Como escolher aparelho de jantar? Nós temos boas dicas!

Não sabe como escolher o aparelho de jantar? Mais do que design, preço e marca, nós temos outros segredinhos ótimos que vale espiar. Confira inspirações!

Para você, o que é necessário para ter uma mesa posta incrível? Acessórios impecáveis? Toalhas e jogos americanos cheios de pompa? Estilo único e diferente? Bem, digamos que todos estes itens são importantes, mas meros coadjuvantes quando colocados ao lado de um lindíssimo aparelho de jantar. Curingas e muito importantes em qualquer mesa posta, eles assumem diferentes facetas e estão dispostos a transformar qualquer composição.

Leia também:
Mas, afinal, como montar uma mesa de brunch?
7 dicas para escolher a mesa de jantar

Mas você deve estar pensando aí: como eu escolho pelo melhor aparelho de jantar? Existe uma marca de mais qualidade que outra? Um material que valha o custo-benefício? Uma cor ou design que seja curinga em qualquer composição? Com a premissa de te ajudar a montar a melhor mesa posta, a gente elencou aqui o que você não deve esquecer na hora de comprar o seu aparelho de jantar. Confira!

Quantidade de peças do aparelho de jantar

Muita gente, na hora de escolher um aparelho de jantar, não atenta a quantidade de peças do conjunto e acaba optando por um modelo mais em conta, que por consequência possui menos peças. Isso é natural, pois muitas vezes o que interessa mesmo é a aparência e a diferença que o produto vai fazer na composição como um todo. Mas, não definir a quantidade de peças pode te deixar em uma enrascada: já pensou em receber mais pessoas do que planejou e não conseguir completar a mesa posta com o seu aparelho de jantar?

como-escolher-aparelho-de-jantar

Por isso, vale a pena investir em um conjunto de, pelo menos, 30 peças – que serve até seis pessoas tranquilamente. Depois disso, o céu é o limite, e não se impressione ao encontrar por aí aparelhos de jantar com mais de 100 peças. Estes modelos especificamente, são bem completos e possuem não só os pratos essenciais para mesa posta, mas outros aparelhos de servir que são tão importantes quanto. Por isso, atente às especificações e perceba se o produto escolhido atende às suas necessidades – seja para o dia a dia ou uma ocasião especial.  

Quais são as melhores marcas?

Marca é algo que está intrinsecamente ligado à tradicionalidade e qualidade. Principalmente quando o assunto é escolher o aparelho de jantar, existem algumas empresas que são as queridinhas do segmento – e não é para menos, elas trabalharam pra isso e garantiram seu espaço num mercado que hoje é disputadíssimo. Oxford, Schmidt e Porto Brasil, por exemplo, são marcas de excelência e acessíveis a maioria das pessoas – isto porque elas estão em grandes lojas físicas e online e o preço faz jus à qualidade.

jogos-de-jantar

Já a Vista Alegre e Pip Studio, são empresas estrangeiras e suas louças são consideradas algo único no mercado. Está certo que por esse diferencial, elas são mais caras, mas o custo-benefício compensa: a qualidade dos materiais utilizado é incrível e o acabamento de todas as peças é mais que perfeito.

comprar-aparelhos-de-jantar

Design

Foi-se o tempo em que o aparelho de jantar possuía apenas um modelo ou outro diferente. O tradicional prato redondo (que ainda tem o seu espaço e continua sendo um charme) deu lugar às peças diferenciadas que ultrapassam os limites do design e que enriquecem ainda mais a composição da mesma posta. Não é raro encontrar, sobretudo pratos, com formatos de conchas, frutas e folhas. A exemplo, olha só esta nova linha da Porto Brasil que, além das cores diferentes, as peças possuem formato diferenciado e que passa longe do mais do mesmo.

escolher-aparelho-de-jantar
Linha Porto Brasil faz parte da coleção ‘Acervo Panelinha’, assinada pela chef Rita Lobo.

como-escolher-aparelhos-de-jantar

Colorido ou neutro?

Se hoje o design do aparelho de jantar é outro, é extremamente natural que as cores e estampas evoluam também e nos mostrem que o conjunto pode ir muito além do branco. E a escolha vai depender muito da sua necessidade e estilo de mesa. Opções mais coloridas e estampadas vão muito bem em composições mais descontraídas, como um almoço ou brunch. Assim, como chamam atenção, o ideal é que os acessórios sejam mais neutros, justamente para equilibrar a quantidade de informação visual.

como-escolher-aparelho-de-janta

Agora, se você quer um aparelho de jantar curinga que possa se adequar tanto a uma apresentação clássica quanto descontraída, os modelos neutros são sempre uma boa alternativa. Isto porque, neste caso, são os acessórios que vão definir o estilo da mesa. Então, o foco está na escolha de ótimos jogos americanos, talheres, taças e mais.

como-escolher-aparelho-de-jantar-dicas

Custo-benefício

Muitas vezes na hora de escolher pelo aparelho de jantar, a gente por modelos mais em conta. No entanto, como qualquer outro produto, o barato pode sair caro – isto porque é preciso levar em consideração a matéria-prima utilizada para a fabricação e o acabamento do conjunto escolhido. Jogos de jantar de vidro, por exemplo, são mais em conta, mas muitas vezes não garantem aquela elegância que a gente precisa para uma linda mesa posta; ao passo que os conjuntos de porcelana são os mais caros, justamente por apresentar resistência e acabamentos de extrema qualidade.

Os jogos de jantar de cerâmica e faiança ficam naquele meio termo e hoje representam uma boa fatia do mercado que gosta da beleza, mas que não pode gastar muito para isso. Logicamente, eles não são extremamente delicados como a porcelana, mas garantem boas composições de mesa posta.

como-escolher-o-aparelho-de-jantar

Agora que você já sabe como escolher o aparelho de jantar, conta aqui nos comentários qual é o seu segredinho para definir a melhor opção. Já tem o seu conjunto em casa? Conte sua experiência com o produto nos comentários!

Imagens: Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.