Cadeira Panton é moderna e cheia de design. Que tal apostar?

Descontraídas, coloridas e com design que desafia a gravidade, assim é a indefectível cadeira Panton. Se você gosta de decoração e procura por inspirações em livros e internet, já deve ter se deparado com esta peça em algum cantinho ou já é fã do modelo e tem, pelo menos, uma no quarto, na sala ou na cozinha. Sim, a gente sabe que a cadeira Panton é versátil, no entanto, apesar do ar modernoso, este móvel tem mais história do que nós imaginamos e, apesar de ser encarada como tendência contemporânea, a Panton marca presença há muito mais tempo na decoração – se bobear, antes mesmo de você ter nascido.

O charme e a irreverência da cadeira Panton

A cadeira Panton não tem este nome à toa. O mobiliário foi desenvolvido por meio de projetos do designer dinamarquês Verner Panton (1926-1998) na década de 1960. O profissional se tornou muito conhecido no design pelo estilo futurista, colorido e desafiador que criou ao longo dos anos de atuação e prova disso são suas peças que viraram objetos de desejo e estão reproduzidas em ambientes do mundo todo. De igrejas (sério, é verdade! Tem uma igreja com as cadeiras Panton!), a escritórios, todo mundo quer ou tem uma cadeira moderninha destas.

cadeira-panton-criador

“Escolher cores não deve ser uma aposta. Deve ser uma decisão consciente.
As cores têm um significado e uma função”, Verner Panton.

cadeira-panton-coloridas

cadeira-panton-para-casas

cadeira-panton-ideias

cadeira-panton-interessante

cadeira-panton-ideia

cadeira-panton-foto

A estrutura da cadeira Panton é bem simplista, mas as suas linhas sinuosas, sem ângulos retos, nos passam a sensação de que ela está flutuando e quando são bem coloridas, parecem um grande risco de tinta no espaço. Esta ideia de leveza é conseguida graças ao design, que desafia a lei da gravidade e se adapta às curvas do corpo humano, proporcionando muito conforto, apesar de não ter braços e nem pernas, como as cadeiras convencionais.

cadeira-panton-decor

cadeira-panton-imagens

cadeira-panton-diferente

cadeira-panton-montacasa

cadeira-panton-imagem

cadeira-panton-moderna

Outra característica da cadeira Panton é o material no qual é produzida: totalmente de plástico moldado e acabamento bem lisinho – o que remete às roupas e ao estilo da década de 1960. No entanto, devido ao caráter pop da peça, não demorou muito para que ela fosse produzida em grande escala e ganhasse o gosto não dos consumidores, mas também da concorrência, que viu uma oportunidade de mercado promissora para produzir peças semelhantes ou inspiradas no modelo matriz de Verner Panton.

cadeira-panton

cadeira-panton-criativa

cadeira-panton-clara

cadeira-panton-decoracao

cadeira-panton-para-sala-de-jantar

Aí surgiram as cadeiras Panton com acabamento em metal, com revestimentos em tecido e outras produzidas com outras matérias-primas, como acrílico e fibras, permitindo que estas cadeiras se harmonizem com qualquer estilo decorativo – da área externa ao lavabo. Há algumas, inclusive, produzidas em tamanho menor, ideais para cantinhos e quartos infantis. São uma graça!

cadeira-panton-amarela

cadeira-panton-fibras

cadeira-panton-fotos

cadeira-panton-casas

cadeira-panton-branca

cadeira-panton-colorida

cadeira-panton-legal

cadeira-panton-dica

cadeira-panton-dicas

Desafiando qualquer tendência passageira, pode-se notar que a cadeira Panton, nos seus mais de 50 anos de existência, está bem longe de ser over na decoração. Tanto é que muitos projetos atuais se utilizam das peças para criar um décor lindo e dentro do estilo pretendido. Do vintage ao moderno, esta cadeirinha é poderosa, hein? Na hora de escolher, atente a escolha do material, onde ela ficará e de que cor será. No Montacasa, por exemplo, há modelos neutros e coloridos para criar uma composição linda e sem exageros. Vem ver, vem!

cadeira-panton-comprar
Imagens: Um Brinco, Pinterest, Heart Fire At Home, Brasil Front, Essência Móveis, Priscilla Araujo, Annesage, Enever Design, Decori, Brasil Azy, Won Mark, For Fur, File Nades, Alpha, Sam Dizajner, Her Kommer, Ontrus, Apartament Therapy, Decoration Trend, Remont TBP, Zakladka MPB Lublin, Weissmann, The Avenuea, Me Inspira um Asilla, Delikatissen, Anonfed, Unitex, Planete Deco.