Projetos de arquitetura de casas modernas podem servir de referência para a decoração da sua própria casa. Confira estes lindos exemplos.
Decorar é uma forma de arte também. Assim, sofre influências das tendências da moda em alta no momento. E isto fica bem evidente na hora de decorar casas modernas.
Prova disso são os exemplos de projetos apresentados nas imagens deste post. E você pode notar que existem muitas características semelhantes entre eles. Vamos conferir juntos a seguir.

Quais as maiores influências da moda para casa, atualmente?
Você já deve ter ouvido estes termos: decoração colonial, decoração vitoriana, georgiana, manuelina, e mais. O que é tudo isso nas casas modernas?
Bem, são estilos de decoração que surgiram em diversas épocas da história e que, devido à região ou aos acontecimentos do momento, foram assim batizados. E mesmo que tenham começado longe daqui, uma hora ou outra chegam ao nosso Brasil – logo adaptados à nossa realidade.
Algumas tendências surgem e desaparecem devido às suas repercussões; outras vêm e vão durante as décadas, conforme um novo olhar lançado pela moda. E, ocasionalmente, também surgem coisas novas, certamente.
Isso é o reflexo do que o mercado pede, o que as pessoas pedem e o que é possível fabricar e compor na atualidade com base na economia, nos costumes, nas exigências ambientais e muito mais.

Neste ano de 2021, algumas tendências ficaram mais em evidência nas casas modernas. Se pudéssemos resumir as decorações contemporâneas em uma única palavra seria ‘simplicidade’. Sim, esta é a marca registrada dos projetos realizados no momento.
Nesta linha já podemos citar três tipos de arte: em estilo industrial, com muitos materiais expostos, brutos, sem acabamento; estilo minimalista, bem elegante; e o escandinavo, mais aconchegante.
Também vem acontecendo desde o início do ano uma busca por uma retomada aos tempos passados, mais felizes – sentimento de nostalgia, provável consequência da pandemia.
Por isso, o estilo vintage voltou com tudo para 2021, com decorações compostas de peças com traços antigos, compondo ambientes sofisticados. E, por fim, os estilos boêmio e shabby chic, com visual mais descontraído, mas igualmente chique.


Como se destaca o design dos móveis?
Todos os estilos de decoração que citamos antes resultam em decorações com muita personalidade. Claro que elas não precisam ser empregadas nos ambientes de modo isolado.
Também é possível compor cenários fazendo uma mescla de estilos, ou melhor, móveis de linhas retas com itens decorativos de linhas sinuosas, expressando características masculinas e femininas e, assim, agradando a todos os gostos.
Note, através das ilustrações neste texto, que o conceito de ‘simplicidade’ está para todo o lado nas decorações de interiores de casas modernas.
Mesmo assim, a meta é atingir um nível máximo de conforto para os moradores; contudo, sem apelar para os excessos – seja nas cores, estampas ou texturas. Claro que o segredo, neste caso, é saber dosar para que os cômodos pareçam sempre atrativos.
E o que fazer para quebrar qualquer monotonia? Dar pequenos toques diferentes nos móveis. Por exemplo, criar relevos em desenhos geométricos; apostar nos detalhes em costuras e botões; nas texturas imitando couro, por exemplo; e muito mais.
Tudo que remete à natureza está bastante em voga na decoração contemporânea. Isto nós veremos sobretudo no tópico a seguir, quando nós conversaremos sobre as paletas de cores.


Leia também:
7 tendências no decor para repaginar a sua casa com pequenos detalhes
Quais as cores e estampas que melhor combinam com casas modernas?
Voltando a dizer, como percebemos, a vida sempre contagia o modo como compomos as decorações, manifestada na criação e relançamentos de tendências. Agora, estão em alta as cores neutras e mais sóbrias das paletas nas casas modernas.
Preto e cinza, principalmente, se misturam aos tons da natureza, como marrom, creme, mostarda, verde musgo, ocre, terracota, laranja e mais. É uma maneira também de deixar a casa mais aconchegante.
Uma das maiores apostas dos decoradores neste ano é a criação de ambientes tipo ‘tom sobre tom’, ou seja, cenários com variações claras e escuras de uma mesma cor.
Este pensamento combina muito bem com a ideia de um estilo minimalista e simples de decoração, como foi comentado antes. E quanto às estampas, destacamos as padronagens geométricas principalmente em papel de parede, tapetes, almofadas e cortinas.



Pronto, agora ficou fácil decorar sua casa moderna, ela vai ficar incrível!
Essas dicas de como decorar interiores de casas modernas foram criadas pela equipe Viva Decora.