Como aplicar adesivos na decoração? Veja dicas e inspirações!

Os adesivos na decoração já existem há muito tempo no mercado, mas agora eles ganharam novas formas e modos de uso para casa. Veja dicas e inspirações!

O conceito sobre o que é ou o que não é bonito para decoração de interiores tem mudado muito ao longo dos anos. No momento, pode-se dizer que os adesivos na decoração estão em alta. Eles já existem há muito tempo, mas, ultimamente, têm evoluído tanto que ganharam novas formas e modos de uso para casa. Não é à toa que viraram um item queridinho de muitos projetistas – fazendo, a cada dia, mais adeptos.

Leia também:
5 motivos para adotar adesivo de azulejo na decoração
5 motivos para você optar pelo papel de parede adesivo

Sabe quando você pensa que precisa renovar o visual dos ambientes, mas não quer gastar muito dinheiro com reformas? Bem, é aí que se deve recorrer às soluções mais simples de decoração – e os adesivos são um ótimo exemplo. Eles podem ser aplicados em qualquer cômodo, móvel ou outro elemento que se queira dar um destaque especial. Aposte nesta ideia. Sua casa vai ficar personalizada, colorida e divertida!

adesivos-na-decoracao
Gislene Lopes e Natália Salla

As vantagens dos adesivos na decoração da casa

Os adesivos na decoração mais comuns vendidos no mercado são feitos em vinil e apresentam diversas cores, estampas, texturas e tamanhos diferentes. E ainda existem empresas que oferecem a possibilidade do cliente encomendar um modelo personalizado de acordo com seu gosto e necessidade. Todas são opções muito baratas e simples de aplicar nas superfícies, ou seja, muito vantajosas.

adesivos-na-decoracao
Paulinho Peres

Quando aplicados nos interiores, os adesivos proporcionam um ar de modernidade e charme às residências. O bom é que eles podem ser trocados a todo o momento, sem complicação ou sujeira, e não deixando a base danificada. Assim, rápido e fácil, todo o cenário é modificado em minutos. Essa é uma ideia muito boa para quem tem um imóvel alugado e que não pode ter as paredes pintadas ou perfuradas, por exemplo.

Como escolher o adesivo ideal para a sua casa?

Hoje em dia, existem muitos tipos diferentes de adesivos para decoração.  A pessoa não precisa escolher, necessariamente, um modelo nas mesmas cores da casa. Figuras de cores fortes podem se destacar mais aos olhos. Mas é melhor manter o bom senso. Tons vibrantes ficam ruins sobre paredes de cores igualmente vibrantes. Para não errar, o ideal é optar por cores neutras e linhas simples, criando uma atmosfera mais amena.

adesivos-na-decoracao
Iara Kilaris e Aquiles Nicolas Kilaris

É possível encontrar, nas lojas especializadas em artigos para o lar, adesivos com padrões nunca antes imaginados. Existem os modelos “pop art”, “lousa”, “imitação de tijolinho”, “imitação de cimento queimado”, os que formam painéis fotográficos, e outros exemplos. Claro que tem uns e outros que acabam virando, num certo momento da moda, os mais ou menos preferidos dos decoradores.

adesivos-na-decoracao
Mutabile Arquitetura e Design Gráfico

Os adesivos geométricos são excelentes para deixar o visual dos interiores mais dinâmico e contemporâneo. Os tipos “frases e citações” combinam com ilustrações e peças de artes, enriquecendo a decoração. Mas o que tem sido mais utilizado em propostas contemporâneas de arquitetura e design é os “adesivos para azulejos”. Eles imitam ladrilhos antigos e são aplicados sobre revestimentos de cozinhas e banheiros.

adesivos-na-decoracao
Triplex Arquitetura

Como aplicar os adesivos na decoração de interiores?

Quando o assunto é decoração de interiores, normalmente, os adesivos são aplicados em paredes. Para assegurar sua aderência, as superfícies precisam estar, no momento da aplicação, bem limpas, sem umidade, furos ou rugosidades. Também é recomendado que não haja muita incidência de luz solar ou calor. Do contrário, mesmo sendo um resistente, pode descolar e comprometer a decoração.

adesivos-na-decoracao
Paula e Andrea Petini

Adesivos de parede ficam ótimos em home offices, salas de estar, de jantar e de TV. Módulos menores também podem ser empregados em cozinhas, banheiros e varandas. A peça precisa ter uma proporção adequada em relação ao espaço onde será aplicada. Uma composição muito extensa deixaria o cômodo “carregado” demais.

adesivos-na-decoracao
Juliana Pippi e Paulinho Peres

 

comprar-adesivos

Também é possível colar adesivos em outras superfícies lisas, como vidros, portas de quartos, portas de móveis e eletrodomésticos. Uma geladeira velha, por exemplo, pode ganhar cara nova e passar a combinar melhor com a cozinha. A folha de vidro do box do chuveiro pode ser o elemento único de decoração no banheiro. E um aparador ou cômoda sem graça ficar totalmente personalizado.

adesivos-na-decoracao
Lorrayne Zucolotto e Biju Decoração Reuso

Em um dormitório, as opções são ainda mais ilimitadas. Os decoradores costumam aplicar adesivos em cabeceiras, atrás de penteadeiras ou frente a espelhos.

adesivos-na-decoracao
Lorrayne Zucolotto

Roupeiro de criança fica muito bonito com figuras de personagens dos seus brinquedos ou desenhos animados prediletos. Em espaços infantis é permitido explorar, ao máximo, os temas lúdicos, estimulando a criatividade dos pequenos.

adesivos-na-decoracao
Marel – Grupo Factory e Lucia Tacla

Gostou das ideias para adotar adesivos na decoração? Transforme agora mesmo qualquer ambiente de sua casa utilizando adesivos!

Estas dicas de uso de adesivos na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Imagens: Divulgação Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.