Deixe-nos adivinhar: está um calor intenso na sua região e a única saída foi comprar um ar-condicionado, certo? No entanto, apesar da instalação ter sido feita da forma correta e o aparelho estar refrigerando deliciosamente, ele, definitivamente, não combinou com a decoração da casa. É parece algo irrelevante, mas instalar o sistema de refrigeração em um local correto pode transformar o decor e, inclusive, o funcionamento dele, sabia? Por isso, neste post, elencamos algumas saídas para integrar o ar-condicionado na decoração, seja para quem já comprou o equipamento para este verão ou para aqueles que estão prestes a comprar. Confira!
Boas saídas para integrar o ar-condicionado na decoração
A melhor saída para integrar o ar-condicionado na decoração é disfarçar o equipamento no ambiente por meio de caixas, armários e portas. Vale destacar que mesmo ocultando a parte interna ou a parte externa, estes ‘recipientes’, precisam contar com aberturas para que o aparelho consiga realizar a troca de ar corretamente, sem consumir mais energia do que o necessário. Esta é uma ótima saída, principalmente, para quem já instalou o ar-condicionado, pois estas caixas são construídas em volta do aparelho, sem precisar desinstalá-lo ou movê-lo.
Vale destacar que estas caixas para ar-condicionado precisam de o mínimo de análise antes de montá-las para que elas combinem com o espaço como um todo. Normalmente elas são feitas de madeira e podem ter as mais variadas cores. Na web, não encontramos um fabricante especializado na produção destas ‘capas’, no entanto, serviços de marcenaria podem dar conta do recado e construir algo bem legal e baratinho!
Leia também:
Tá calor? Saiba como refrescar o ambiente com dicas simples!
Outra saída é investir nos adesivos para ar-condicionado. Apresentando as mais diferentes estampas, texturas e cores, há modelos específicos principalmente para o estilo hi-wall, aquele bonitinho que fica instalado na parede e bem perto do teto. Olha só estas opções aí embaixo que mesclam o clean, despojado e o ousado:
Os modelos futurísticos de ar-condicionado
Assim como a tecnologia inova nos mais diferentes setores da sociedade, nos sistemas de refrigeração as invenções estão aí para comprovar que refrigerar ou aquecer é apenas uma vantagem mediante as funções ótimas apresentadas pelos modelos das principais marcas. Quando se trata de decoração, estas ideias, por exemplo, são um show à parte:
O Twilight, por exemplo, é um projeto desenvolvido por estudantes brasileiros e será comercializado, em breve, pela Brastemp. A ideia é fazer do ar-condicionado um separador de ambientes moderno e muito funcional. Esta fina película do aparelho, inclusive, permite ver filmes e ainda acessar à internet, como se fosse um projetor.
Já o LG Whisen, vai mais além e seu principal diferencial é o comando de voz controlado a até cinco metros de distância. Ligar, desligar e trocar funções é algo do passado. Outro detalhe interessante é o design do modelo, bem diferente dos aparelhos convencionais. Em formato de totem, o aparelho cabe em qualquer cantinho da casa.
O Art Cool é uma linha de aparelhos da LG que tem por princípio valorizar a decoração com o uso do ar-condicionado. Este modelo, em especial, fica instalado na parede, no entanto, ele está longe de parecer um sistema de refrigeração, isto porque o equipamento possui uma tela retrátil com imagens que podem ser trocadas de acordo com seu gosto pessoal. Além de refrigerar, ele ainda conta com sistema de purificação de ar.
Se você ainda não comprou o seu modelo de ar-condicionado para decorar, analise as possibilidades econômicas e funcionais, o design dos produtos oferecidos no mercado e o estilo que mais se adequa a sua necessidade. Basicamente, há estas opções aqui:
_
Cassete: é um estilo de ar-condicionado, instalado no teto. Como não está diretamente no campo de visão, ele consegue passar, muitas vezes, despercebido no espaço.
–
–
_
_
Slit Hi-Wall: é o mais utilizado e conhecido nos dias atuais. O design fino, possibilita que o estilo se integre totalmente ao décor. Vale ressaltar que o modelo ‘split’ não é só um privilégio do hi-wall. Todo equipamento dividido em duas partes – condensadora (externa) e evaporadora (interna) é um split.
–
–
_
_
Portátil: apresentam grande facilidade de mobilidade, no entanto, necessariamente, precisam estar em contato direto com a área externa por meio de um duto, instalado e adaptado em janelas e portas de correr.
–
–
–
_
_
Piso/Teto: é um modelo grande e muito utilizado em empresas e departamentos comerciais por sua versatilidade de instalação, que pode ser tanto no piso quanto no teto.
–
_
_
_
_
Janela: é um dos equipamentos mais ‘antiguinhos’ entre os estilos de ar-condicionado. De maneira geral, não apresentam tantas tecnologia e funções como os modelos anteriormente citados e, ainda, precisam ser instalados em um espaço em contato direto com a área externa, como uma janela, por exemplo (por isso o nome!).
_
Bem, agora você não precisa passar calor com medo de não conseguir integrar o ar-condicionado na decoração. O que achou das dicas? Conte pra gente nos comentários!
Imagens: Air Connect, Pix Goog, Engadget, Tecnologia Terra, Blog PoloAr, Espaço Casa, Whiriskey, Chitem Creations, Blog Uash, QB Fab, Addicted 2 Decoration, Homens da Casa, Dies Dicant, Digi Plus USA, Comprando Meu Apê, MPH Home, Inspiring Interiors Ideas.