoes
Projeto by Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

 

2. Soluções para os momentos mais críticos

De vez em quando, infelizmente, podem acontecer acidentes. E situações assim, não esperadas, exigem soluções imediatas. Por exemplo, o que você faria se caísse um pouco de café da sua xícara sobre o sofá? 

O que muitos indicam é tentar tirar o excesso do líquido com uma toalha, mas sem pressionar demais. Depois, aplicar na área da mancha um pouco de água com gás ou água tônica e ir secando devagar com papel toalha.

Agora, o pesadelo de muitos donos e donas de casa é quando cai, por exemplo, um pedaço de pizza cheio de gordura da sua mão direto no sofá. A tal mistura de água morna com sabão pode ajudar outra vez. 

Já quando os filhos resolvem brincar com canetas e batom, o jeito é tentar limpar o “rastro do crime” com demaquilante – ou removedor de maquiagem – e até mesmo álcool. Mas esteja atento ao que diz a etiqueta do móvel.

sala
Projeto by Maricy Marcos Borges

Leia  também:
Como deixar a casa cheirosa sempre? Dicas & inspirações

3. Alternativas para uma limpeza mais profunda

Poderíamos ensinar mil e uma soluções caseiras para a limpeza do seu sofá. Tem gente que ainda prefere produtos como álcool e desinfetante. Mas antes que você siga qualquer uma destas ideias, veja outra vez o que diz a etiqueta do móvel.

Ela pode indicar que o tecido tenha que ser lavado só com água, com produtos específicos, a seco, ou apenas por profissionais. Tudo vai depender do seu material.

Sofás de linho e veludo, por exemplo, podem receber a solução de água com vinagre branco. Sofás de couro, napa e courino, sempre água com sabão neutro. 

Sofás de camurça e suede, com a mesma solução, mas aplicada com uma esponja específica para este material – de cerdas macias, claro. Já para os sofás de chenille e jacquard é melhor uma lavagem a seco.

sofa na sala
Projeto by Batistelli Arquitetura e Design

 

sala branca
Projeto by Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

 

Lavagem a seco

Existem muitas possibilidades para a limpeza de um sofá a seco. Um jeito é polvilhar com bicarbonato de sódio todo o estofado. Depois, deixar isto agir por cerca de uns quinze minutos. Então, passar o aspirador de pó para retirar tudo. 

Simples, não? Outra ideia é usar o bom e velho álcool mesmo. Esta é a melhor alternativa para sofás de microfibra ou poliéster, por exemplo. Na dúvida, contrate uma empresa especializada.

como limpar sofá sala de estar
Projeto by Helena Koki

 

Impermeabilização

A rotina da sua casa pode ser bastante intensa e isto se mostrar um grande risco para a conservação do sofá da sua sala. Um método químico que pode ajudar nesta questão é a impermeabilização. 

Isto deve evitar a penetração de líquidos, sujeiras e poeiras no móvel. O resultado costuma ser bastante satisfatório. Mas, não tente fazer isto sozinho, pois envolve o manuseio de produtos que talvez estejam fora do seu conhecimento.

É melhor contratar um serviço profissional neste caso. Veja com a empresa contratada que tipo de processo que ela segue. Para a sua segurança e da sua família, não permita que sejam utilizados produtos inflamáveis. 

Você não faz ideia dos riscos. A exposição de um sofá mal impermeabilizado ao calor dos raios solares simplesmente poderia fazer tudo entrar em combustão. Então, muio cuidado. 

Haja com bom senso e mantenha seus sofás sempre limpos para manter a higiene e bem estar na sua casa.

E aí, gostou das nossas dicas de como limpar o sofá na sua casa? Conte para gente nos comentários!

Sala branca
Projeto by Bianka Mugnatto

Essas dicas de como limpar o sofá de casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta