Abajures para sala: itens que iluminam e dão charme

Iluminação é um item que não pode ser deixado de lado quando se pensa na decoração de casa. Com o poder de reduzir ou aumentar, além de dar mais beleza ao espaço, os pontos luminosos podem estar presentes nas mais diferentes formas: luminárias, arandelas, plafons e, claro, um ‘ancião’ presente desde os tempos da Era Renascentista, o abajur. Cheios de estilo e com design particular, os abajures para sala são uma ótima saída para quem quer dar aquele toque intimista e poderoso no ambiente. Então, que tal separar um espacinho para eles?

abajures-para-sala-criativos

Abajures para sala são peças cheias de história

O Abajur é de origem europeia e nasceu em meio a efervescência renascentista, lá pelo século XVI (sim, muito antes do surgimento da lâmpada elétrica!). Pelo nome, não é difícil adivinhar de onde ele veio e ao analisar a etimologia da palavra, nos deparamos com um termo dignamente francês: ‘abat-jour’, que significa ‘quebra de luz’. De modo prático e fazendo jus ao significado da palavra, a estrutura característica do item atenua a intensidade luminosa presente no espaço com ajuda de uma cúpula, gerando um ponto luminoso intimista e agradável aos olhos.

abajures-para-sala

abajures-para-sala-diferentes

Mas, se hoje utilizamos como parte do décor, na sua história, os abajures surgiram como um item importante para a iluminação pública das ruas de Paris e só depois ganharam espaço dentro de casa, principalmente depois da invenção da lâmpada elétrica – momento em que os abajures para sala atingiram seu ápice.

abajures-para-sala-de-estar

abajures

abajures-para-sala-dica

abajures-para-sala-escolher

Quando ligado, os abajures para sala têm o poder de transformar positivamente o espaço e, com um caráter bastante funcional, possibilitam o descanso ou a simples leitura. Contudo, mesmo quando estão desligados, as peças, sejam grandes, pequenas, coloridas ou neutras, não perdem o seu charme e permanecem como um elemento decorativo lindo e que se harmoniza com o restante do décor.

Leia também:
Luminárias divertidas garantem um décor criativo. Veja ideias!

abajures-para-sala-foto

abajures-para-sala-fotos

abajures-para-sala-ideia

abajures-para-sala-ideias

abajures-para-sala-modernos-e-diferentes

abajures-para-sala-montacasa

abajures-para-sala-novidades

abajures-para-sala-pequena
Na hora da escolha, é importante você saber que o grande leque de opções de abajures para sala te deixará bastante em dúvida, e o ideal é optar por modelos que combinem com o estilo decorativo previamente definido por você. Por exemplo: se a decoração é minimalista, peças em tons preto e branco com um toque de metal caem muito bem; já em ambientes mais despojados – os modelos coloridos são lindos; nos ambientes rústicos – itens feitos em materiais alternativos e em cores terrosas são perfeitos.

abajures-para-sala-coloridos

abajures-para-sala-decor

abajures-para-sala-modelos

O tamanho dos abjures para sala também varia bastante e o ideal é escolher por uma peça proporcional ao espaço que ele vai ficar. Peças maiores, só em salas grandes!

abajures-para-sala-decoracao

abajures-para-sala-modernos

abajures-para-sala-precos

abajures-para-salas

abajures-para-sala-criativos

O preço dos abajures para sala também varia bastante de acordo com a marca e/ou empresa que comercializa. Normalmente, o valor vai depender da estrutura da peça: ao mesmo tempo que existe abajures mais simples que usam materiais alternativos, quase artesanais, há aqueles mega modernos e com design exclusivo. Deste modo, tudo vai depender do seu orçamento.

Imagens: Lounge Miami, 3D House Download, Home Modish, HGTV, Tara Belkart, Advice For Home, Icoupie, Innovation Studio, Star Manner, Amorty, Home Portfolio, InnatCascade, Losing Horns, Decorating Files, Home Arrangement, Homes Design, Nevaramk, Amazon, My Advice 14, JBear13.

Deixe uma resposta