7 (ou mais) utensílios de cozinha que não podem faltar na sua casa

Você acabou de casar ou então foi morar sozinho, mas a quarentena atrapalhou seus planos de equipar o novo lar? Pode ser ainda que tudo o que você queira seja apenas repaginar a sua casa durante esse período? Então saiba que para arrumar os cômodos é preciso avaliar o espaço com cuidado, bom gosto e, lógico, funcionalidade.

Se você pretende começar a vida nova pela cozinha, afinal, como diriam as vovós, elas são o coração da casa, saiba que aqui o enxoval é muito importante. Escolher os móveis, os objetos decorativos e os utensílios de cozinha é uma tarefa importantíssima, pois nada pode ficar de fora. 

Para garantir a praticidade que tanto buscamos no dia a dia, certos utensílios de cozinha são fundamentais para o funcionamento básico da casa e para torná-la bem equipada para preparar receitas saborosas, o almoço em família delicioso ou um jantar especial.

Mas, afinal, o que não pode faltar na cozinha? Para te ajudar, nós preparamos uma lista com 7 utensílios de cozinha que não podem faltar na sua casa. Confira a seguir:

1. Aparelho de jantar

Parece óbvio né, mas pratos e copos são itens obrigatórios que podem ser adquiridos individualmente ou em conjunto.
 
Nossa dica é investir em diferentes formatos de acordo com seu gosto pessoal: pratos rasos, fundos, de sobremesa, copos americanos, taças e xícaras.

2. Boas panelas

Seguindo a lógica anterior, as panelas são fundamentais e prioridade. Um bom custo-benefício é investir em um conjunto de panelas: pequena, média e grande, panela de pressão, frigideira e leiteira. Muito importante também é pesquisar o melhor modelo e material, como cerâmica, inox, ferro e antiaderentes.

3. Assadeiras e formas

Inclua esses itens na sua cozinha, pois além de indispensáveis elas são itens básicos no preparo de bolos, tortas, pudins e refeições assadas como legumes e as carnes brancas e vermelhas.

Nosso conselho é investir nos modelos que vão diretamente ao forno, de diferentes tamanhos, redondas, retangulares, com furo no meio, de vidro, alumínio e até mesmo aquelas que possuem fundo removível.

4. Faqueiros

O conjunto completo de talheres é totalmente indispensável no dia a dia. Busque sempre pelos completos que, geralmente, são compostos por garfos, facas, colheres, para sobremesa ou sopa, conchas, escumadeiras e espátulas.

Por vezes também será legal investir em um jogo de facas a mais, pois elas servem não apenas para o momento da refeição, mas para descascar frutas e legumes, cortar pães e até mesmo para preparar o churrasco perfeito.

Lembre-se que aqui os preços vão variar de acordo com o material: prata, alumínio, cabos de madeira, plástico e muitos outros.

5. Tábua de corte:

Ideal para o preparo de carnes e legumes é superimportante escolher o modelo ideal e é inegável que a tábua de madeira é campeã, mas é possível encontrar as de cerâmica, vidro e plástico. Porém, você deve estar atenta se ela é um modelo macio, prático, fácil de limpar e desinfectar, aprovado pela Anvisa, atóxico e que não absorve umidade.

6. Espremedores

Ele é o responsável por garantir aquele suco de limão ou laranja delicioso, de forma rápida e prática e há ainda aqueles que os utilizam para vegetais.

Você vai encontrar diversos modelos, dos mais simples aos mais sofisticados como os elétricos e automáticos. Já os materiais de fabricação mais frequentes vão do plástico, passando pelo vidro e aço inoxidável.

7. Escorredores

Fundamental na hora de lavar o arroz, lavar as folhas frescas das saladas, para fazer legumes cozidos no vapor e escorrer o macarrão, é ele quem irá ajudar a evitar o desperdício e não permitir que os alimentos entupam a pia. Entre os diversos tipos que existem no mercado, nós aconselhamos a investir naquelas que são feitos de alumínio e inox.

Utensílios de cozinha – dicas bônus:

Moedor de pimenta e saleiro

Nós achamos que as refeições com pimentinha moída na hora possuem um sabor ainda melhor. Por isso colocamos o saleiro e o pimenteiro como dicas essenciais extras. Vocês sabiam que há até mesmo alguns modelos que são elétricos? Moderno né?!

Mandoline

Se tem um utensílio de cozinha que possui um quê de profissionalismo, mas que é mais utilizado do que imaginamos é esse. Precisos, eles cortam frutas e vegetais em fatias bem finas.

Chegamos ao fim da lista que consideramos básica entre os utensílios de cozinha. Porém, por último, gostaríamos de aconselhar que fique atento a qualidade e procedência dos produtos. É importante sempre buscar lojas renomadas no segmento. Dessa maneira, a Manufakt, uma de nossas lojas parceiras, é a nossa sugestão.

Confira aqui todos os modelos disponíveis e equipe a sua cozinha com qualidade e beleza!

Tem mais algum utensílio de cozinha que você considera fundamental? Compartilhe aqui com a gente, vamos adorar saber quais são!

Deixe uma resposta