Olhar Arquitetônico by Carla Mattioli

O Olhar Arquitetônico é uma boa maneira de conhecer mais a fundo alguns arquitetos que se destacam pelo Brasil. Na seção, que ainda tem pouco tempo de existência, já entrevistamos muitos profissionais e estamos nos esforçando ao máximo para trazer perfis cada vez mais inspiradores, tanto para quem quer seguir carreira quanto para quem apenas aprecia o bom gosto, a arquitetura e o design de interiores.

Deste modo, nossa convidada de hoje é a curitibana Carla Mattioli. A arquiteta, sócia de Maurício Pinheiro Lima (que já entrevistamos aqui), dá um show e nos mostra que decorar ambientes é sim algo bem importante para quem quer unir conforto e funcionalidade em qualquer espacinho da casa.

Sobre Carla Mattioli

Carla Mattioli sempre teve um apreço pela área de exatas e quase, mas por muito pouco, ela não entrou de cabeça no curso de economia. No entanto, mesmo optando pela arquitetura, a profissional só teve certeza do que queria quando começou a conhecer o trabalho na prática. “Acabei optando por arquitetura por ser a área de exatas ligada às artes. Mas só tive certeza mesmo que era essa minha área, quando comecei a fazer estágio e tive uma amostra do dia a dia da profissão”, conta ela.

carla-mattioli-projetos

produtos-para-decoracao

1. Mesa de Jantar Canton / 2. Cadeiras Cali / 3. Cristaleira Bristol /
4. Coifa Ilha Arix / 5. Cooktop Tramontina / 6. Bowl Bamboo

Assim, a paixão pela arquitetura só cresceu e hoje Carla Mattioli tem escritório próprio, juntamente com seu sócio – e também arquiteto – Maurício Pinheiro Lima. Juntos, os profissionais já criaram centenas de projetos e ainda participaram de grandes mostras e exposições – este ano, por exemplo, o escritório é um dos participantes da Casa Cor Paraná (Living com Lareira).

aspas


Para mim, arquitetura é aliar funcionalidade,
elegância e contemporaneidade”.


Influências contemporâneas

Por uma pequena amostra de projetos que colocamos aqui, é possível perceber que, assim como Maurício Pinheiro Lima, Carla Mattioli possui grande influência de profissionais brasileiros que possuem aquele ‘quê’ modernista. “Gosto muito de referências de arquitetos brasileiros. Por exemplo, Dado Castello Branco que tem uma linha contemporânea, sem esquecer do conforto em seus projetos”. Na lista, a profissional faz questão de citar também Arthur Casas, Isay Weinfeld, Guilherme Torres e Marcio Kogan.

carla-mattioli-ambiente-decorado

carla-mattioli-arquitetura

Mas, vale ressaltar que Carla sabe entender as necessidades de cada cliente e os projetos arquitetônicos e de interiores são tratados como único. Ela nos conta que é por meio de muita conversa que profissional e cliente chegam a um consenso, onde quem sai ganhando é o ambiente todo.

Um exemplo, é a Cozinha Gourmet de um projeto realizado para uma residência em Curitiba. No espaço, os profissionais mesclaram em um mesmo espaço uma bancada e uma mesa de jantar sem que a ideia soasse exagerada ou muito carregada visualmente. O objetivo principal era fazer com que o ambiente fosse funcional, mas que fosse aconchegante o suficiente para receber amigos enquanto o alimento é preparado.

carla-mattioli-decoracao

carla-mattioli-projeto

Um destaque interessante vai para as luminárias pendentes que dão um toque diferenciado à iluminação e o armário vermelho que quebra a atmosfera austera dos tons neutros e escuros.

E você, o que achou destes ambientes decorados por Carla Mattioli e Maurício Pinheiro Lima? Dê sua opinião nos comentários!

SERVIÇO:

Maurício Pinheiro Lima & Carla Mattioli
Site: www.mauriciopinheirolima.arq.br
Contatos: mauricio@mauriciopinheirolima.arq.br e
carla@mauriciopinheirolima.org.br

Imagens: Projetos/Maurício Pinheiro Lima & Carla Mattioli.
Imagem da profissional by Gerson Lima.

Deixe uma resposta