Cabeças decorativas são uma tendência no decor. Conheça!

Exóticas, as cabeças decorativas são uma forma de fugir do óbvio e deixar o decor lindo. Veja fotos e dicas pra se inspirar e fazer bonito com estas peças!

Com certeza você já deve ter visto na TV ou mesmo conheceu alguém adepto de uma decoração exótica baseada em pendurar na parede cabeças de animais, certo? Até pouco tempo atrás consideradas um tanto quanto ‘overs’ por usar animais de verdade empalhados para chegar a um resultado satisfatório, hoje a tendência voltou repaginada e o que vemos é um festival de cabeças decorativas sem necessariamente matar o próprio animal pra isso (UFA!).

Se você é fã desta tendência e quer que as cabeças decorativas façam parte do decor da sua casa, eis que a gente resolveu abrir espaço para o assunto aqui no blog. Vamos conhecer um pouquinho?

cabecas-decorativas-para-quarto

As cabeças decorativas e o processo de taxidermia

A taxidermia, biologicamente falando, é o nome do processo no qual se realiza o empalhamento de animais. No processo, o principal material aproveitado é a pele do bicho, que é mantida intacta e colocada sobre um manequim de poliuretano que imita o corpo do animal. No âmbito científico, a técnica é muito utilizada a fim de complementar os estudos sobre espécies ainda pouco conhecidas pelo homem. Mas antes disso, a taxidermia já era utilizada por caçadores que queriam exibir os seus ‘troféus’, preservando o couro do animal e preenchendo com palha – foi aí que as primeiras cabeças decorativas começaram a aparecer.

cabecas-decorativas-de-alce

Leia também:
‘Greenery’ é eleita a Cor do Ano 2017 pela Pantone

No entanto, a prática de empalhar animais de verdade para complementar a decoração da casa ficou no passado. Hoje em dia, graças às tecnologias e as novas formas de reproduzir antigas técnicas, existem ótimas alternativas de trazer as cabeças decorativas para todos os cômodos da casa de uma forma simples e, muitas vezes, com a utilização de processos sustentáveis que não agridem a natureza em nenhum momento.

cabeca-decorativa

comprar-cabecas-decorativas

Tendência voltou com tudo no decor

Assim, novamente as cabeças decorativas voltam ao decor, mas agora totalmente repaginadas e supermoderninhas. Têm modelos feitos em resina, madeira compensada e até mesmo papelão – e o modo como são decoradas também pode variar, sendo, muitas vezes, coloridas, douradas e até minimalistas. E a escolha da cabeça decorativa vai depender do estilo decorativo definido por você dentro do cômodo e, olha, ô objeto facinho, facinho de se harmonizar dentro do cômodo.

Geralmente, a cabeça decorativa é colocada em um local de destaque da casa. Pode estar logo acima da cabeceira da casa, no hall de entrada ou em uma das paredes da sala. Inclusive, a harmonização pode ser composta não só com uma cabeça decorativa, mas com várias – basta escolher uma peça de mais destaque e opções menores para ficar em volta desta peça maior. O resultado fica superbacana.

cabecas-de-animais-decorativas

Outra ideia bem legal é compor cabeças decorativas junto com quadros. Basta integrar à parede quadros de diferentes molduras e em um espacinho, encaixar a cabeça decorativa. E colocar a peça dentro de uma moldura também vale! E tem inspirações que encontramos pela web na qual a cabeça decorativa recebe algumas flores – o que deixa a harmonização rústica e delicada, tudo ao mesmo tempo.

cabecas-decorativas-de-alce

cabecas-decorativas

Vale lembrar que existem as cabeças decorativas ‘cruas’, na qual você realiza o trabalho de customização. O legal é que assim você consegue criar uma peça única e totalmente personalizada de acordo com as cores e estampas que quer. Só atenção: certifique-se que você está usando a tinta certa para o material da peça e procure por inspirações antes de sair pintando tudo, pois, do contrário, o feito passará bem longe do desejado.

Agora conta pra gente, você adotaria as cabeças decorativas em sua casa? Como você utilizaria estas peças no seu cômodo? Conte tudo nos comentários!

Imagens: West Elm Sheltness, Natalia Style, Paper Art, Ciklith Home Designs.
Com informações de Terra e Mundo Estranho.