Cabeceira para cama box: opções lindas para decoração de quartos

Confira diversas opções de cabeceira para cama box e deixe a decoração do seu quarto ainda mais aconchegante, confortável e charmosa.

Ao chegarmos em casa depois de um exaustivo dia de trabalho, uma coisa prazerosa que desejamos encontrar logo é uma cama box confortável – com colchão alto, cobertas fofinhas e muitos travesseiros. 

Algo que pode fazer este conjunto se destacar ainda mais no cenário é a escolha de uma linda cabeceira. Esta peça deve servir para marcar a área da cama no ambiente, além de ajudar a enfatizar a decoração de quarto

cabeceira para cama box
Imagem by Revista Viva Decora

 

Características das camas box

No passado, não se achavam nas lojas outras camas que não fossem as tradicionais – com quatro pés, barras laterais, estrado e cabeceira – sendo o colchão vendido a parte. 

Agora, há outro modelo muito mais bonito, de aparência moderna e confortável, que é a cama box. A mesma parece um grande bloco de espuma com seis pés – podendo dois ou mais deles serem rodízios. Neste caso, não há barras laterais ou mesmo cabeceira.

As camas box são muito mais resistentes e confortáveis, se adequando melhor à coluna. Existem modelos que podem ser regulados para levantar costas e pés. Também os com camadas de espuma extra. 

E modelos com molas internas ensacadas, possibilidade de aquecimento, e sistema de assistência ortopédica. Inclusive, na hora da compra, é possível filtrar os modelos por densidade, de acordo com o peso do usuário.

cabeceira para cama box couro
Projeto by Marli Assis

São algumas medidas padrões de colchões de cama box:

  • cama solteiro = 78 x 188 cm;
  • cama casal comum = 138 x 188 cm;
  • cama queen size = 158 x 198 cm;
  • cama king size = 186 x 198 cm; e
  • super king size = 198 x 203 cm.

São algumas indicações de densidade para colchões de cama box:

  • para até 50kg e altura de 1,50 m = D23;
  • para até 70kg e altura de 1,60 m = D26 ou D28;
  • para até 80kg e altura de 1,70 m = D28 ou D33;
  • para até 100kg e altura de 1,80 m = D33; e
  • para até 120kg e altura de 1,90 m = D33 ou D40.
cabeceira para cama box espelho
Projeto by Marel – Grupo Factory

 

cabeceira para cama box projetos
Projetos by Carlos Rossi e Aquiles Nicolas Kílaris

 

Cabeceiras incríveis para a decoração de quarto

Existem vários modelos diferentes de cabeceiras para camas box. Como já comentamos antes, as camas box já vêm sem cabeceira, o que quer dizer que elas devem ser compradas a parte – ou feitas de forma personalizada, sob medida e em materiais alternativos, com um design bem criativo. 

A maioria das peças encontradas à venda é feita de madeira, sobretudo em aglomerado, como o MDF. E as mesmas devem ser fixadas às paredes por meio de suportes – também de madeira – e parafusos.

Claro que há cabeceiras para cama com um design diferente, especialmente quanto à sua materialidade. Por exemplo, cabeceiras que são feitas de gradil de ferro ou mesmo cabeceiras que são compostas de almofadas suspensas em varões. 

Também é possível substituir as cabeceiras tradicionais por desenhos  simples nas paredes, feitos com tinta ou adesivo. A simulação não protege o usuário, mas pelo menos otimiza a área do ambiente.

Imagem by Revista Viva Decora

 

Estilos de cabeceiras para cama box

As camas box ficam apenas encostadas nas cabeceiras, ou seja, sendo os dois móveis totalmente independentes. 

Contudo, neste caso, a importância da cabeceira na decoração de quarto permanece – protegendo o usuário e a própria cama do contato com a parede. Mas a relação é diferente agora, com a cama igualmente em destaque, mas sem se prender a marcações, podendo ser facilmente movimentada para a limpeza do cômodo.

Projeto by Pietro Terlizzi

 

O modelo de cabeceira mais utilizado em parceria com as camas box é aquele composto de chapas planas e em sentido horizontal – às vezes, tendo criados mudos fazendo conjunto. Esta opção é excelente quando a ideia é alongar o cenário. 

Normalmente, tais cabeceiras são compostas de duas ou três faixas separadas e em mesma distância uma da outra, começando a partir do nível do lençol para cima.

Projeto by SP Studio

Agora, se a intenção é destacar o pé direito do cômodo, os melhores modelos seriam aqueles verticais – do piso ao teto, de um lado ao outro da cama ou abraçando os criados. Este tipo de cabeceira fica muito bem com as laterais marcadas por espelhos. 

Mas, tanto as cabeceiras horizontais quanto as verticais podem ser compostas de placas de madeira almofadadas, ou seja, com a parte frontal coberta com espuma e tecido – como as capitonê.

Cada decoração vai “pedir” um modelo diferente de cabeceira. Inspire-se nos exemplos deste texto e escolha a cabeceira ideal para acompanhar a cama do seu quarto.

Projetos by Bárbara Dundes e Milla Holtz & Bruno Sgrillo Arquitetura

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta