Como criar um cantinho de leitura no quarto? Veja dicas!

“A leitura engrandece a alma.” – Voltaire.

“(…) impulsiona sonhos e alimenta a alma.” – Érico Teixeira.

Tem dias que a pessoa chega a casa e só deseja descansar. Um dos ambientes que ela mais busca para isso é o quarto de casal.

Lá, ela pode relaxar deitada numa cama ou sentada em uma poltrona confortável – ao lado da mesa de cabeceira e com uma luminária de apoio -, lendo um bom livro. Essa área da casa vai sempre lhe proporcionar a possibilidade de renovar as energias e sentir alegria de novo.

cantinho-de-leitura-fotos
Ambiente by Patricia Martinez

Percebe o quanto é importante ter um canto de leitura dentro do seu quarto? Mesmo que você não seja uma pessoa estudiosa ou amante dos livros, vale a pena, sim, manter um espaço como esse reservado só para você – ou para o seu par. Cada vez que se sentir exausto, pode procurar este ponto do ambiente para estender as pernas, desprender a mente dos problemas e pensar em coisas positivas para a vida.

cantinho-de-leitura-dicas
Ambiente by Guardini Stancati Arquitetura + Designer

A força para enfrentar os desafios da vida está dentro de nós. Só que nem sempre é fácil acreditar nisso. Por este motivo é que o autoconhecimento é tão importante. Quando a pessoa é criança, o quarto é o primeiro espaço de contato com o mundo no qual ela testará as suas ideias, impressões, emoções e autonomia. E quando se é adulto, o quarto pode voltar a ser um seu refúgio – agora, para um aprendizado diferente, ainda mais íntimo.

Leia também:
Decoração com madeira: Como compor e harmonizar?
5 segredos ótimos de iluminação para casa

canto-de-leitura
Ambiente by Eduarda Corrêa

“A leitura engrandece a alma, pois ela é transformadora e nos leva a um pensamento crítico. É uma fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria. Sendo assim, a disciplina da leitura é alimento para a alma e seus benefícios serão percebidos ao longo da vida.” – Leiziane Batista de Mello.

cantinho-de-leitura-no-quarto
Ambiente by Rosangela Larcipretti

Um canto de leitura ideal para quarto de casal

Um quarto de solteiro costuma apresentar vários setores distintos, como de estudo, lazer, descanso, beleza, mídia e mais. Agora, um quarto de casal – talvez pelas proporções largas da cama – é dividido em menos áreas. Mas sempre é possível reorganizar os elementos e criar um canto especial, como de maquiagem, de trabalho ou de leitura – que, por vezes, se desenvolvem no mesmo local.

cantinho-de-leitura-quarto
Ambiente by Graziella Nicolai

Nesse ponto do ambiente, o designer de interiores, geralmente, propõe o acréscimo de móveis como poltronas ou divãs. Podem ser visto também, em suas propostas, inserido ao conjunto, pufes, mesas auxiliares, luminárias de bancada ou de piso, revisteiros, estantes e escrivaninhas. Obviamente, ter ou não todas essas peças, vai depender da área livre disponível, da proposta e do gosto do proprietário do imóvel.

cantinho-de-leitura-inspiracao
Ambiente by Bianchi & Lima Arquitetura

A poltrona ou cadeira do canto de leitura

Claro que, de todos os itens, o assento é a peça mais importante. Não se pode descansar e ler um livro sem se sentar, seria desconfortável. Então, um canto de leitura no quarto tem que ter, no mínimo, uma cadeira. E ela precisa ter braços, preferencialmente, e uma espuma de densidade adequada, dentro dos parâmetros recomendados. Ademais, um encosto suficientemente alto para apoiar as costas.

cantinho-de-leitura
Ambiente by Fernanda Azevedo Mancini

Essa cadeira precisa ter um material de revestimento, cor e textura que combine com o restante dos móveis do quarto. Seu tecido tem que ser bem resistente e confortável, que transmita, ao mínimo de toque na pele, nem a sensação de calor no verão nem de frio do inverno. E se a cama possuir uma cabeceira almofadada, as duas peças podem combinar. Mas, isto também vai depender de vários fatores projetuais.

canto-leitura
Ambiente by Tatiana Coutinho + Roberta Vilela e Zize Zink Arquitetura

comprar-moveis

Como decorar o canto de leitura do quarto de casal

Enquanto se faz a leitura de um livro é comum, de vez em quando, a pessoa pausar. Sendo assim, ela pode precisar apoiar o livro sobre uma mesa próxima à sua poltrona ou cadeira. Porque esse móvel também pode conter outros elementos adicionais de decoração – ou mesmo auxiliares, para a tarefa de estudo textual e análise de imagens.

cantinho-de-leitura-inspiracoes
Ambiente by Rodrigo Maia

Sobre a mesa lateral à poltrona pode ficar, por exemplo, um pequeno relógio, alguns exemplares de livros, um bonito suporte para celular e outro com lápis e canetas. Além disso, pode-se ter também uma fonte de água, um arranjo de flores e um abajur. E se ao invés de uma mesa for uma bancada ou mesa de cabeceira, pode-se ter um telefone, porta-retratos, difusor aromático e mais. Tudo ao gosto dos moradores da casa!

cantinho-de-leitura-imagens
Ambiente by Rodrigo Maia

Sobre a poltrona ou cadeira, é interessante manter um jogo de almofadas e uma manta, para a pessoa se reconfortar melhor no assento enquanto faz a leitura. Ao alcance das mãos, um cesto com exemplares de revistas. E aos pés, um apoio – que pode ser um elegante pufe ou, inclusive, um seat garden.

Gostou das sugestões? Então não perca tempo e crie seu canto de leitura.

Estas dicas para criar um canto de leitura em seu quarto de casal foram criadas pela equipe Viva Decora.

Imagens: Divulgação Viva Decora.