Decoração de sala de jantar: aparador para sala e muitos outros móveis

Aparador é um móvel complementar e que pode servir de apoio à mesa de jantar. Saiba mais sobre aparador para sala e como integrá-lo no decor.

Responda: o que é uma sala de jantar para você? Bem, não precisa ser necessariamente um cômodo com quatro paredes, sabemos disso. 

Este ambiente pode estar integrado ao espaço de uma sala de estar, cozinha ou varanda, desde que haja um conjunto de mesa e cadeiras para cumprir a sua função. Mas, já pensou por que algumas decorações apresentam também um aparador ou balcão buffet? 

Projeto by Oliva Arquitetura

O que é um aparador, afinal?

Aparar. Aparador. Há uma relação entre estes termos. Quer dizer que este móvel servirá de apoio a algum objeto ou item decorativo. Isto vai depender do ambiente onde tal peça será utilizada. 

Mas, tenha em mente que ele pode servir à decoração de vários ambientes, além da sala de jantar – incluindo hall, sala de estar, varanda, quarto e outros. Por isto é que existem tantos modelos diferentes de aparadores nas lojas.

Basicamente, os aparadores, em geral, são móveis bem simples. Eles são nada mais do que um tampo retangular e quatro pés. 

Esta pequena mesinha costuma apresentar medidas em torno de 90 a 100 cm de comprimento, 40 a 50 cm de profundidade, e 75 a 80 cm de altura – proporcional ao nível da mesa. Abaixo do tampo pode haver uma pequena gaveta, e entre os pés alguma prateleira.

Projeto by Oscar Mikail

A função de um aparador na sala de jantar

Se um aparador dá apoio a algo, quer dizer que se trata de uma peça complementar em uma sala. No caso de um conjunto de sala de jantar, o aparador serviria como auxiliar da mesa de jantar.

No móvel principal ficariam os pratos, copos, taças, talheres e tudo mais que as pessoas necessitarão para as suas refeições. Já neste segundo, podem ficar dispostos os pratos preparados, como um buffet.

Agora, o momento das refeições é breve. Quer dizer que, no restante do tempo, o aparador também deverá desempenhar outro papel. Seu espaço de tampo não deverá ser desperdiçado. 

Então, no dia-a-dia, fora das refeições, este mesmo móvel pode dar apoio a quadros, vasos, arranjos, porta-retratos e outros elementos de decoração para enriquecer o cenário.

Aparador para sala
Projeto by Marília Veiga
Aparador para sala vidro
Projeto by Ana Luisa Previde

O conjunto de móveis ideais para sala de jantar

Já sabemos, portanto, que precisamos de um conjunto de mesa e cadeiras para a sala de jantar. Este conjunto pode ser pequeno – com duas cadeiras – ou grande – com 6, 8 ou mais cadeiras – vai depender do tamanho do espaço. E se couber mais na sala, é interessante ter ainda outros móveis complementares, como o aparador. Mas será que é só isto?

Bem, na verdade não. Podemos ter uma bancada extra, além de bancos e banquetas no local também. Para guardar toda a louça, incluindo pratos e talheres, ter por perto da mesa de jantar um balcão buffet. E para expor peças mais valiosas – de louça, prata ou cristal – uma bela cristaleira.

Aparador para sala cromado
Projeto by Juliana Pippi
Projetos by GF Projetos e Vanessa Trad

Modelos de aparador para sala de jantar

Então, voltamos à questão do aparador. Como dito antes, existem diversos modelos diferentes deste móvel nas lojas. 

Alguns foram pensados para ficarem direto sobre o chão e outros para serem suspensos – veja o exemplo em vermelho em uma das imagens deste post. E já que esta peça vai ficar tão perto da mesa de jantar, é interessante que combine com a mesa ou contraste com ela de uma maneira especial, de acordo com uma proposta decorativa.

Projeto by Hercules Bassalo

Bem, observando todas as imagens, podemos ver que existem muitos modelos modernos de aparador. Os de linha reta e cores neutras são a maioria. 

Há tipos em madeira natural, com traços rústicos. Os em madeira com acabamento, em laca. Os com pés metálicos, com pés palitos, com partes coloridas, espelhadas e transparentes. Com pés dobrados ou cruzados. E ainda muitos outros modelos.

Projetos by CSDA arquitetura + decoração e Graziella Costantino
Projeto by Lina Eleutério
Projeto by TT Interiores

Agora, é só escolher o aparador que lhe agrada mais e o que pode valorizar a decoração da sua sala de estar. Lembre-se de brincar com as cores e as texturas do cenário. 

Encontre uma combinação bonita e sofisticada e misture tudo com elementos alegres; coloque personalidade nos detalhes. Só assim você encontrará uma combinação realmente interessante para a sua casa.

Essas dicas de decoração de aparador para a sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora

Deixe uma resposta