7 cadeiras famosas e com design que transformam seu decor

Mais do que deixar um ambiente bonito, a decoração precisa ser funcional. E para criar a melhor composição dentro de casa é preciso recorrer a referências em livros, internet e no design. Inclusive, o design tem papel fundamental dentro deste segmento e não é à toa que ele se tornou um objeto de inovação e estudo ao longo das últimas décadas. Por meio do design, surge a criatividade, os produtos de excelência e a necessidade de trazer mais simplicidade e beleza para a nossa vida. Um grande exemplo disso são as sete cadeiras famosas que separamos aqui que entraram para a história do design e que podem compor a decoração da sua casa agora. Confira!

Cadeiras famosas e, claro, funcionais

Para um amante do design, cadeiras não são apenas cadeiras. Não são apenas assentos dispostos estrategicamente dentro de uma sala, quarto ou cozinha. Algumas peças se tornaram objeto de desejo pelo seu caráter único, cheio de personalidade e que se destacaram por ter grandes nomes da arte e design por trás. Sim, por mais que os anos passem, elas continuam sendo uma referência e um grande curinga para deixar qualquer ambiente moderno.

cadeiras-famosas

cadeiras-famosas

É claro que o número de cadeiras famosas que existe por aí é muito grande e ia faltar blog pra tanto post sobre estas peças de desejo, mas aqui elencamos as queridinhas que todo mundo conhece ou que deveria conhecer. Provavelmente você já cruzou com todas elas por aí, mas aqui a gente destrincha e te dá o nome e sobrenome destas relíquias!

Cadeiras Eames

Charles e Ray Eames são os designers norte-americanos responsáveis pela criação de uma das cadeiras mais famosas do mundo. Com um quê vintage, as cadeiras Eames começaram a ser produzidas lá por volta da década de 1940 e, desde então, surgiram variações do modelo, bem como outras peças de desejo dos mesmos artistas. Aqui, especificamente, falamos do modelo Eiffel, produzida em metal e polipropileno, que possui referência direta à torre parisiense – e suas variações são tão lindas e moderninhas quanto. Identificadas por meio de siglas, cada uma delas traduz o estilo de dois artistas que continuam muito contemporâneos.

 cadeiras-famosas

Cadeira Panton

Com um quê surrealista, a cadeira Panton marca presença e não passa despercebida em qualquer cantinho que esteja. Toda diferente, parece até que ela é uma criação recente, né? Mas não! A peça possui meio século de existência e foi concebida pelas mãos de Verner Panton, designer dinamarquês conhecido por ousar nas formas e medidas pouco convencionais. Esta peça, especificamente, foi a primeira produzida inteiramente com plástico injetado e hoje é possível encontrar esta cadeira famosa nas mais diferentes cores.

cadeiras-famosas 

Cadeira Acapulco

Ao contrário dos outros modelos de cadeiras famosas já citados nesta lista, a peça Acapulco, especificamente, não possui autoria definida. Isto mesmo, não existe um nome por trás deste grande ícone do design. Alguns sites de nicho apontam que ela surgiu lá na década de 50 pelas mãos de um turista francês que passeava pela cidade mexicana de mesmo nome. Na época, Acapulco era uma região popular entre os famosos e as altas temperaturas (se é que foi isso mesmo) fez surgir uma peça tropical feita apenas com cordas de PVC e, digamos, ‘refrescante’.

cadeiras-famosas

Cadeira Louis Ghost

Esta é uma das cadeiras famosas mais modernas que conhecemos hoje. Isto porque, em sua essência, a cadeira Ghost é feita toda com policarbonato transparente. Originalmente desenhada pelo designer francês Philippe Starck para um restaurante em Paris lá no ano 2000, o modelo remonta as peças do período neoclássico. É muito resistente, fácil de limpar e ainda pode ser usada em ambientes externos.

 cadeiras-famosas

Cadeira Tolix

Presente em qualquer lista de cadeiras famosas e queridinha de composições dentro do estilo industrial, a cadeira Tolix nasceu na França, na década de 30, pelas mãos de Xavier Pauchard, que descobriu todo o poder da galvanização na produção de itens domésticos. Resistentes e empilháveis, hoje elas estão presentes em ambientes comerciais e residenciais sem nenhuma cerimônia.

cadeiras-famosas

Leia também:

Inspirações para integrar a cadeira Eames na decoração
Cadeira Panton é moderna e cheia de design. Que tal apostar?

Cadeira Series 7

Produzida pelo designer dinamarquês Arne Jacobsen em 1955, esta cadeira famosa é minimalista e funcional. Versátil, ela combina com qualquer tipo de estilo decorativo – ficando ótima, especialmente, na composição da mesa de jantar!

cadeiras-famosas

Cadeira Barcelona

A cadeira Barcelona não tem este nome por acaso. A peça famosa compôs a Exposição Internacional da cidade espanhola em 1929 e foi criada pelo arquiteto alemão Mies Van der Rohe. A cadeira é superconfortável, estofada e é muito utilizada hoje em dia em halls de entrada, grandes de sala de estar e saguões de hotel e condomínios. Imponência e modernidade são as palavras-chaves deste modelo.

cadeiras-famosas

cadeiras-famosas

Agora que você já conhece uma parte das cadeiras famosas, conta aqui nos comentários qual modelo você gosta mais. Tem alguma opção que não apareceu na lista? Opine aqui!

Imagens: Laboutiquedanoise, hellocoton, rous, Catkin, Skandium, Giulio Tanini, ­­Sherriwoodemmons, Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.