Como escolher o guarda-roupa ideal? Veja 7 dicas práticas

Quer escolher um guarda-roupa que abrigue tudo o que você precisa, seja bonito, combine com sua decoração e ainda caiba no seu bolso? Siga nosso passo a passo e descubra como encontrar aquele mobiliário que vai atender todas as suas necessidades e desejos, de forma prática e objetiva.

Passo a passo para saber como escolher o guarda-roupa ideal

O guarda-roupa é uma peça que ocupa bastante espaço do quarto e, por isso, deve ser escolhido com cuidado. Assim, ele atenderá suas necessidades sem impedir uma boa circulação, com áreas livres para curtir um quarto espaçoso e arejado. Enquanto lê as dicas, aproveite para se inspirar com diversos modelos de guarda-roupa em ambientes variados.

Leia também:
Como escolher móveis para espaços pequenos? Veja truques!
Tudo o que você precisa saber sobre móveis modulados

1- Qual o espaço disponível?

Vamos combinar que essa informação é fundamental. Normalmente o quarto tem ao menos uma janela e essa parede não costuma ser a mais indicada para colocar o guarda-roupa. Para decidir qual parede usar, pense na circulação em função da porta de entrada e o local onde vai ficar a cama.

Mas como compor esses dois móveis (e mais outros, como cômoda e escrivaninha, se houver espaço), sem ficar apertado? Existem duas opções básicas: O guarda-roupa em frente à cama ou ao lado, formando um ele. Escolhido o local, meça com cuidado para saber as dimensões máximas que seu guarda-roupa poderá ter. Existem modelos de guarda-roupa com nicho para a cama, como veremos mais adiante.

como-escolher-guarda-roupa
BG Arquitetura

2- Quem vai usar o guarda-roupa?

É para um casal, um adulto solteiro, uma criança ou duas? Dependendo disso, você deve optar por um guarda-roupa maior ou menor, se terá muitas ou poucas gavetas, espelhos e outros itens que vamos apresentar a seguir.

como-escolher-guarda-roupa
501 Arquitetura

3- Muitas gavetas ou o ideal são prateleira?

Dependendo de quem vai usar o quarto, gavetas podem ser mais importantes do que prateleiras. Normalmente meninas e mulheres gostam e gavetas para deixar tudo bem organizadinho, e homens e meninos preferem ter uma visão de tudo sem ter que abrir gavetas. No entanto, isso não é uma regra. Pergunte para quem vais usar o que ele prefere.

como-escolher-guarda-roupa
Kali Arquitetura

 

moveis-para-espacos-pequenos

4- Portas de correr?

A grande vantagem das portas de correr é que permitem colocar móveis mais próximos dos guarda-roupas, pois como as portas não abrem para fora, não são bloqueadas pelas outras peças do ambiente.

como-escolher-guarda-roupa
Lorrayne Zucolott

5- Em módulos?

Guarda-roupas em módulos podem ser ampliados com peças semelhantes, sem quebrar a harmonia da decoração, caso seja necessário mais espaço para as roupas.

como-escolher-guarda-roupa
Ednilson Hinckel

6- Com nicho para cama?

Para ganhar espaço, o guarda-roupa pode ser “colado” à cama, formando um nicho central onde ela se acomoda. Isso permite usar as demais paredes do quarto para outros móveis, como painel de TV, escrivaninha ou cômoda.

como-escolher-guarda-roupa
Bianchi & Lima Arquitetura

7- Que material usar?

O material mais usado para guarda-roupas é a madeira. Mas fique atento: existem guarda-roupas de madeira maciça, mais pesados, caros e resistentes, e outras opções, em madeira compensada e outros tipos de placas de madeira. Compare o custo benefício e veja qual material é ideal para seu gosto e bolso.

como-escolher-guarda-roupa
Renata Basques

Como você viu, saber como escolher o guarda-roupa não é tão complicado, basta definir com clareza exatamente o que você precisa e pesquisar os melhores preços.

Esta lista de dicas de como escolher guarda-roupa foi criada pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.