Ambiente Decorado da Semana | Calina Mussi

Morar em apartamentos, sobretudo pequenos, tem se tornado uma alternativa interessante para quem quer gastar pouco e viver com menos, no entanto, parece que decorar espaços mais compactos é bem mais fácil que equilibrar visualmente espaços maiores, mas, por experiência própria, posso confessar: a tarefa exige bastante atenção, pois todos os cantinhos precisam ser otimizados da melhor forma possível para que tudo caiba e esteja no lugar certo – sem exageros.

É por isso que esta seção do blog se preocupa em trazer ideias bacanas para que os projetos de ambientes decorados sirvam como uma inspiração. Hoje, por exemplo, nossa convidada é a arquiteta Calina Mussi e o espaço proposto por ela ilustra tudo o que acabamos de mencionar: um apartamento moderno do tipo estúdio com 40 m2 pertencente a um casal maduro sem filhos.

Os diferenciais do ambiente decorado

Este ambiente decorado foi projetado para ser um verdadeiro refúgio em meio a correria de uma grande metrópole. O casal, que mora distante do local de trabalho, resolveu manter este apartamento para que o espaço fosse uma moradia alternativa e, assim, evitassem o deslocamento diário e que ocuparia um grande tempo do dia. No entanto, apesar do caráter ‘secundário’, já que os moradores não vivem de fato neste local, as ideias do projeto foram pensadas para que eles se sentissem em casa, mesmo não estando na casa principal.

Os cômodos valorizaram o trabalho e a rotina rápida. No quarto de estudos, por exemplo, uma grande bancada substitui a mesa de escritório e a estante, além de abrigar muitos livros, tem espaço também para objetos decorativos delicados. A poltrona na lateral, quebra o dinamismo e traz conforto para a rotina atribulada.

ambiente-decorado-comprar

1. Poltronas Oppa / 2. Luminárias Pendentes Oppa / 3. Almofadas Lolahome / 4. Vasos Oppa/ 5. Baús Decorativos Pop Decor / 6. Banquetas Muma.

Imagens de produtos são ilustrativas. Atualizamos os links para as categorias das lojas parceiras pra você sempre ter o que precisa à mão! 😉

Já na cozinha, a bancada dá o ar da graça novamente e perceba: ela tem o tamanho perfeito para abrigar confortavelmente duas pessoas. A ideia de integrar cômodos, traz mais dinamismo ao apartamento – justamente o que o casal precisa para o dia a dia.

ambiente-decorado-calina-mussi

Cores por todos os lados

Não precisa de muita análise para perceber que as cores são um grande diferencial deste ambiente decorado. Todos os cantinhos recebem uma gama de tons intensos, justamente trazer energia e movimento – algo que os moradores precisam bastante. “Quando este casal me procurou, vinha com a certeza de que queria um espaço funcional e prático, mas acima de tudo queriam cor. Por se tratar de um estúdio, tudo precisou ser bem planejado para que eles pudessem morar e trabalhar com conforto. Os materiais foram escolhidos para que fossem de fácil manutenção e limpeza e também, que fossem duráveis”, conta Calina.

ambiente-decorado

ambientes-decorados

Para quem quer apostar nas cores, o bom senso e o equilíbrio são elementos importantes para que o ambiente decorado seja um espaço lindo. Os mais ousados, preferem trazer as cores na parede, mas nada impede que os tons sejam trabalhados em estampas, acessórios e outros objetos decorativos.

Sobre Calina Mussi

Calina Mussi é arquiteta formada pela Universidade Estadual de Londrina. Há mais de 20 anos na profissão, inclusive com escritório próprio em Curitiba desde que se formou, a profissional escolheu a área, pois sempre teve habilidades artísticas – o que aprimorou o seu bom gosto. “Sempre tive aptidão e sensibilidade pelas artes em geral. Sempre gostei de pintar, desenhar, cinema, teatro, mas a arquitetura foi uma decisão já da fase adulta. Quando tive que fazer escolha para o vestibular, optei pela área que me deu a oportunidade de unir todas as artes dentro de um todo”.

calina-mussi

.
.
“O melhor segredo para decorar é extrair o máximo de informação da personalidade de cada cliente. O resultado só será maravilhoso se ele gostar e ele só vai gostar se se identificar com o próprio espaço. Nada adianta uma peça de decoração maravilhosa e cara, se o cliente não gosta dela. Um elemento curinga? Sim. Espelhos são sempre bem-vindos.”
.
.
Calina Mussi tem como inspirações Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas, mas ela faz questão de salientar que eles não influenciam no seu estilo próprio – que varia com as solicitações de cada cliente. Nestes anos de atuação no mercado, Calina já participou de muitas mostras e exposições – sendo a Morar Mais 2012 uma de suas favoritas pelo projeto Sala com Lareira.

E você, gostou deste ambiente decorado? Conte pra gente!

Imagem da profissional by Casa Sul.
Imagens do ambiente by Marcelo Stammer.

Deixe uma resposta