5 arquitetos famosos que você precisa conhecer

Conhecidos pelas grandes maravilhas que criam ao redor do mundo, os arquitetos, com seus traços e elementos marcantes característicos, ganham fama e nome com suas obras. Mas não é só isso. A cada projeto concluído, eles ganham mais um pedacinho do mundo e como é de se esperar, por trás de cada grande obra, existe um grande arquiteto. Deste modo, conheça cinco arquitetos famosos que inspiram qualquer um que aprecia belas maravilhas do mundo da arquitetura.

Dentre os arquitetos famosos, um brasileiro: Oscar Niemeyer

arquitetos-famosos

Nascido no Rio de Janeiro, Niemeyer estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Influenciado principalmente pelo suíço Ler Corbusier, suas obras não demoraram a ser reconhecidas nacional e internacionalmente. Conhecido também por projetar os prédios públicos de Brasília, como o Congresso Nacional do Brasil, Palácio Alvorada e a Catedral do Brasil, Niemeyer foi nomeado diretor do departamento de arquitetura da Universidade de Brasília e membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos. Em 1988, foi premiado com o prêmio Pritzker de arquitetura. Oscar Niemeyer faleceu no dia 05 de dezembro de 2012.

arquitetos-famosos-congresso
Congresso Nacional, Brasília.

 

Le Corbusier

arquitetos-famosos-le-corbusier

Charles Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido por Le Corbusier, nasceu em La Chaux-de-Fonds, na Suíça e foi um grande arquiteto, pintor e urbanista. Sendo um um dos arquitetos mais famosos do século XX, o profissional buscou a sua essência arquitetônica em vários países por onde passou, admirando principalmente a arquitetura grega. Revolucionou com o uso de novos materiais como o concreto armado, que garante resistência e flexibilidade, muito usado, inclusive, nos projetos de Niemeyer.

Leia também:
Olhar Arquitetônico by Carol Rivelli
Olhar Arquitetônico by Renata McCartney

arquitetos-famosos-onu
Sede das Nações Unidas, Nova York.

Homem culto e muito inteligente, desenvolveu diversas pesquisas na arquitetura, o que lhe rendeu diversos artigos e livros publicados. Entre suas obras mais conhecidas estão a sede das Nações Unidas em Nova York e a Chapelle Notre-Dame-du-Haut, que é uma das capelas mais famosas do mundo, na França. Le Corbusier morreu em 27 de agosto de 1965, aos 77 anos.

Arquiteto Renzo Piano

arquitetos-famosos-renzo

Nascido em Gênova, Itália, Renzo Piano é um importante arquiteto e político italiano, conhecido por obras mais modernas e tecnológicas. Formado pela Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão, Renzo Piano acumulou diversos prêmios com o Prêmio Pritzker de Arquitetura e a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitetos.

arquitetos-famosos-pompidou
Centro Georges Pompidou, Paris.

Sua obra mais conhecida é o Centro Georges Pompidou, que é considerado um dos principais exemplos da arquitetura hi-tech. Fundado em 1977 em Paris, na França, Piano desenhou juntamente com o também arquiteto Richard Rogers. Diferentemente de muitos arquitetos famosos, Renzo Piano é conhecido por utilizar-se de diversas formas e materiais nas suas obras. Acredita que cada nova obra é um começo de vida e, portanto, faz delas projetos únicos e diferenciados.

comprar-tapetes-montacasa

Zaha Hadid

arquitetos-famosos-zaha

Representando a classe feminina na arquitetura, Zaha Hadid entra em nossa lista de arquitetos famosos, por realmente ser uma profissional de renome premiada e prestigiada pelos projetos e exposições que realiza pelo mundo. A arquiteta de origem iraniana estudou em Londres e por lá se estabeleceu trabalhando e ao mesmo tempo lecionando. Quanto ao seu estilo, pode-se dizer que Zaha é conceitual e bastante criativa. Uma de suas obras mais famosas foi o Centro Aquático de Londres, o espaço dedicado a natação das Olimpíadas de Londres. O local basicamente feito com concreto alumínio e aço, ainda possui vãos que permitem a entrada de luz natural.

arquitetos-famosos-aquatics-centre
Centro Aquático, Londres.

A arquiteta foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, em 2010.

Frank Owen Gehry

arquitetos-famosos-frank

Nascido no Canadá, em 1929, Frank Owen Gehry marca a arquitetura com ousadia e obras muito importantes para urbanização mundial. O profissional estudou em Harvard, mas muito antes de pensar em seguir esta carreira, Gehry, ainda menino, gostava de brincar com blocos de madeira e ousava nas formas em cerâmica. Ele também ganhou o prêmio Pritzker Prize e dentre suas obras mais importantes podemos destacar o Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, Espanha, e o Walt Disney Concert Hall, Estados Unidos. Para quem quer conhecer mais o trabalho do profissional vale assistir o documentário biográfico Sketches of Frank Gehry (2005) aqui.

arquitetos-famosos-bilbao
Museu Guggenheim Bilbao, Bilbao.

E você, tem um arquiteto famoso favorito? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Veja Abril, Egon Eierman Moebel, Phaidon, Dac, Tech Zulu, Desenvolvimentistas, Forskning, Ilusiona Viajes, Arktetonix.

Deixe uma resposta