Árvore de Natal: 5 coisas que NÃO podem faltar para o final de ano

Arrumar a casa para o Natal tem que ser um ritual de amor. E a decoração da árvore de Natal deve ser o símbolo disso. Veja alguns exemplos.

Árvores de Natal, de longe, parecem todas iguais. Mas, ao olharmos de perto, podemos perceber detalhes diferentes em cada árvore de Natal. Isso vai depender de onde, para qual finalidade e até por quem elas foram montadas. 

Então, mesmo que a base seja sempre muito parecida – em formato de pinheiros, tuias e mais -, é a personalização que trará toda a graça. Então, que estilo de decoração pensa em fazer na sua casa neste ano?

Montamos uma lista especial de tudo que acreditamos que não deveria faltar em uma árvore de Natal decorada. E, olha, não tem a ver só com enfeites não, mas com sentimentos também. Faça este momento de decorar a melhor brincadeira da temporada.

#1 Simbolismos

Com o passar dos anos, a festa do Natal começou a ser uma moda para o mercado. Não podemos esquecer de que se trata de uma comemoração religiosa, carregada de muito simbolismo. 

Aliás, os símbolos do Natal podem fazer parte da arrumação da nossa casa durante o período das festas de final de ano. Portanto, se você se preocupa com a mensagem emitida pelas decorações, deveria conhecer o significado por trás de importantes elementos desta festa. 

  • A estrela de natal lembra a chegada dos três reis magos e o próprio menino Jesus;
  • Os hinos anunciam o nascimento da criança;
  • As velas acesas representam a fé;
  • O presépio é a representação do momento comemorado;
  • Os anjos são importantes ornamentos de Natal, como mensageiros de Deus anunciando a chegada do Natal;
  • A árvore de Natal enfeitada é a maior tradição dessa festa que simboliza vida e esperança;
  • A guirlanda simboliza eternidade e as suas folhas verdes, a esperança também.
  • Já o Papai Noel foi incorporado às decorações como representação dos gestos de bondade.
Projetos by BHG e Unsplash
Projetos by Pexels e Makeit Loveit

#2 Tradições na árvore de Natal

Agora você já conhece todos os principais símbolos da festa de Natal. Mas a decoração da sua casa também pode seguir uma linha tradicional que respeita os costumes da sua própria família neste feriado. 

Algumas culturas adotaram grande parte das práticas dos países nórdicos. Por isso, é comum ver famílias pendurando meias em frente à lareira, mesmo aqui no Brasil. Além disso, podemos encontrar enfeites à venda em formato de casinhas e biscoitos de gengibre, confeccionados por pais e mãe na véspera do dia 25 de dezembro.

Se a sua família for mais religiosa, será muito importante construir na decoração da casa um canto para o presépio. Também poderá ser deixado um espaço no centro de mesa da sala de jantar durante os últimos meses do ano para coroa do advento, uma espécie de guirlanda onde se coloca quatro velas, uma para cada semana antes da data – uma forma de contagem para as crianças. 

Por fim, podemos chamar a família toda para ajudar a personalizar a decoração. Uma tradição que todos podem adotar é a colocação de enfeites customizados ou até mesmo fotografias na árvore de Natal.

Projetos by Patty Lye
Projetos by Pottery Barn e Franziska Hubener

#3 Cores, textura e movimento

Decoração de Natal precisa expressar muita alegria. Como podemos fazer isso através da decoração? Exatamente, incorporando elementos alegres aos cenários.

Uma estratégia é usar e abusar de uma paleta de cores que estimulam a diversão – com toques de vermelho ou ainda em tons de laranja e amarelo-ouro. 

Também vale a pena criar pontos de interesse através de elementos com bastante e textura, como é o caso dos ramos verdes da própria árvore de Natal, além de bolinhas e outros  elementos multifacetados. Por último, podemos usar os cordões, fitas e luzinhas – sem contar os objetos reflexivos – para dar movimento à decoração.

Projetos by Casa Abril e Tamara Araujo

Leia também:
Mesa posta de Natal, como montar?

#4 Soluções criativas na árvore de Natal

Elaborar uma decoração de Natal é a chance perfeita para colocar em prática suas habilidades  manuais e criatividade. Praticamente tudo pode virar enfeite dependendo do seu tratamento.

Por exemplo, existe uma tendência recente de se utilizar flores ou arranjos para montar decoração de Natal. É possível até ver árvores de Natal com muito menos simbolismo, decoradas com frutas secas ou artificiais, e até simplesmente pequenos pacotinhos de presentes. 

São diferentes interpretações para uma mesma comemoração. Um jeito mais neutro de decorar, que compromete menos o visual da decoração local pré-existente e que também se adequa facilmente ao planejamento da festa de Ano Novo.

árvore de Natal branca
Projetos by Very e Viva Decora
árvore de Natal colorida
Projetos by Better Homes and Gardens e Sisoo

#5 Espírito infantil

Certamente, o propósito das decorações de Natal ganha uma proporção maior por conta da alegria das crianças. Pensando nelas que muitas famílias elaboram essas decorações de final de ano. 

Contudo, existe também uma criança dentro de cada um de nós que admira e se encanta com essas produções. Quando olhamos uma árvore de Natal, realmente sentimos o significado do seu simbolismo, com o nosso coração se enchendo de esperança – mensagem reforçada pelos próprios tons de verde presentes na árvore.

Já pensou por que tantos enfeites de Natal são  em tons de vermelho? Para decoração de interiores, esta cor representa o amor. Mas ela também pode representar alegria; por isso teria sido atribuída à ação de São Nicolau, o bispo que inspirou a criação da figura do Papai Noel. 

Inspire-se na sua história e em todos os contos de Natal para criar uma decoração que faça brotar os melhores sentimentos no seu coração e de toda sua família. Vale apostar em elementos  em formato de renas, bonecos de neve, doces e balas, elfos, e muito mais.

árvore de Natal vermelha
Projeto by Unsplash

Tudo vai ficar lindo! Escolha sua árvore e feliz Natal!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta