Em dia de festa em casa é uma disputa para encontrar onde sentar. As banquetas na decoração de ano novo são uma alternativa de assento extra. Saiba porquê.
O fim de ano está chegando e com ele várias festividades. É tempo de chamar os familiares e os amigos para curtir, em união, ótimos momentos de descontração e alegria.
Agora, para quem gosta de promover estas confraternizações dentro de casa, deve se preparar, pois para receber bem as pessoas pode ser necessário arranjar assentos extras. E móveis coringas para situações como estas são as banquetas, por exemplo.

Trabalhando o layout da casa para receber melhor os visitantes
Pergunte a si mesmo: por que será que cada vez mais os arquitetos são procurados para criar projetos de varandas gourmet e ambientes integrados?
A explicação é simples. A ideia é valorizar os imóveis para que os mesmos possam oferecer espaços que promovam melhor o encontro das pessoas em casa. Assim todos podem passar mais tempo juntos, sem estarem escondidos atrás de paredes.
Em uma situação em que se tenha sala e cozinha integradas, tanto quem trabalha com alimentos quando quem se diverte assistindo televisão divide a mesma área. São os móveis e acessórios que promovem a divisão dos setores da planta.
Porém, neste caso, as pessoas podem ver umas às outras, sem bloqueios, enquanto realizam diferentes tarefas. Isto incentiva a boa convivência e a intimidade, fora as situações bem alegres.

Mas para que todos se sintam acolhidos, confortáveis, alegres e em paz, é preciso trabalhar melhor o layout da casa. Não é adequado receber os amigos em meio ao caos.
É preciso pensar os espaços de modo a oferecer boas condições para que todos fiquem bem no local e a confraternização possa, de fato, acontecer. Por exemplo, criar várias “ilhas funcionais”.

Na sala é importante não apenas ter um bom estofado voltado para a TV – para quando os moradores queiram assistir filmes -, mas assentos extras para os visitantes.
Também seria interessante ter um recanto para servir pequenos lanches, ou quem sabe uma bancada extensa – entre sala e cozinha –, para complementar a área de refeições.
A varanda também é um ambiente social muito importante. Nos novos empreendimentos imobiliários este espaço costuma ser bem amplo – às vezes até integrado com a sala de estar –, oferecendo muitas opções de funcionalidades.
Nesta zona de casa pode-se ter outro jogo de estofados e cadeiras, além de mesas bar e mais móveis – tudo escolhido pensando em conforto e diversão.


Trabalhando os cômodos sociais da casa para a festa de Ano Novo
Como já se pôde perceber, cozinha e sala integradas, mais a varanda, são consideradas áreas de convivência importantes nas residências.
Provavelmente, estes espaços terão sempre trânsito liberado para visitas. É por isto que merecem um tratamento decorativo especial. E especificamente em ocasiões de festa, como é o caso do Ano Novo, por exemplo, receber um toque a mais de estilo.
Depois da casa limpa e organizada, é vez de enfeitar os cômodos sociais para fazer a recepção da família e dos amigos.
Para uma festividade tradicional, basta colocar próximo do sofá e das mesinhas auxiliares alguns banquinhos e cadeiras extras, visando acomodar o máximo de pessoas. Mas, para a virada do ano, geralmente, o costume é preparar uma bonita mesa da ceia.
Agora, e se não há como acomodar todos os convidados ao redor da mesa de jantar, o que fazer?
Bem, daí uma solução bem descontraída seria servir algumas pessoas no balcão ilha da cozinha ou na bancada frente à churrasqueira na varanda gourmet. E é aí que entra a ideia de se usar e abusar das banquetas nas decorações de festas de fim de ano.


Banquetas na decoração de Ano Novo
Atualmente, é cada vez mais comum o uso de banquetas em cômodos sociais das residências. Isto que estas peças são muito bonitas e versáteis.
Muitos modelos são leves, podem ser levados de um lado a outro dentro de casa – servindo para a criação de novas “ilhas funcionais” sempre que necessário. De acordo com a necessidade, podem ser assentos extras e até mesas altas improvisadas.

Os arquitetos de interiores já sabem: banquetas são ótimas para compor decorações de vários tipos e estilos de ambientes. Dependendo do material que são feitas, podem conferir mais sofisticação ao cenário. E, talvez, seja a melhor alternativa para recepcionar convidados – principalmente em espaços mais compactos. Portanto, é pode ser a solução para acomodar mais pessoas em sua festa de fim de ano.
Posicione banquetas em locais estratégicos no layout de sua cozinha, sala de jantar e varanda. Faça com que essas peças fiquem voltadas umas para outras – ou para o centro do ambiente –, promovendo o encontro e estimulando a conversa entre os usuários.


Já decidiu quais tipos de banquetas podem combinar com a decoração de sua casa? Então, não deixe de acrescentar essas peças aos ambientes e garanta um final de ano confortável para todos os seus convidados.
Essas dicas dos usos de banquetas na decoração de Ano Novo foram criadas pela equipe Viva Decora.