Segredos do Chef | Alexandre Bressanelli

Ser chef de cozinha nunca esteve tão em alta – e não é para menos. Com tantos realities shows de culinária e cursos de gastronomia espalhados pelo Brasil, muita gente está pegando gosto pelo ramo e fazendo do ato de cozinhar, uma profissão. Mas muito antes de qualquer ‘moda’, existe uma geração de chefs de cozinha que começaram bem antes de qualquer referência televisiva. É o caso de muitos chefs que já passaram por aqui e, em especial, de Alexandre Bressanelli. Que ilustra nossa seção ‘Segredos do Chef’ de hoje. Confira!

Leia também
Segredos do Chef Ivo Lopes
Quem são os melhores chefs do Brasil? Veja lista!

A trajetória de Alexandre Bressanelli na gastronomia

O sobrenome de Alexandre não esconde. De origem italiana, o chef sempre nutriu um amor pela gastronomia, muito por conta da família, que trabalhava na área. Então, muito antes de fazer qualquer curso ou ter contato com grandes profissionais, Alexandre Bressanelli teve que aprender tudo com muita força de vontade e num momento em que a culinária não era tão glamourosa quanto é hoje.  “Quando tinha 19 anos comecei a minha aventura no mundo das panelas. Naquela época não era tão fácil assim como hoje. Tinha mesmo que aprender ‘na marra’. Todos meus amigos indo para a faculdade cursando engenharia ou direito e eu nas panelas”, conta Bressanelli.

chef-alexandre-bressanelli

E apesar de ir à contramão de todas as profissões tradicionais da época, Bressanelli alçou voos muito altos, que nem mesmo ele imaginava. Em sua vasta carreira, já teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes da alta gastronomia mundial: passou pelo restaurante Roanne, do chef francês Emmanuel Bassoleil, e também  trabalhou ao lado de Alex Atala, no restaurante Filomena. “O lado extrovertido e criativo dele (Alex Atala) sempre  foi muito instigante para mim.  Era uma vida muito corrida. Eu trabalhava todos os dias da semana”, conta o chef que resume ambas as experiências de trabalho como bastante proveitosas e únicas para sua carreira.

alexandre-bressanelli-receitas
O chef Alexandre Bressanelli compartilha muito dos seus pratos nas redes sociais. Vale a pena seguir! @alebressa

acessorios-de-cozinha

Carreira esta baseada em muito comprometimento e que passa bem longe do glamour dos programas de TV. Para quem acha que ser chef de cozinha é fácil, Bressanelli faz questão de ressaltar que muitas vezes é preciso abrir mão de muita coisa para ser reconhecido. “Todos acham que a vida de chef é fácil e glamourosa. Na verdade ela é muito boa e gratificante, mas já deixei inúmeras vezes a família me esperando ou não compareci em alguma festa devido ao trabalho”.

Ensinar e aprender constantemente

Paulistano de nascença e curitibano de coração, mesmo nas horas em que não está na cozinha, Alexandre passa longe dos grandes cartões postais da capital paranaense e gosta mesmo de passar um bom tempo pelos corredores do mercado municipal da cidade. E não é para menos, o local é um celeiro de aromas, sabores e ingredientes que não são encontrados em qualquer outro ponto da cidade.

Bressaneli atua como chef de cozinha há 26 anos e desde 2000 compartilha conhecimento culinário sendo professor. Atualmente, além de chef consultor, ele leciona em uma das principais escolas do ramo, o Centro Europeu, e foi nesta área que ele se encontrou profissionalmente e mais do ensinar, ele aprende todos os dias. “Certamente vejo um qualidade extraordinária em todos os que servi ou ensinei algo. […] E meu papel como chef é cada vez mais motivar esse espírito de paixão e alegria em cada um que passa pela minha frente”.

alexandre-bressanelli-chef

alexandre-bressanelli

“Meu segredo é estar disponível para cozinhar qualquer coisa. Seja um foie gras ou um arroz com feijão. Sempre da mesma forma apaixonada.”

Segredinhos do chef

Independente da carreira, a experiência faz toda a diferença na hora de trabalhar. Muitos dos macetes e segredinhos da cozinha são descobertos com muita prática e disciplina. E com tanto tempo entre as panelas, o chef Alexandre Bressanelli também tem seus truques. Os ingredientes que nunca faltam na cozinha dele é parmesão, azeite de oliva, além de ervas e vegetais frescos. O chef também faz questão de ter uma wok e uma faca bem afiada à mão – essas peças são verdadeiros curingas na cozinha dele.

Uma receita by Alexandre Bressanelli

nhoque-de-batata-salsa-receita

.

Se você gosta do trabalho de Alexandre Bressanelli, que tal levar um pouquinho dos segredos do chef aí pra sua casa. Como o chef, especialmente, ama preparar massas, ele nos passou um prato bastante especial: Gnocchi de batata salsa ao creme de alho poró e Parma. Vale a pena anotar e fazer!

.

Gnocchi de batata salsa ao creme de alho poró e Parma

Ingredientes:

– 300 g purê de batata salsa;
– 100 g de farinha de trigo;
– 1 gema;
– Sal;
– Noz moscada;
– 300 g de creme de leite fresco;
– 1 alho poró em tirinhas;
– 50 g de presunto de Parma em tirinhas.

Modo de preparo:

– Misture a batata salsa, a farinha, gema e sal. não trabalhar muito a massa. Enrole e corte em pedaços pequenos. Cozinhe em água fervente e dê o choque térmico.

– Para o molho, coloque o alho poró numa frigideira e refogue rapidamente, temperando com sal.

– Numa frigideira, colocar o creme de leite e deixar ferver. Junte o alho poró e o presunto. Acerte o sal.

– Sirva sobre o Gnocchi de batata salsa salpicado de parmesão ralado na hora.

Gostou de conhecer um pouquinho do trabalho do chef Alexandre Bressanelli? Mesmo se já conhece o trabalho do profissional, deixe sua opinião aqui nos comentários!

Imagens: Reprodução Instagram e Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.