4 ideias para a decoração de varandas pequenas

Descubra formas inteligentes de decoração de varandas e prepare o espaço mais concorrido da casa para o verão.

 Vai chegando a primeira semana de dezembro e o corpo já começa a relaxar, a cabeça já começa a pensar no fim de ano , as roupas mudam, o humor se transforma e a temperatura sobe. É hora de preparar a casa para o verão!

A varanda, um dos lugares mais ventilados da casa, merece uma atenção especial na hora de receber a estação mais alegre do ano, já que tanto os moradores quanto as visitas vão passar bastante tempo ali. Confira essas dicas para acertar na sua decoração de verão e boas férias! 

4 inspirações para decorar sua varanda

Abaixo, você confere algumas dicas para decorar sua varanda e deixar o cantinho mais gostoso da casa para curtir o verão. 

 1. A escolha perfeita de cores

 Uma das mais importantes escolhas a se fazer é a respeito dos tons que você deseja trazer para esse espaço. Tem muito apartamento à venda no Tatuapé, por exemplo, que abusa de cores mais leves em seus projetos e há um grande motivo para isso.

O segredo está na capacidade das cores em reter a luz do sol. Cores mais quentes e vibrantes armazenam essa energia e tornam o ambiente mais quente ao passo que tons pastéis e cores mais neutras como palha, gelo e branco não possuem tais propriedades, deixando o ambiente mais fresco e convidativo durante o verão.

decorar a sua varanda  

  

 2. Fundamentos do minimalismo

Seja para melhorar a qualidade de vida ou simplesmente por uma questão de falta de espaço, a filosofia minimalista é muito bem-vinda na hora de compor espaços mais reduzidos como a varanda.Segundo os minimalistas, é preciso que tenhamos perto da gente apenas o que é de fato importante ou necessário em nossas vidas. No caso de uma varanda, o que mais precisamos além de uma mesinha e duas cadeiras para contemplar a vista ou jogar conversa fora em uma tarde quente de verão?

decorar a sua varanda minimalista

 3. Defina um ponto focal

Já que a varanda não é lugar onde cabem muitas informações, é preciso encontrar algo que se destaque no projeto, que traga a sua personalidade para esse espaço e que seja capaz de chamar a atenção de suas visitas – mas sem causar cansaço visual.

Para alcançar o efeito, você pode texturizar uma das paredes utilizando as técnicas de grafiato, ranhura ou chapiscado (sempre em tons mais leves como coral, azul claro ou lilás).

Além disso, uma outra forma de criar um ponto focal interessante para a sua varanda é adotando uma paleta básica nas paredes e investindo em móveis coloridos, como mesas e cadeiras de metal ou tecidos de sofá em tons mais quentes como o vermelho ou o laranja.

 4. Plantas são sempre uma ótima opção

 Agora, se você tem a disposição, o conhecimento e o tempo necessários, um ótimo caminho para decorar a varanda é cultivando plantas no espaço. É preciso, no entanto, levar em consideração que esse ambiente recebe bastante luz natural e eventuais rajadas de vento.

No caso, as espécies ideais para essa combinação são as mais resistentes ou que precisam de bastante luminosidade como os cactos, as samambaias, as espadas-de-são-jorge e as babosas.

 

Conclusão

Independente da decoração, prepare sua varanda de forma a torná-la um ambiente fresquinho e aconchegante para as temperaturas mais elevadas que irão visitar sua casa nos próximos meses. E aí, gostou das nossas dicas para decorar a sua varanda? Conte para gente nos comentários! Ah, e sucesso em seu projeto e bom verão!

 Este conteúdo foi desenvolvido pela Loft

Com imagens: Pinterest

Deixe uma resposta