Ambiente Decorado da Semana | Ana Vilas Boas

Se tem uma coisa que toda a equipe Montacasa AMA é decoração e para abrir a temporada 2016 da seção Ambientes Decorados do blog, trazemos a arquiteta curitibana Ana Vilas Boas. Para quem ainda não conhece, vale explicar rapidamente – esta categoria é dedicada aos amantes do bom gosto que são famintos por inspirações. Nós entramos em contato com o arquiteto, pedimos as melhores dicas e, de quebra, você conhece um pouquinho do trabalho que ele desempenha a nível regional ou nacional.

Nosso objetivo principal é fazer com que você se inspire e renove o seu lar – seja radicalmente ou parcialmente – com muito estilo e personalidade, e nada melhor que um profissional para passar os melhores segredinhos, né?

Por dentro do ambiente decorado da arquiteta

A arquiteta Ana Vilas Boas é da cidade de Curitiba, Paraná. No escritório VB2 Engenharia e Arquitetura, a profissional realiza centenas de trabalhos, mas aqui vamos focar e um ambiente decorado em especial: um apartamento reformulado para trazer todo o aconchego, conforto e privacidade aos moradores.

A pedido dos clientes, Ana usou e abusou dos tons suaves e neutros, mas, para trazer personalidade ao decor, a profissional teve a ideia de inserir cores vivas por meio da obra de arte colocada logo acima do sofá. A tela, com formas e cores muito estimulantes, é do artista plástico José Gonçalves. Aí na sua casa, provavelmente deve sim ter um espacinho para um ou mais quadros e eles, claro, podem ser uma ótima saída para quem quer decorar a casa de uma forma diferente.

quadros-move-images

decorar-sala

sofas-montacasa

O apartamento – independentemente do tamanho – pode ser um espaço legal para receber amigos, porém, você pode se perguntar: como deixar o ambiente decorado com personalidade e ao mesmo bem aconchegante? A ideia da arquiteta neste caso foi criar um bar tradicional dentro do apartamento. Logicamente, tudo vai depender do espaço, mas, dependendo, é possível até criar uma bancada onde possa rolar um bom bate-papo entre você, anfitrião, e seus convidados.

ambiente-decorado

decoracao-de-sala
Decoração de sala de jantar segue no mesmo estilo do restante do decor: cores neutras e mobiliários sofisticados.

Desafio superado

Um projeto arquitetônico envolve muitos desafios – e quem é arquiteto, principalmente sabe: nem sempre algo sai como o esperado e neste momento é preciso ter jogo de cintura para suplantar as dificuldades que aparecem e satisfazer o cliente. Neste apartamento, por exemplo, o elevador privativo abria-se diretamente para a sala – o que poderia roubar um pouquinho do espaço dos moradores. Foi então que Ana Vilas boas decidiu pela funcionalidade neste ambiente decorado. “Para garantir mais privacidade e um toque de originalidade neste projeto, fizemos uma divisória de madeira que não tira a visibilidade da sala. No espaço em frente criamos um pequeno lounge masculino para degustação de bebidas e charutos. Simples, funcional e elegante”, finaliza ela.

ambiente-decorado-da-semana

De fato, este truque original permitiu mais privacidade aos moradores e a ideia até pode servir como inspiração aí pra você que tem o mesmo problema. O destaque mais elegante vai para as poltronas e o clima todo intimistas criado com a iluminação certa. Aliás, isso é mais uma dica pra você: pensar na iluminação também faz toda a diferença e transforma o espaço.

Sobre a arquiteta

Ana Vilas boas nos conta que sempre foi fascinada por arquitetura e decidiu que queria seguir esta carreira de uma forma bem precoce. “Quando tinha 8 anos minha mãe contratou uma arquiteta para decorar nosso apartamento, desde então decidi que seria esta minha profissão”, conta. Hoje, além de manter características próprias de trabalho, Ana Vilas Boas tem como referência tanto profissionais de renome local quanto mundial.

ana-paula-vilas-boas-arquiteta


“Quanto mais a casa tem a cara de seu dono, mais bonita ela é. Para mim decorar bem é encontrar este equilíbrio entre o que o cliente sonha e a estética e funcionalidade. ”

Como arquiteta, Ana Vilas Boas já participou de mostras, como a Artefacto Curitiba. E ela acredita que não há segredos para decorar quando existe muita dedicação e trabalho para satisfazer o cliente.

E você, gostou desta inspiração de ambiente decorado? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta