GUIA | Como comer fondue? Atente à etiqueta!

Há algum tempo, trouxemos aqui em nosso blog uma receita muito boa de fondue. Porém, nós não falamos sobre algo bem importante na ocasião: como não fazer feio e comer fondue da forma correta. Pois é, espetar um pãozinho dentro da panelinha parece ser algo simples, mas há algumas regrinhas básicas que não podem ser deixadas de lado. Não precisa se desesperar, não! As dicas são bem simples!

Comer fondue é uma delícia do inverno

O fondue é um prato típico de regiões onde o inverno é mais rigoroso, pois é um prato quente muito apreciado pela versatilidade de molhos, temperos e sabores. Aqui no Brasil, o prato, sobretudo, é consumido no inverno e, sem dúvida, é uma vantagem desta estação fria que, em algumas regiões do país, é bastante rigorosa.

panela-fondue-le-creuset-montacasa
Mas, ao ir visitar um amigo, fazer fondue em casa ou ir para um restaurante, a mesa de fondue precisa estar mais ou menos assim:

mesa-de-fondue

fondue-tool-box

Aí você pode se perguntar: por que tantos utensílios?
Simples, porque cada utensílio para comer fondue tem sua função.

banner-fondue

Escolha dos ingredientes

No Brasil, existem dois tipos de fondue, no entanto, o mais tradicional (e de origem suíça) é aquele feito com queijo derretido e pedacinhos de pão (baguete francesa). E não é qualquer queijo não! São utilizados peças como Emental e Gruyére, além de sal e pimenta à disposição dos convidados.

Leia também:
Como montar uma mesa de fondue? Veja dicas!
Receita de Fondue de Queijo, by Le Creuset

Para o fondue doce, escolha chocolates de boa qualidade e inicie o processo de derretimento de forma lenta (o mais legal é o tradicional banho-maria). Como acompanhamento, escolha algumas frutas – inclusive, na hora de comer o fondue, certifique-se de que elas estão bem lavadas, cortadas e sem caroço (caso houver).

comer-fondue-de-queijo

Utilize o garfinho como utensílio auxiliar

Todo aparelho de fondue possui garfinhos de cabo extenso que possibilitam o mergulho do pedacinho de pão ou fruta dentro da panela. Porém, este utensílio serve apenas como um elemento auxiliar, pois, ao trazer o garfinho novamente para o prato, o ideal é comer com o garfo e faca grandes. Tudo para não encostar o garfinho do fondue na boca e levar (sem querer) gotículas de saliva para a panela.

Ao comer fondue e, por ventura, seu pedacinho de carne, pão, fruta, por exemplo, caírem na panela, nada de se desesperar e achar que fez feio. Isto é absolutamente normal e o pedacinho, se for fácil de resgatar, deve ser espetado de volta. Do contrário, deixe na panela para não causar um reboliço na mesa.

panela-fondue-eletrica-montacasa

O truque da ‘enroladinha’

Na hora de comer fondue, algo que pode ser bem desagradável é sujar a mesa e criar aquele festival de respingos. Para evitar o problema, você deve espetar bem o pedacinho do ingrediente disponível no garfinho, mergulhar na panela e dar aquela enroladinha para não sair pingando pela mesa. Ao fazer um pequeno movimento circular com o garfinho você evita este problema

O fondue é intimista

O fondue traduz bem o que o inverno é de fato: intimista e aconchegante, por isso, não é estranho notar que os aparelhos de fondue não são muito grandes. Geralmente, eles são delicados e, no máximo, possuem seis garfinhos. Logo, não é um prato para se fazer entre muitas pessoas, pois, a panelinha precisa estar no centro da mesa (um local que todos têm fácil acesso) e cada convidado precisar ter o seu utensílio.

aparelho-de-fondue-para-casa

Se você quiser juntar mais gente a mesa, o ideal não é contar apenas com um aparelho de fondue, mas sim dois!

O que fazer com os molhos?

O fondue de carne vai muito bem com diversos tipos de molhos. E na hora de comer, os molhos devem ser colocados em pequenas porções nos pratinhos. Ou seja, depois que você espetou e mergulhou seu pedacinho de carne no óleo quente, com a ajuda do garfo, molhe o ingrediente no molho que já está em seu prato.

Uma boa pedida de bebida para comer fondue é o vinho. Seja tinto ou branco, eles também são ‘quentes’ e ajudam a dar aquele climinha de inverno que tanto gostamos para estas ocasiões.

Comer fondue é realmente uma delícia, né? E com estes segredinhos na manga, é impossível fazer feio durante um encontro ou jantar em família. Mas, lembre-se:

– Mantenha a chama do aparelho de fondue sempre acesa;

– Prepare os molhos de fondue de acordo com o seu gosto pessoal e o tipo de fondue servido: há molhos de frutas, com mostarda, maionese, etc. Aqui tem receitas bem boas!

como-comer-fondue

– Se você adora comer fondue – seja doce ou salgado – invista em um aparelho de fondue. Além de charmosos, existem opções bem boas para trazer delicadeza e funcionalidade à mesa.

– Se a sua dúvida é como montar a mesa para o fondue. Aqui tem uma ideia bem legal e superdelicada. 🙂

Imagens: Le Creuset, Restaurante Petit Château, Cuisinart, Pinterest.
Com informações de R7 e Rede Gazeta.

One comment Add yours
  1. Tenho fondue de queijo que venceu no fim de março (final), posso consumir se deixar congelado por 90 dias?
    Se sim, pode gerar consequência como perder o gosto do queijo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.