Já viu? Bolinha de cotton da Tailândia é o novo trend decor

Com o passar dos anos, os estilos decorativos se renovam e sempre recebem os mais diferentes tipos de roupagem. Em sua essência, eles permanecem com as mesmas características, claro, mas, independente do estilo, sempre há algo novo para agregar e o item pode ser de qualquer parte do mundo. Um exemplo disso é a bolinha de cotton da Tailândia, você já ouviu falar? Se ainda não, a gente fez um post completo e cheio de inspirações para você adotar esta mais recente novidade entre as tendências de decoração.

A origem da bolinha de cotton tailandesa

A bolinha de cotton é de origem tailandesa e muitas regiões do país asiático utilizam o material como oportunidade de negócio. O próprio governo incentiva algumas fábricas a criarem vagas de emprego e dar oportunidade a muitas mulheres, que fazem as bolinhas e conseguem aumentar a renda familiar. Na cidade de Chiang Mai, situada ao norte da Tailândia, por exemplo, as bolinhas de cotton são muito populares e fazem a cabeça dos turistas, que enchem as malas com muitas peças feitas a partir destes materiais esféricos.

bolinhas-de-cotton-thai
Em Ching Mai, as mulheres são as principais produtoras de bolinhas de cotton. E o aparelho para a produção de fios de algodão é a principal ferramenta de trabalho, além das mãos, claro.

A bolinha de cotton é produzida de forma totalmente artesanal. Um balão é soprado e cria o que será o ‘molde da bolinha’. Após, os fios de algodão são tecidos, embebidos em uma goma natural e, em seguida, são girados por todo o balão até criar uma de ‘capa’ de fios. Após, estas bolinhas são penduradas em um varal para secar e então o balão é estourado para e puxado para fora.

bolinha-de-cotton

Com a bolinha de cotton é possível criar os mais diferentes objetos de decoração, sendo o mais comuns dos itens, a famosa luminária de fio. Mas é bem comum os próprios tailandeses usarem estas bolinhas em comemorações como casamento e ano novo, jogando a ‘makong’ pra cima, o que dá um lindo apelo visual. O único detalhe que deve ser observado é a conservação das bolinhas – como são feitas com fios de algodão, deve-se deixá-la longe da umidade ou em contato direto com a água.

Leia também:
[TESTE] Qual é o seu estilo de decoração?

bolinhas-cotton

Para se tornar mestre nas bolinhas de cotton, é preciso se dedicar ao trabalho artesanal por, no mínimo, três meses e a habilidade para fazer cada bolinha, só melhora ao longo dos anos. Depois de feitas, as bolinhas de cotton são comercializadas nos mercados e feirinhas noturnas da Tailândia e, hoje em dia, há muitas empresas que estão exportando estes itens para diversos lugares do mundo, o que fez ela se tornar uma febre na decoração.

comprar-bolinhas-de-cotton

bolinhas-de-cotton-comprar

Aqui, no Montacasa, por exemplo, a loja Cormilu trouxe esta tendência para o nosso marketplace. Ela acabou de entrar para o nosso hall de parcerias e oferece como exclusividade as tradicionais as luminárias de fio com bolinhas de cotton da Tailândia. É uma das poucas empresas que oferece esta tendência no Brasil e ainda com a disponibilidade de compra online. Então, agora você pode ter este artigo decorativo da Tailândia na sua casa.

Bolinhas de cotton na decoração

A bolinha de cotton está ganhando as graças de quem ama decoração, sobretudo quem aprecia e gosta de valorizar o handmade e as boas pitadas de casualidade. Dependendo das cores que usar (sim, os fios de algodão assumem os mais diferentes tons!), o ambiente pode ficar mais cool ou então mais moderninho. Tem também as opções mais neutras, ideais para ambientes mais clássicos, na qual a peça não assume tanto protagonismo.

bolinhas-de-cotton

bolinhas-de-cotton-tailandia

Assim, elas podem ser colocadas estrategicamente num aparador no hall ou sala de estar, em cima de uma mesa de centro, esticadinha sobre uma penteadeira ou espelho e toda harmonizada com a cabeceira da sua cama. Tanto faz, além de deixar o ambiente lindo durante o dia, as bolinhas de cotton garantem uma iluminação linda e alternativa durante a noite. Tem como não amar?

Outro detalhe: as bolinhas de cotton também podem estar presentes em festividades e fazer parte da decoração das mais diferentes festas.

Agora conta pra gente o que você achou das bolinhas de cotton e se usaria aí na decoração da sua casa. Vale lembrar que o Montacasa tem muitas peças e aqui no site e você pode comprar tudo online. Confira!

Sobre a Cormilu

cormilu-logoA Cormilu é especializada na comercialização de luminárias artesanais. Tendo como carro-chefe as tradicionais bolinhas de cotton, a empresa investe na qualidade e na história cultural que estas peças possuem. São pioneiros ao trazer esta tendência decor para o Brasil e agora você pode encontrar esta novidade aqui no Montacasa.

Imagens: Luminart, Cotton Ball Lights, Pinterest, Lumi And Co, Ball Design CZ, Lala Rabelo.
Com informações de Cotton Ball Lights, Asia Travel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *