Caçarola na cozinha: dicas para apostar nesta panela

Cozinhar é um dos prazeres da vida, e saborear pratos com aroma e sabor incomparáveis é melhor ainda. Mas como preparar alimentos gostosos? Simples, mesmo se você não tem tanta experiência gastronômica, apostar em boas ferramentas é essencial para garantir que as suas experiências na cozinha sejam satisfatórias. Claro, seguir e apostar em boas receitas também é importante, mas contar com a panela ideal é o segredo. Por isso, na postagem de hoje, falaremos de um modelo em especial que faz bastante sucesso pela funcionalidade e pelo design: a caçarola. Tem uma dessa em casa? Ainda não? Então saiba um pouquinho mais sobre elas!

cacarola-comprar

cacarola

A versatilidade da caçarola é um diferencial

A caçarola, basicamente, é um tipo de panela com tampa que se diferencia dos modelos convencionais por apresentar dois pegadores pequenos, ao invés de apenas um cabo comprido. Nela, é possível preparar centenas de alimentos, em especial, carnes cozidas e ensopados. Se antes eram simples e de materiais comuns, hoje, as caçarolas são produzidas com diferentes tipos de matéria-prima e algumas delas são:

Caçarola de ferro: concentram o calor e são ideais para cozimento de alimentos de forma mais lenta.

Caçarola de cerâmica: são mais caras, mas o investimento vale a pena, pois são antiaderentes, conservam o calor e são fáceis de limpar.

comprar-panelas

cacarola-kitchenaid

Caçarola de alumínio: são as caçarolas mais comuns, contudo, influenciam diretamente no sabor do alimento, por soltarem um pouco do metal durante o cozimento.

Caçarola de barro: ideal para cozimento lento, estas panelas são mais rústicas, porém, conservam o sabor.

Leia também:
Panelas Ceraflame são boas? Tire suas conclusões aqui!
Quais são as melhores panelas para cozinhar? Saiba aqui!

Caçarola de cobre: assim, como a caçarola de alumínio, o cobre também pode liberar toxinas e influenciam diretamente no sabor do alimento e, claro, na nossa saúde.

Caçarola de inox: distribuem o calor de forma uniforme e não oxidam, contudo, liberam níquel – metal tóxico e prejudicial à saúde.

cacarola-vermelha

cacarola-panelas

Independentemente do tipo, a caçarola pode apresentar os diversos tipos de tamanhos, assim como as panelas comuns. O mais legal é que algumas marcas apostam no design e cores para deixar estas panelas mais graciosas e excelentes para complementar a decoração. A KitchenAid, por exemplo, marca tradicional na fabricação de utensílios para cozinha, fabrica modelos coloridos lindíssimos em ferro e interior em porcelana esmaltada. Os modelos que ilustram esta postagem são um bom exemplo de inovação.

Quanto ao preço da caçarola, os valores variam bastante de acordo com a qualidade e material. Há caçarolas de R$ 50 até R$ 900. Vale pesquisar e optar por boas marcas.

cacarolas

E aí, o que você acha de apostar nas caçarolas? Na loja virtual, há outros modelos, além de outros produtos mega interessantes para cozinha.

Deixe uma resposta