Use banquetas para deixar sua casa linda e não faltar lugar para ninguém no Ano Novo

Em dia de festa em casa é uma disputa para encontrar onde sentar. As banquetas na decoração de ano novo são uma alternativa de assento extra. Saiba porquê.

O fim de ano está chegando e com ele várias festividades. É tempo de chamar os familiares e os amigos para curtir, em união, ótimos momentos de descontração e alegria. 

Agora, para quem gosta de promover estas confraternizações dentro de casa, deve se preparar, pois para receber bem as pessoas pode ser necessário arranjar assentos extras. E móveis coringas para situações como estas são as banquetas, por exemplo.

Banquetas na decoração de Ano Novo
Projeto by Metrik Design

Trabalhando o layout da casa para receber melhor os visitantes

Pergunte a si mesmo: por que será que cada vez mais os arquitetos são procurados para criar projetos de varandas gourmet e ambientes integrados? 

A explicação é simples. A ideia é valorizar os imóveis para que os mesmos possam oferecer espaços que promovam melhor o encontro das pessoas em casa. Assim todos podem passar mais tempo juntos, sem estarem escondidos atrás de paredes.

Em uma situação em que se tenha sala e cozinha integradas, tanto quem trabalha com alimentos quando quem se diverte assistindo televisão divide a mesma área. São os móveis e acessórios que promovem a divisão dos setores da planta. 

Porém, neste caso, as pessoas podem ver umas às outras, sem bloqueios, enquanto realizam diferentes tarefas. Isto incentiva a boa convivência e a intimidade, fora as situações bem alegres.

Projeto by Bender Arquitetura

Mas para que todos se sintam acolhidos, confortáveis, alegres e em paz, é preciso trabalhar melhor o layout da casa. Não é adequado receber os amigos em meio ao caos. 

É preciso pensar os espaços de modo a oferecer boas condições para que todos fiquem bem no local e a confraternização possa, de fato, acontecer. Por exemplo, criar várias “ilhas funcionais”.

Banquetas na decoração de Ano Novo
Projeto by Mariana Borges e Thaysa Godoy

Na sala é importante não apenas ter um bom estofado voltado para a TV – para quando os moradores queiram assistir filmes -, mas assentos extras para os visitantes. 

Também seria interessante ter um recanto para servir pequenos lanches, ou quem sabe uma bancada extensa – entre sala e cozinha –, para complementar a área de refeições.

A varanda também é um ambiente social muito importante. Nos novos empreendimentos imobiliários este espaço costuma ser bem amplo – às vezes até integrado com a sala de estar –, oferecendo muitas opções de funcionalidades. 

Nesta zona de casa pode-se ter outro jogo de estofados e cadeiras, além de mesas bar e mais móveis – tudo escolhido pensando em conforto e diversão.

Projeto by Aquiles Nicolas Kílaris

 

Banquetas na decoração de Ano Novo
Projeto by Espaço do Traço Arquitetura

Trabalhando os cômodos sociais da casa para a festa de Ano Novo

Como já se pôde perceber, cozinha e sala integradas, mais a varanda, são consideradas áreas de convivência importantes nas residências. 

Provavelmente, estes espaços terão sempre trânsito liberado para visitas. É por isto que merecem um tratamento decorativo especial. E especificamente em ocasiões de festa, como é o caso do Ano Novo, por exemplo, receber um toque a mais de estilo.

Depois da casa limpa e organizada, é vez de enfeitar os cômodos sociais para fazer a recepção da família e dos amigos. 

Para uma festividade tradicional, basta colocar próximo do sofá e das mesinhas auxiliares alguns banquinhos e cadeiras extras, visando acomodar o máximo de pessoas. Mas, para a virada do ano, geralmente, o costume é preparar uma bonita mesa da ceia.

Agora, e se não há como acomodar todos os convidados ao redor da mesa de jantar, o que fazer? 

Bem, daí uma solução bem descontraída seria servir algumas pessoas no balcão ilha da cozinha ou na bancada frente à churrasqueira na varanda gourmet. E é aí que entra a ideia de se usar e abusar das banquetas nas decorações de festas de fim de ano.

Projeto by Karen Pisacane e Aquiles Nicolas Kílaris

 

Projeto by Galpão Design Arquitetura, interiores &CO.

Banquetas na decoração de Ano Novo

Atualmente, é cada vez mais comum o uso de banquetas em cômodos sociais das residências. Isto que estas peças são muito bonitas e versáteis.

Muitos modelos são leves, podem ser levados de um lado a outro dentro de casa – servindo para a criação de novas “ilhas funcionais” sempre que necessário. De acordo com a necessidade, podem ser assentos extras e até mesas altas improvisadas. 

Projeto by Iara Kilaris

Os arquitetos de interiores já sabem: banquetas são ótimas para compor decorações de vários tipos e estilos de ambientes. Dependendo do material que são feitas, podem conferir mais sofisticação ao cenário. E, talvez, seja a melhor alternativa para recepcionar convidados – principalmente em espaços mais compactos. Portanto, é pode ser a solução para acomodar mais pessoas em sua festa de fim de ano.

Posicione banquetas em locais estratégicos no layout de sua cozinha, sala de jantar e varanda. Faça com que essas peças fiquem voltadas umas para outras – ou para o centro do ambiente –, promovendo o encontro e estimulando a conversa entre os usuários. 

Projeto by Revista Viva Decora

 

Banquetas na decoração de Ano Novo
Projeto by Aquiles Nicolas Kílaris

Já decidiu quais tipos de banquetas podem combinar com a decoração de sua casa? Então, não deixe de acrescentar essas peças aos ambientes e garanta um final de ano confortável para todos os seus convidados.

Essas dicas dos usos de banquetas na decoração de Ano Novo foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta